Você está aqui
Home > BLOG > Alpes Suiços

Alpes Suiços

A Suíça e os Alpes Suíços (região do Tirol)  são destinos muito conhecidos e recomendados, principalmente para quem quer curtir os encantos da neve ou até mesmo se aventurar nos esportes de inverno.  A Suiça faz fronteira com a França, Alemanha, Itália e Áustria. A Suíça tem oficialmente quatro línguas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche falados, respectivamente, em 63.7 %, 20.4%, 6,5% e 0,5% do território. Um dos destaques da região obviamente são as  pistas de esqui. São várias pistas que vão desde o esqui até o trenó de velocidade, passando por tudo o que você imaginar. Quem já é familiarizado com a neve, pode se arriscar no heliski, onde um helicóptero leva o turista até o alto de uma montanha e o solta de lá para que ele esquie nas neves dos Alpes.

alpes17
A melhor forma de conhecer a Suíça é como passageiro, sem automóvel, de trem. Das bucólicas cidadezinhas com vacas e cabras na vizinhança dos trilhos aos picos nevados a mais de 3.000 m de altitude, todos os recantos do país europeu de 7,5 milhões de habitantes se deixam visitar por meio do transporte coletivo e ecológico, movido a eletricidade. São cerca de 5.000 km de linhas de transporte ferroviário, com mais de 1.000 km de trajetos íngremes, na cordilheira dos Alpes e demais formações montanhosas.

 

alpes02
Os famosos Alpes Suíços também são recomendados para quem quer fugir do calor tropical! O topo destas incríveis formações rochosas vive congelado e pintado pela neve, criando um cenário único, bem ao estilo suíço.

 

A Suíça é um pais que pode ser explorado praticamente em qualquer época do ano, tudo depende, claro, dos seus objetivos. O Outono na Suíça é uma estação bem definida e de acordo com alguns é a estação do meio termo, tanto em relação ao clima como em possibilidades turísticas.Quem escolhe viajar para a Suíça no Outono tem ao mesmo tempo a oportunidade de vislumbrar lindas paisagens ou caso dê azar com o tempo, passar por dias totalmente enevoados. Não é a toa que o mês de novembro é conhecido por ser um dos mais odiados durante o ano, pelos próprios suíços devido ao tempo cinza com dias em que a névoa bate forte e apesar de não estar muito frio, acaba se tornando meio depressivo, pois não há sol, nem a neve que é encantadora e muitos gostam.

 

alpes01
Para conhecer estes lugares, é possível embarcar em trens que percorrem todo o país, saindo das principais cidades da Suíça, como Zurique, Montreux e Lucerna. As viagens podem durar até cinco horas e atravessar o país. Uma viagem inesquecível!!

 

O Outono na Suíça se inicia em Setembro e vai até Novembro. A temperatura varia muito. No começo do outono pode variar entre 8 e 15 graus, mas mais pro final  da estação as temperaturas começam a cair drasticamente até chegarem perto do zero. Uma das maiores vantagens de se conhecer o país durante essa época é a baixa nos preços, comparada com o Verão e Inverno. Além disso, o número de turistas é menor, ótimo para quem prefere evitar grande concentração de pessoas. Não que a Suíça sofra deste mal, mas enfim, durante essa época o país fica mais tranquilo. Dentro desse período, o mês de Setembro costuma ser o melhor, em que o tempo está mais estável e mais seco, ficando assim, mais ou menos até o meio de outubro. Depois disso, há grande possibilidade de dias chuvosos se aproximarem.

 

alpes09
Outro ponto alto da temporada é o Jungfraujoch – Top of Europe, um passeio que te leva para a estação de trem mais alta da Europa. De lá você tem uma das mais belas visões de todos os Alpes e da Suíça que você possa imaginar; realmente só vendo para acreditar em tamanha beleza.

A caminhada também é muito aconselhada, apesar do frio, você vai encontrar locais como Grosse Scheidegg, First e Bussalp onde você pode curtir a paisagem e se aventurar nos esportes de inverno. Aqui ainda existe lagos cristalinos que refletem os picos nevados.

 

alpes10
Você vai perceber que a natureza na Suíça te seduz é tudo tão empolgante, branco e charmoso que você não vai resistir. Prepare o bolso os precinhos por lá não são nada baratos, você encontra na Suíça tudo que há de melhor na Europa, desde grandes restaurantes, grandes chefes de cozinha, fabulosa gastronomia, hotéis deslumbrantes, luxo, glamour e muito romantismo. Afinal nada melhor para uma viagem romântica do que um lugar lindo, repleto de neve e uma linda lareira acesa.

 

Raclette

O Outono na Suíça é conhecido também como a “food season” que coincide com a época da colheita e da caça então não é difícil de achar diversos restaurantes que oferecem o menu típico da estação como carnes de animais selvagens, pratos com trufas, abóbora, castanhas e os famosos raclette e fondue também já começam a aparecer. Tudo isso claro, acompanhado de bons vinhos! Ou seja, se você é um amante de gastronomia e gosta de aproveitar a culinária local quando viaja, essa é uma excelente vantagem de escolher o Outono para conhecer a Suiça. É durante o Outono também que os parques de diversão costumam a aparecer pelas cidades. Durante à noite ou finais de semana os parques aparecem temporariamente com brinquedos no estilo “playcenter” destinados mais para as crianças e dezenas de barraquinhas de comidas e bebidas.

alpes06
A Suíça oferece também outras opções de trilhas e caminhadas que não as dos Alpes Suíços. Apesar dos Alpes serem mais famosos, a Suíça tem vários resorts e programas para treinamento de inverno; ou seja, lá você pode aprender tudo sobre os esportes de inverno, assim pode se aventurar sem medo pela neve e pelas pistas de esqui.

 

Em relação a pontos negativos, a possibilidade do clima não estar bom é bem grande. Alguns dias a paisagem fica bem bonita pois há sol e céu azul contrastando com o colorido das folhas das árvores, porém quando não há sol e está tudo nublado as paisagens podem desapontar um pouco. Não que irão deixar de ser bonitas, mas vai rolar aquele lance de expectativa x realidade com as fotos que se costuma ver da Suíça e o que você ver ao vivo.

 

alpes07
E claro que falar em Suíça e não mencionar comida é algo realmente difícil. Os queijos e chocolates predominam, então esqueça a dieta e se delicie-se por lá. Tortas e quiches também são tradicionalmente encontradas na Suíça. Os vinhos suíços não são muito famosos no mundo, pois a produção é reduzida mas não deixe a Suíça sem prova-lo, vale a pena. Neste dia, era meu aniversário…. fui contemplada com um vinho delicioso.

 

Para quem opta por viajar para a Suíça durante o Outono é melhor equipar a mala com pelo menos um casaco mais pesado para os dias de frio, principalmente se for visitar os Alpes, ou até mesmo durante à noite, quando a temperatura cai, um guarda-chuva , calçados confortáveis e filtro solar para os dias de sol.

 

alpes15
Aqui quando passamos pelo Monte Branco (em francês: Mont Blanc, em italiano: Monte Bianco) que é a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia, atingindo uma altitude de 4 808,73 metros, embora possa variar um pouco de ano para ano , em função das condições atmosféricas, é o primeiro dos cumes dos Alpes com mais de 4000 metros. O Monte Branco é a maior montanha do Maciço do Monte Branco e faz parte da divisória de águas entre o mar Adriático e o mar Mediterrâneo.

 

Era meu aniversário….. então, chamego do marido.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo