Você está aqui
Home > BLOG > As Cidades Floridas da França

As Cidades Floridas da França

Quem nunca notou, passando por uma cidade ou vilarejo na França  a placa “Villes et Villages Fleuris”?

O concurso das cidades e aldeias floridas “Villes et Villages Fleuris” foi criado em 1959 na França por uma associação privada para promover o desenvolvimento de espaços verdes nas cidades. Nacional e gratuita, está aberta a todas as comuna francesas e contava 2 375 participantes em 2003 e é presidido pelo Ministro do Turismo. A intenção é valorizar e embelezar os espaços verdes das cidades e dos vilarejos. A competição promove a conscientização ambiental através das flores e estimula o estabelecimento de espaços verdes em regiões urbanas do país.

O torneio é aberto, livre e de graça para todos os municípios franceses, mas entre os critérios de avaliação do campeonato estão a biodiversidade, as práticas de cultivo e a sustentabilidade que cada vila pratica.

A premiação trabalha com um sistema de classificação de quatro níveis, em que o símbolo usado é uma flor. Assim, quanto mais verde, mais “flores” a cidade recebe. As ganhadoras são aquelas que recebem quatro florzinhas, sendo as três primeiras dadas pelo distrito, pela região e pela França e, a quarta e última, por um comitê especializado.

Muitas cidades recebem a condecoração máxima.

No primeiro ano, foram 600 participantes. Atualmente mais de 12.000 comunas apresentam sua candidatura, e pouco mais de 4.000 já receberam essa denominação.

A classificação vai de 1 a 4 flores na placa. De 1 a 3 flores, quem determina é o comitê regional. A quarta flor, a “Fleur d’Or” (Flor de Ouro), é dada pelo comitê nacional.

Esse título contribui para melhorar o padrão de vida dos habitantes, pois valoriza o patrimônio natural e atrai turistas.Grandes cidades ou pequenos vilarejos isolados, do norte ao sul da França, da Bretanha à Alsácia, uma verdadeira rede através do país para férias agradáveis… ou mesmo para um final de semana.É muito mais prazeroso passear pelas ruas, jardins, ver os monumentos, quando tudo está florido… Os habitantes também são incentivados a decorar seus jardins e sacadas com flores…Entre as cidades que receberam as 4 flores estão:  Alès, Angers, Beaune, Bergerac, Blois, Brest, Cannes, Colmar, Dijon, Evian, Honfleur, La Baule, Megève, Menton, Nancy, Nantes, Pau, Reims, Saint Malo, Tours, Valence….

Colmar –  O vilarejo que se localiza na deliciosa Rota do Vinho é um dos mais floridos da região da Alsácia – que faz fronteira com a Alemanha e a Suíça. Os seus canais lembram muito os italianos, de Veneza, e ficam sempre repletos de flores que dão vida aos muros e pontes da margem.

 

Metz– No nordeste da França e na confluência entre os rios Mosela e Seille, Metz é realmente uma estrela nessa lista. Isso porque ela conta com cerca de 25m² de área verde por habitante! .

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo