Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Itália > Bellagio > Bellagio inesquecível no Lago de Como

Bellagio inesquecível no Lago de Como

Na região da Lombardia podemos localizar a bonita cidade de Bellagio, sendo conhecida pela sua localização valorizada praticamente na intersecção dos três ramos do Lago Como, que tem uma forma peculiar de Y. O local é conhecido por ser um lugar bonito perto da natureza, onde, além do lago e da bela vegetação que cresce em torno podemos apreciar a presença dos Alpes a distância, compondo a bela vista do lugar.  A região é linda e merece um passeio, todo o lago é circundado por montanhas altas, acima de 2.000m de altura e por serras baixas bastante arborizadas.

bellagio01
Frequentemente considerada “a cidade mais charmosa da Europa”, Bellagio localiza-se exatamente na junção do Y que forma o Lago di Como. A encantadora vila vale uma estada de alguns dias para caminhar tranquilamente por suas ruelas pitorescas, visitar jardins exuberantes e apreciar a vista dos Alpes, ao norte do lago.

Bellagio é a pérola do lago a partir do qual, em tempos de Bonaparte, o conde Francesco Melzi decidiu construir sua casa de verão, exemplo seguido por outros lombardos ricos, como famílias Serbelloni, Trotti e Trivulzio. Em 1959 Nelson Rockefeller viria a sua fundação, localizada na mansão Villa Serbelloni, que pode ser visitado com guias. Construído em 1852, Villa Serbelloni está à esquerda da Piazza Mazzini, o coração da “Borgo”, o histórico e praticamente pelo lago. Mas há mais para ver na caminhada: as igrejas românicas de San Giacomo e San Giorgio, as elegantes lojas da Via Garibaldi, as ruas íngremes, o Spartivento Punta.

 

bellagio90
A cidade é famosa pelas suas vistas maravilhosas dos Alpes, à beira do lago de Como. Por causa disso, a cidade era muito famosa entre os pescadores e recebeu o seu nome também por causa do lago, “Bellagio”, significado belo lago.

Bellagio é uma cidade linda que fica no ponto extremo do triângulo Lariano, na península que divide o sofisticado Lago Di Garda em dois braços. Fica nas proximidades de Milão, na Lombardia. Do passeio público à beira do lago, pode se avistar, ao norte, os Alpes, cobertos de neve no seu topo. Uma vista maravilhosa.

bellagio08
Com o seu inverno ameno e agradável de verão, o seu centro histórico da cidade, sua flora exuberante e diversificada, o Bellagio é o local ideal para quem gosta de calma e passeios. Para aqueles que são mais energéticos, também oferece muitos esportes e atividades de lazer.

A estrada que contorna o lago é sinuosa, cheia de curvas e estreita. Sempre iremos nos lembrar que encontramos muitos ciclistas solitários fazendo aquelas curvas perigosas a beira do lago que leva até a cidade, quase que competindo com os carros que passavam a 50 cm deles. Chegando a Bellagio notamos o quanto a cidade é bela, com aquelas ruelas típicas italianas, uma paisagem incrível com o lago, e os Alpes de fundo nos fez suspirar.  A estrada até Bellagio é muito “italiana”, estreita, com subidas, descidas, prédios antigos. É de tirar o fôlego!

bellagio26
Hoje em dia a cidade é muito chique. Muitas pessoas famosas e ricas tem uma Villa por lá, como por exemplo George Clooney, e celebridades como John F. Kennedy, Charlie Chaplin e Konrad Adenauer adoravam passear por lá. A cidade é tão famosa mundialmente, que ela serviu como inspiração para o Hotel Bellagio em Las Vegas.

No site oficial de Bellagio, encontrei um Walking Tour com duração de 1 hora, e foi esse que fizemos. Clique aqui para ver o tour completo.

bellagio105
Estando na região do Velho burgo (centro histórico medieval), pode-se admirar as antigas e sugestivas residencias em torno. No centro histórico você encontrará escadas e becos característicos da cidade e, seguindo por eles, irá conhecer muitos outros com lojas que vendem produtos locais. Apesar de pequeno, o lugar abriga muitas igrejas renomadas: Igreja de San Giacomo, Santa Maria Annunciata in Breno, San Giovanni Battista, San Giorgio, San Martino, o Santuário della Beata Vergine del Soccorso e a igreja Santa Maria di Loppia.

A área foi habitada nos tempos do Paleolítico, mais de 30.000 anos atrás, no século 5 aC, um pequeno povoado existia antes do que  Bellagio é hoje, e de acordo com o historiador romano Tito Lívio, em 520 aC uma tribo celta invadiu as terras ao redor do Lago Como, liderada por um Belloveso , de quem deriva o nome  Bellagio .

bellagio15
Na época romana o lago, na época chamado Larium, foi colonizado com populações latinas, e mais tarde em 59 aC Júlio César fundou Novum Comun com mais colonos, desta vez também da Sicília, especializada na construção de barcos e exploração das vias navegáveis. Os romanos também introduziram o cultivo de oliveiras, e construíram casas para retiros em suas férias.

 

bellagio31
Suba as escadas: pois é preciso visitar o centrinho medieval, e caminhar pelas ruelas para “adentrar” Bellagio e explorar a sua beleza. A cidade é bem pequena, mas é possível passar horas perdida entre as centenas de lojinhas que ficam nas ruelas cheias de escadas. O centro medieval é um charme só e há algumas atrações bem bacanas pela cidade.

Estando em Bellagio experimente comer  um ”pan dei morti”, que é um pão com chocolate típico italiano. É uma delícia.

bellagio43
Um dos grandes escritores italiano românticos, Alessandro Manzoni, descreveu em seu romance “I Promessi sposi” a vista do Punta Spartivento , o promontório de Bellagio “, onde os ventos são divididos” – com os três braços do lago ao pé do viajante. E muito mais tarde, 1 de dezembro de 1944, o escritor futurista Filippo Tommaso Marinetti amigo de Mussolini optou por morrer no Hotel Splendide.
bellagio37
A linda Bellagio se desenvolve ao redor do cais, de onde saem os barcos e balsas, que levam os turistas às outras vilas que ficam em volta do lago. Nos fins de semana, a cidade fica bem movimentada, com muitos turistas visitando a cidade e pegando barcos para passear.

Entre os visitantes mais famosos em Bellagio encontramos os escritores  italianos  Silvio Pellico e Ippolito Nievo e o músico  Franz Liszt, que passou aqui a sua lua de mel com M.me de Flavigny  Meanwhile. Enquanto isso, os antigos palácios foram transformados em hotéis refinados e residências para um turismo de elite.

bellagio65
A inscrição acima da minha cabeça aqui nesta foto,  comemora estadia de Franz Liszt em Bellagio. Ele  compôs  a música “Le Lac de Come” feita para homenagear o Lago . Em 1837 o músico Franz Liszt passou um bom  tempo em Bellagio.

Como dissemos, o compositor romântico húngaro Franz Liszt,  passou também uma interminável lua-de-mel em Bellagio. Até hoje os habitantes relembram esta romântica história de amor, e dizem que nada pode conceder mais sucesso a um casamento que passar a lua-de mel em Bellagio.

bellagio107
A região de Lombardia, no norte da Itália, guarda belos lugares. E a região do Lago de Como, ao norte da Itália, próxima de Milão (aproximadamente 50km), é um desses lugares. O Lago de Como, possui em suas margens diversas cidades e vilarejos.
bellagio76
Não é por acaso que o Bellagio é chamado de “pérola” do Lago Como. É sem dúvida o mais famoso balneário do lago. Durante séculos, a sua localização cénica tem encantado artistas e escritores, não só da Itália, mas também do exterior. Ele está situado na ponta de uma península que divide o lago em duas pernas de Como e Lecco.A cidade estica ao longo da costa e parte dele vai para cima das encostas do promontório. Devido à sua localização tem uma grande variedade de pontos de vista, na verdade, ele oferece uma boa visão de todo o lago.

IGREJA DE SAN GIACOMO

Construída no século XII em estilo românico fica localizada na parte mais alta da cidade de Bellagio. Construída entre 1125 e 1150 a igreja tem uma torre sineira que  foi usada na defesa da cidade. No interior tem esculturas românicas, e pinturas século XVI e XVII, como “o testemunho de Jesus Cristo no túmulo” por Perugino, ou “Madonna delle Grazie”.

bellagio57
Algumas das atrações da cidade são a basílica românica de San Giacomo, que se encontra no topo da cidade e tem um lindo altar dourado.

Esta igreja histórica é uma pequena Basílica, que está localizado no final de uma das ruas com lojas na encosta no Bellagio. Vale a pena uma visita para ver este encanto, que abriga também bela arte histórica.

bellagio50
Essa igreja é um dos exemplos do estilo romântico da região. Foi construída a partir do final do século 11 ao início do século 12, e em 1904 foi decretada como Monumento Nacional. Na parte de baixo da torre do sino encontra-se uma placa homenageando os mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

 

bellagio94

Passear sem compromisso pelas ladeiras de Bellagio é uma grande atração ou, também, sair caminhando com destino certo à Punta Spartivento, onde o lago se divide em seus três braços. Durante o século XIX, Bellagio se tornou o “hotspot” da aristocracia lombarda, que construiu maravilhosas villas e jardins. Outro programa , portanto, é fazer um lindo passeio até a Villa Serbelloni, com seus magníficos jardins que datam do século XIX.

bellagio85

No filme ” Casino Royale ” – versão de 2006 – após ser torturado pelo vilão Le Chiffre , o agente secreto 007 se recupera em uma “Villa” às margens do Lago di Como. A maravilhosa paisagem apresentada na cena faz parte da localidade de Bellagio. Localizada no Norte da Itália, está a aproximadamente 35 km da fronteira com a Suíça e a 50 km de Milão. A pequena cidade parece realmente uma cena de cinema. O lago, suas águas azuis, as belas montanhas de picos nevados, o ar puro e fresco e a brisa incessante anunciam a proximidade dos Alpes.

bellagio17
Bellagio é uma daquelas cidadezinhas que parecem reunir o que de mais especial a Itália tem… o charme dos pequenos vilarejos com suas ruelas estreitas, as lojinhas de artesanato e os restaurantes com uma culinária de dar água na boca. Tudo isso com uma arquitetura que a faz parecer com uma cidade cenográfica as margens do lago di Como.

Dica: Bellagio é facilmente acessível de Milão e eu contei aqui em detalhes as várias maneiras de chegar a ela. É possível também alugar um carro e percorrer várias cidadezinhas em volta do Lago di Como.  Chegando no porto de Bellagio, a primeira providência é comprar sua passagem de volta de barco se você veio de Como, porque dependendo da época elas esgotam rapidinho.

bellagio106
Bellagio é maravilhosa, repleta de restaurantes e ruazinhas e escadarias íngremes, com prédios de um colorido “desbotado”, que proporcionam belos passeios. Além disso, a cidade é uma atração turística desde mais ou menos o século XIX.

Composta de algumas ruas, várias lojas e uma farta oferta de hotéis e restaurantes, Bellagio guarda um charme de um local ainda não invadido pelo turismo massivo, tão frequente no país de Dante Alighieri. Até porque, suas estreitas ruas – herança de sua antiga urbanização – não suportariam hordas de turistas. A região é habitada desde tempos longínquos. Julio Cesar foi o primeiro a reconhecer a posição estratégica da região, e foi o famoso imperador que fundou a cidade de Novum Comum, atualmente chamada simplesmente Como. Por sua determinação, a região foi colonizada por 5000 colonos, entre os quais 500 gregos da Sicília. Para se ter uma idéia, uma das construções mais antigas de Bellagio é a Basilica de San Giacomo , construída entre o ano 1075 e 1125.

bellagio01d
Lombardia – Belíssima região situada no extremo norte da Itália, com montanhas que chegam a ultrapassar 4.000 m de altura e confinam-se com a Suíça. A Lombardia é uma região que possui os mais variados climas e paisagens, com lindos lagos, cheia de nascentes que irrigam os ricos e férteis campos verdes.

Veja mais fotos de Bellagio:

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo