Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Acehúche > Conhecendo Acehúche na Espanha

Conhecendo Acehúche na Espanha

Acehúche é conhecida na Espanha por sua tradicional festa de “Las Carantoñas”  (As Caretonas) considerada como festa Turística de Interesse Regional. Incluímos esta cidade em nosso roteiro por um único e exclusivo motivo: a avó paterna do Manuel , dona Ricarda Carbajo Valiente nasceu aqui, e daqui veio para o Brasil. Claro que ele queria saber onde sua avó, que ele tanto amava, havia nascido. E para lá fomos. Acehúche é um município da Espanha na província de Cáceres, comunidade autônoma da Extremadura, com população de 900 habitantes. Bem pequenina mesmo.

acehúche04
Os festejos de Las Carantoñas são de cunho religiosos e homenageia São Sebastião. Na verdade são sempre homens fantasiados, e não se conhece na história de Acehúche casos de mulheres que se fantasiam, geralmente eles saem assim vestidos devido uma promessa feita. De acordo com a tradição, San Sebastián foi um , soldado romano do terceiro século, no início do quarto convertido ao cristianismo e foi condenado a morrer, amarrado a uma árvore, de modo que fosse devorado por animais selvagens, mas, eles não o mataram.

Las Carantoñas são homens recobertos de pele de cabra e ovelha com mascarás do mesmo material que lhes confere um aspecto de feras selvagens. Durante a procissão eles desfilam diante do santo reverenciando-o.

acehúche15
A festa Las Carantoñas é realizada sempre nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro. A festa começa no dia 19 com a coleta de alecrim, que são molhados pelos comissários e espalhados pelas ruas e praça da igreja.

No ritual as Carantoñas não entram na igreja, esperando a saída do santo. Seguem esperando esperando, até que finalmente seguem  San Sebastián em procissão . As mulheres se apresentam na festa  vestidas com o traje regional em seus lindos  mantones.

acehúche05
Cerca de 40 carantoñas participam da Festa da Carantoñas de Acehúche, declarado de Interesse Turístico Regional. É um festival em que o alecrim e os bateristas desempenham um papel importante antecipadamente no dia 19. Já em 20 de janeiro, o próprio baterista sai pelas ruas anunciando as carantoñas e toda a vizinhança em geral.

 

acehúche02
Para os organizadores um dos momentos mais emocionantes da festa é a reverência que carantoñas fazem ao perceber a saída do santo.

 

acehúche22
Aqui Manuel está em frente a Prefeitura Municipal de Acehúche.

A prefeitura e as ruas são muito arrumadinhas. Acehúche tem renome na Espanha devido suas atividades nas festividades de Las Carantoñas, que se celebram em janeiro coincidindo com as festividades de São Sebastião.  A maioria das ruas são de calçamento nivelado.

acehúche18
A Igreja Paroquial de Acehúche é construída em cimento. Possui uma só nave distribuída em quatro sessões, mas a cabeceira é retangular. A nave é recoberta por duas águas sobre arcos de meio ponto. O presbitério tem uma cúpula semiesférica. Trata-se de uma construção do século XVII, que ainda conserva intacta a fachada do ocidente de um antigo templo gótico, do século XV onde está situado o escudo de la Casa de Alba. A torre é maciça e foi construída no século XVII. O presbitério possui uma sensível imagem de Santo Antônio, do século XVII, e no lado da Epístola existe uma capela com imagens populares de uma Virgem Dolorosa e de um Nazareno
acehúche29
A graciosa e singela praça leva o nome de Praça das Heras.

 

acehúche19
A Capela do Cristo de la Cañada é do século XVII e em estilo barroco simples, É construída em cantaria de calcário, com grandes contrafortes do lado de fora. Tem uma nave pequena, com duas seções de arcos com telhado inclinado. O coro é quadrado com cúpula hemisférica. O altar tem um crucifixo do século XVII e a Virgem da Solidão, vestuário e outros adornos do crucificado são em estilo barroco.

 

acehúche31
O piso deste local na praça onde se encontra o coreto, é chamado de tutelado.

Acehúche é muito conhecida pelos pescadores. Na estrada N-630, entre Plasencia e Cáceres, situa-se a zona designada por Carrascosa onde decorrem inúmeras provas de competição de pesca promovidas pelas associações das localidades vizinhas. As capturas traduzem-se fundamentalmente em barbos, carpas e pimpões, de peso significativo. Um barbo, ou uma carpa, de peso inferior a 1 kg são considerados arraia miúda.

Chegamos em um sábado à tarde, não havia ninguém nas ruas e o GPS não tinha mapeado a cidade, não sabíamos mais o que fazer. Então apareceu esta senhora, que é dona de uma tabacaria e conhece todo mundo no local. Explicou-nos que estavam todos no campo, com exceção de duas primas do Manuel, e subiu em nosso carro nos conduzindo até a casa. Gentileza em pessoa, uma graça.

acehúche35
Chegamos de repente, Dona Maria e sua filha Maricarmem nunca haviam ouvido falar de nós, nós nunca as havíamos visto, mas em minutos eram parentes de sempre se encontrando e celebrando. Foi tanto carinho, tanta atenção, tanta alegria que sentimos saudades delas.

Com muita receptividade nos mostraram um álbum com fotos de uma visita que uma prima nossa de Campinas fez a elas há mais de 30 anos. Para Manuel, que amava sua abuela (avó), visitar o lugar onde ela nasceu e encontrar parentes foi algo indescritível .

acehúche24
Aqui o Manuel se encontra defronte à residência de seu primo que estava no Campo com toda sua família, quando estivemos em Acehúche. Como não sabíamos se daria para estarmos nesta cidade, não pudemos avisar antecipadamente que iríamos para lá.

acehúche45

acehúche33

Veja mais fotos de Acehúche:

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo