Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Itália > Assis > Assis – Umbria

Assis – Umbria

Foi graças à São Francisco de Assis que este lugar se tornou tão conhecido em todo o mundo. Foi aqui que ele nasceu, em 1182, como filho de um rico comerciante, e cresceu com todos os luxos e confortos típicos de um jovem de boa família. A mudança de rumo em sua vida aconteceria após uma visão, quando Deus lhe pediu para reconstruir uma antiga igreja abandonada nos arredores da cidade. Assis (em italiano Assisi; anteriormente Asisium, em latim) é uma cidade (e comuna italiana) e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 25 mil habitantes. A Basílica de São Francisco de Assis, construída na terra natal de São Francisco (c.1182-1226), é um dos lugares mais importantes do Cristianismo.

 

assis05
Assis, cidade medieval situada na região da Umbria, fica entre Roma e Florença. De lá do alto é possível ter uma vista maravilhosa dos campos de girassóis da Toscana e uma deliciosa sensação de paz e silêncio. Além disso, a cidadezinha também é encantadora com suas ruas estreitas e casinhas de pedras com florezinhas na janela. A atração maior é a Basílica de São Francisco, classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Na verdade temos a Basílica Superior com afrescos do pintor Giotto e a Basílica inferior com afrescos do pintor Cimabue. São duas igrejas construídas uma sobre a outra e a cripta do Santo, além do Convento. A basílica inferior é muito mais bonita e imponente com várias capelas.

 

Colinas da Umbria

Assisi é a famosa cidade onde nasceu São Francisco de Assis (Francesco Bernardone), e seu dia é comemorado em 04 de outubro quando milhares de fiéis percorrem a cidade. Ondulando sobre as suaves colinas da Umbria como um tapete de pedras, todas as ruas desta cidade parecem conduzir ao seu coração espiritual, a Basílica de São Francisco.

 

assis24
Um dos pontos muito visitados da cidade de Assis são Duomo di San Rufino, uma autêntica jóia do século 12, construída no mesmo local onde ocorreu o martírio deste santo, primeiro bispo da cidade. A Igreja de San Damiano, situada na parte externa das muralhas de Assis, onde está localizado o Crucifixo através do qual Deus dirigiu-se ao jovem Francisco, mudando sua vida daquele dia em diante. Outro local muito bonito é Eremo della Carceri, mosteiro situado entre verdes gramados e pesados carvalhos, e que ficou conhecido como o local onde São Francisco e seus seguidores costumavam se reunir para orar e meditar.

 

Canonização do Santo

O monastério franciscano e a Basílica inferior e superior começaram a ser construídos imediatamente depois da canonização do Santo em 1228, terminando em 1253. A cripta foi acrescentada em 1818, quando a sepultura de São Francisco foi aberta.  A igreja inferior, onde o santo está enterrado, tem afrescos por renomados artistas medievais como Cimabue e Giotto; na igreja superior estão os afrescos de cenas da vida de São Francisco, por Giotto.

 

assis01
A região da Umbria, na Itália é verdadeiramente bela e local da cidade de Assis, conhecida por ser o local de nascimento de São Francisco de Assis, que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208. A cidade tem uma beleza indescritível e uma arquitetura que caracteriza o estilo italiano de viver. E conhecida também por Santa Clara de Assis (Chiara d’Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas.

 

assis22
A cidade é dominada por dois castelos medievais. O maior, chamado Rocca Maggiore, é uma presença maciça que foi construída com a intenção de intimidar o povo da cidade, construído pelo Cardeal Albornoz em 1367. O menor foi construído muito antes, na época romana, no entanto, apenas uma pequena parte está aberto ao público. Em Setembro de 1997, Assis foi atingida por dois violentos terremotos que danificaram parte da igreja, destruindo um afresco de Cimabue, e esteve fechada para restauro durante dois anos.

 

assis02
Uma visita à Assis tem a capacidade de fazer a gente questionar o valor de tantas coisas do nosso dia a dia, e nos faz perguntar até que ponto elas são verdadeiramente importantes. Faz a gente se inspirar naquele jovem que abriu mão de luxos e confortos para pregar amor e caridade. Faz a gente pensar nas razões que tornaram seu nome sinônimo de fé e paz. E faz lembrar as palavras tão belas que ele nos deixou, numa Oração que, em poucas linhas, expressa a essência dos sentimentos que todos deveríamos perseguir.

 

 

assis21
Construída sobre as colinas do Monte Subasio, cerca de 420 metros acima do nível do mar, Assis tem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas, das quais 6 mil residem no centro histórico, formado por construções de pedra. Além destas típicas residências há também, devido principalmente ao grande movimento turístico, diversos estabelecimentos comerciais e restaurantes. Toda a cidade é um labirinto de estreitas e sinuosas ruas, que fazem do lugar um convite irresistível à caminhada e exploração de suas vielas.

O interior da Basílica de São Francisco.

A sepultura de São Francisco fica dentro da Basílica de São Francisco de Assis que é mais importante monumento da cidade. O complexo da basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 130, adornada com afrescos dos séculos 13 e 14, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior da Basílica foi construída entre 1230 e 1253, e está adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco. Faz parte do conjunto também a cripta onde estão guardados seus restos mortais.  A Basílica passou por restauração. Agora está com cores originais, obtidas com técnicas de vanguarda em uma superfície de cerca de mil metros por 15 mil tratadas em pedra, os restauradores trouxeram novamente à luz também à antiga laje de pedra, posta para a defesa do túmulo, no qual, em 1818, o ano da primeira restauração a 588 anos da morte do santo, os freis fizeram um fórum para poder exumar o caixão. Agora, essa laje foi colocada sobre o altar, onde também podem ser admiradas as hastes de ferro originais e a grade com a qual, em 1230, o túmulo foi envolto, inteiramente escavado na rocha.

assis25
Seis séculos depois o túmulo foi reencontrado depois de longos e privados trabalhos de escavação. A cripta foi construída em 1918, em estilo neoclássico. Mas, de 1926 a 1932, foi transformada no atual estilo neorromântico, mais alinhado com aquela `terra fria e nua` sobre a qual São Francisco quis ser deposto, para ir ao encontro da `irmã morte’. Foram instaladas duas câmeras fixas que conectam a cripta 24 horas via web para permitir que quem não pode ir a Assis reze virtualmente sobre o túmulo de São Francisco.

 

assis28
O túmulo de São Francisco de Assis passou por sua primeira restauração em seus quase 800 anos de existência. São Francisco foi enterrado no século 13 e se tornou o santo patrono dos animais e da Itália. Uma inesperada cenografia de pedras rosas, salpicadas de veios brancos e cinzas, provenientes das históricas cavernas do monte Subasio, há muito tempo fechadas para a indústria extrativa. Quase um inesperado triunfo de cores pastel – das paredes às voltas, dos pavimentos até o pequeno altar, também ele de rocha branco-rosácea – que ficaram mais plásticas e mais esplendorosas por uma iluminação difusa, mas rigorosamente indireta, capaz de dar uma nova alma e calor à característica arquitetura neorromântica de toda a cripta, que por muitos anos pareceu escura, apagada em muitos traços.

 

I fioretti di san Francesco

Muito do que se sabe sobre a vida de Francisco de Assis provém da obra I fioretti di san Francesco (As florezinhas de são Francisco), tradução em língua vulgar toscana de um trecho em latim atribuído ao frade Ugolino da Montegiorgio.

assis08
Outra igreja bastante visitada em Assis é a de Santa Clara, que foi amiga e namorada de São Francisco de Assis antes de ambos se entregarem à vida religiosa. A história deles pode ser vista no filme “ irmão Sol, Irmã Lua”. Nesta foto ao fundo.

 

assis27
Passear pelas ruas de Assis é seguir uma sucessão de subidas e descidas, mesmo assim, caminhar entre estes prédios de pedra e construções históricas é tão agradável que nem dá para cansar. A cidade surgiu com a civilização Etrusca, sendo mais tarde colonizada pelos Romanos, que lhe deram o nome de Asisium. Algumas construções deste período ainda sobrevivem e podem ser visitadas, como o Templo de Minerva e as ruínas do Anfiteatro da cidade.

 

As belezas de Assis

Visitar Assis é uma experiência porque você mergulha em sensações muito boas. Independente da religião, é um local que você lembra da fé e pensa na sua vida interior. Assis tem encantadora arquitetura medieval que se vê por toda a parte em casas e edifícios de pedra, passagens cobertas, ruelas que desembocam em pracinhas, arcos, escadarias, muralhas, fontes, restos de uma antiga fortaleza e diversas igrejas.

 

assis26
As manifestações folclóricas são muitas em Assis, das quais destacam-se a culinária e a festa das velas. O Festival Calendimaggio, realizado em maio, é uma reencenação da vida medieval e renascentista na forma de um desafio entre a facção superior e inferior facção da cidade e inclui procissões, apresentações teatrais, de bandeira tecelões e danças.

Veja mais lugares registrados por nós em Assis, no álbum abaixo:

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo