Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Cartagena > Turismo e viagem para Cartagena

Turismo e viagem para Cartagena

No sudeste da Espanha, no Mar Mediterrâneo, você encontrará um porto cercado por cinco montanhas – bem-vindo ao porto de Cartagena. Cartagena foi a principal cidade dos cartagineses espanhóis, que assim a nomearam em homenagem à sua capital. O porto é rico de História Antiga e marítima. A cidade é murada, o porto era defendido por fortes e há várias ruínas romanas pela cidade. Estar ali é deixar  a aventura começar! Cartagena preserva o mais antigo e principal porto da Espanha, por isso é um dos principais destinos na rota de cruzeiros – inclusive, vários cruzeiros vindos do Brasil. Adorei essa cidade!

cartagena08
Uma maneira confortável e prática de ver a cidade antiga, em primeiro lugar, é comprar um ticket daqueles ônibus de dois pavimentos , super modernos. Totalmente equipados com guias de áudio em várias línguas, o ônibus faz um percurso detalhado ao redor da cidade de Cartagena, a antiga e a moderna. A ida e volta demora cerca de trinta minutos, mas neles você fica sabendo todas as dicas e informações necessárias para fazer um passeio mais detalhado a pé.

Cartagena tem uma história que remonta aos tempos antigos e foi colonizada por fenícios, gregos e ibéricos antes de se tornar a capital do general cartaginês Aníbal. Os romanos fizeram de Cartagena um importante centro comercial e existem muitas ruínas romanas que um ainda ser visto hoje, incluindo as muralhas Púnica e o Augusteum.

cartagena01a
O Teatro Romano de Cartagena foi construído pelo imperador Augusto. O teatro foi dedicado a Lúcio e César Gaio, os jovens príncipes e netos de Otávio Augusto, cujo os nomes aparecem em duas grandes vergas de mármore cinza localizado na entrada leste e oeste do teatro.

Teatro Romano, datado do fim do século I a.C e que só foi descoberto em 1987 no subsolo de um bairro pobre de pescadores. Até a velha catedral da cidade se sobrepunha parcialmente a este antigo teatro, que tinha capacidade para 6000 pessoas. O teatro – em ruínas praticamente intactas – é a jóia da coroa do Museu Romano e é a última “peça” à mostra, tornando a viagem à Roma Antiga ainda mais excepcional. O  Teatro Romano, engloba um museu muito bem organizado. Percorrendo as salas, vamos conhecendo a história do teatro, as escavações que “descobriram” o teatro, partes resgatadas das colunas da época e, o gran finale, é o próprio teatro romano!

Roman Augusteum – Um dos melhores sítios arqueológicos na cidade de Cartagena é o Augusteum (após o imperador Augusto). Composto de restos de dois edifícios públicos da cidade romana de Carthago Nova as datas Augusteum do século 1 dC, era usado para encontros religiosos e teria sido o principal ponto de encontro dos sacerdotes pertencentes ao culto do imperador romano Augusto. A mostra de artefatos encontrados durante o processo de escavação incluem  moedas, tigelas de cerâmica, potes e fragmentos de telhas.

cartagena01
Um dos mais importantes portos naval em Espanha volta ao século 16, Cartagena se tornou a sede do Departamento Marítimo da Marinha Espanhola durante o século 18, após a chegada do Reis Bourbon . Localizado no sudeste de Espanha na província de Murcia, Cartagena ocupa uma posição estratégica importante e goza de um porto de águas naturalmente profundas e isso tem atraído civilizações para a cidade ao longo dos séculos.

Cartagena é uma cidade fundada em III a.C. pelos cartagineses. Cártago é uma região da Tunísia, logo ali do outro lado do Mediterrâneo. Os grandes rivais, na época, eram os romanos, que acabaram dominando a cidade que passou a viver sua época de maior esplendor. Esta cidade também foi dominada pelos árabes e cristãos e hoje faz parte da região da Múrcia da Espanha. Os cartagineses resolveram criar muralhas na cidade, como forma de protegê-la de invasões. Hoje, alguns resquícios dessa época podem ser observados.

cartagena01h
Surpreendente esse anfiteatro Romano que foi descoberto por acaso em 1987. Pensa-se ter sido construído no final do século 1 aC, um período de máximo desenvolvimento na colônia romana. As filas de bancos foram construídas no lado norte do monte Concepción . As Muralhas bizantinas foram descobertas próximas ao teatro romano, distando deste a poucos metros de distância. Em meados do século 6 os bizantinos governaram a cidade e parte dos fundamentos de suas muralhas dava acesso ao recinto do anfiteatro.

O anfiteatro romano de Carthago Nova , hoje Cartagena está situado no Monte da Conceição.  No século XIX, foi construída e cimentada no anfiteatro arena atual. Atualmente, foi criada uma fundação para a recuperação e musealização completa  do local.

cartagena11
Murada desde a época em que seu porto era defendido por fortes, Cartagena preserva as ruínas desse período em que os romanos dominavam a região.

Cartagena é a segunda maior cidade da região de Múrcia, que foi fundada pelos cartagineses em 223 aC.  Aníbal usou a cidade como sua capital ibérica e nomeou -Quart Hadas, da Cidade Nova.  Após a conquista pelos romanos em 209 aC, foi renomeado Carthago-Nova ou Nova Cartago.  Os romanos, bizantinos e árabes todos aproveitaram do porto de Cartagena , perfeito e natural, rodeado de montanhas que eram ricas em minérios metálicos.  Hoje, este porto natural ainda é abriga a maior base naval espanhola no Mediterrâneo.

cartagena01f

Devido à sua localização e seu porto de águas profundas, Cartagena tem sido há séculos um importante centro comercial e foi reconhecida como sendo uma das cidades mais ricas do mundo antigo.  Ela ainda permanece como importante porto comercial de Espanha e da base naval e é famosa por ser o berço do primeiro submarino moderno (1884) – que ainda é orgulhosamente apresentado no cais.  Desenhado por Isaac Peral um cidadão de Cartagena, o submarino foi construído, em Cádiz.  Cartagena foi também uma área de mineração, as montanhas circundantes são ricas em minérios metálicos.

cartagena07
Várias e encantadoras ruas cobrem essa área, como a Calle Mayor (rua principal), e a rua comercial da cidade, cheia de butiques e bares com o típico “tapas”, a Rua Carmen, o Murcia Puertas e muito mais. A igreja Caridade é uma das igrejas mais importantes de Cartagena, uma vez que é o templo da padroeira de Cartagena. O interior é dominado por uma cúpula, semelhante ao panteão romano de Agripa. Há também diversas esculturas de grande qualidade pelo famoso escultor Múrcia Francisco Salzillo e sua escola.

É surpreendente a grande quantidade de edifícios art nouveau  do início do século 20, quando a burguesia se estabeleceu na cidade devido ao crescimento da indústria de mineração local.  Destacam-se a bela da Câmara Municipal, o Grand Hotel, o Casino (todos eles entre os marcos históricos da cidade).  A Estação Ferroviária tem algumas portas de ferro pendentes e colunas na fachada e no interior ainda pode ser visto no escritório da bilheteria, ombreira, o teto e as luzes.  Outros modernistas ou casas ecléticas incluem a casa Clarissas, o Palácio Aguirre (que abriga o Museu Regional de Arte Moderna), a Casa Cervantes (relativamente grande em comparação com outros edifícios modernistas), a Casa Llagostera, o Palácio Pedreño, a Casa Dorda, Câmara Zapata e da Empresa Casa de expansão urbana.

cartagena15
Entre as atrações locais está a Catedral de Santa Maria, construída no século XIII. O prédio sacro está em ruínas desde 1939, quando foi atingido pelos bombardeios das tropas do ditador Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola.

Cartagena mantém um museu que guarda carruagens e carros datados do século XVII até os dias de hoje, e ainda uma das maiores coleções de motocicletas de toda a Espanha. Para mergulhar um pouco da história local, vale conhecer o Porto de Culturas de Cartagena, onde estão os sítios históricos. Entre estes, destaque para a parede Púnica, com restos de uma muralha construída em 227 a.C. Na mesma região fica o Castillo de la Concepción, um castelo, do século XIII, assim como o abrigo e o museu da Guerra Civil Espanhola.

cartagena01g
Uma boa dica para se fazer em Cartagena é andar pelas suas lindas ruas e praças, observando as belas construções arquitetônicas que compõem a cidade. Uma das mais legais é a Calle Mayor, que começa no Palácio Consistorial.

Situada às margens do mar Mediterrâneo, Cartagena tem uma gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Como entrada, peça calamares fritos (lulas fritas), chopitos (pequenos polvos) e angulas (pequenas enguias). No prato principal, escolha entre as opções de peixes salgados, muito comuns na região, como a truta recheada com bacon e presunto. Para a sobremesa, a dica é o pão de figo, uma especialidade local.

cartagena10
As touradas, o flamenco, os museus, os monumentos, a arquitetura, a gastronomia, a literatura, o ensino de qualidade, as baladas e até os esportes fazem parte da tradição hispânica. Haja fôlego para conhecer e aproveitar tudo o que o país ibérico oferece em qualquer época do ano!

Cartagena é uma cidade imperdível – colorida, alegre, quente, histórica, e mágica! O que não faltam por lá são opções de coisas legais pra fazer, desde dar um rolê pela cidade amuralhada, a conhecer o castelo e ir para praias lindas da região, com mar verdinho e areia branca!

cartagena01i

Encontramos em Cartagena o Mar Menor , uma lagoa salgada separada do mar Mediterrâneo por uma barra de areia, 22 km de comprimento e uma largura variável de 100 a 1200m. Tem uma superfície de cerca de 170 km ², uma extensão costeira de 70 km, e quente com água clara, alta salinidade, que não excede 7 m de profundidade.  Ele pertence a quatro municípios, incluindo Cartagena. Em 1994, foi incluído na lista da Convenção Ramsar para a conservação e utilização sustentável das zonas úmidas. É também uma das Áreas Protegidas especialmente do Mediterrâneo pela Nações Unidas . As cinco ilhas de origem vulcânica (Perdiguera, o prefeito ou del Barón, del Ciervo, Redonda e del sujeto), assim como o Carmolí e as montanhas de San Ginés, o Hita e praias Amoladora, a Lo Poyo sapal e as salinas de Marchamalo são protegidos também.

cartagena23

Situado a 50 km de Murcia, a cidade revela belíssimos pontos turísticos como as praias de La Azohia e Isla Plana. Elas estão presentes na zona norte da região e retratam uma agradável paisagem natural. É um dos destinos mais requisitados pelos turistas. Sob outro parâmetro, o destaque fica por conta de uma das igrejas mais importantes do país: a Igreja Caridad que é dedicada ao Santo Padroeiro de Cartagena reserva ainda uma estrutura interna metálica e uma arquitetura neoclássica.

Veja mais fotos de Cartagena:

 

Artigos similares

4 thoughts on “Turismo e viagem para Cartagena

  1. Gostaria de saber sua opinião:
    Irei com uma amiga para Múrcia, será mais interessante ficar em hotel em Cartagena ou Murcia mesmo, por favor me oriente!

  2. Olá. Antes de tudo, obrigada por navegar pelo nosso site. Murcia fica 50 km de Cartagena. Tem o dobro dos habitantes. Dependendo da direção que vcs irão seguir Murcia tem mais opções.

  3. Boa noite,Gisele!
    Somos um grupo de 6 ADT( 4 com + de 60 a) em viagem pelo sul da Espanha.
    Vamos chegar a Cartagena em 10.11. Por favor me sugere a melhor maneira de irmos de Malaga a Cartagena e de lá a Valencia, onde passaremos 3 dias e seguiremos a Barcelona.
    Seria o caso de alugar um carro em Malaga devolvendo na chegada a Barcelona?
    Agradecemos pelas sugestões.

Deixe uma resposta

Topo