Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Itália > Cimadolmo > Cimadolmo, terra de meus antepassados

Cimadolmo, terra de meus antepassados

Essa cidade  da Itália para mim é muito especial. Daqui partiu para o Brasil meu bisavô Vittorio Faganello. Foi através de Cimadolmo que tirei minha cidadania italiana. E claro, estando nesta região, pertinho de Veneza e Treviso não pude deixar de ir conhecê-la. Portanto este post é de cunho estritamente pessoal para mim.

cimadolmo_92
Quando estivemos em Cimadolmo a praça da igreja estava em reforma.

Como você poderá ver no álbum abaixo, fiz questão de ser registrada na foto com meu passaporte nas mãos. Deu um trabalhão tirá-lo ha alguns anos . Mas valeu a pena. Mudei a intenção de morar na Itália. Bem, mas isso já é uma questão muito pessoal .

cimadolmo_111
Nesta casa de Graziano Faganello morou meu bisavô Vittorio Faganello que veio fazer sua vida no Brasil. Fica na fazenda pertinho da cidade. Ao lado é a fábrica de vinho da família. Aqui eles cultivam Kiwi e uvas.

Cimadolmo fica localizada na região do Veneto que é uma região diversa, caracterizada de uma fértil planície, uma tranquila paisagem com muitos lagos, à faixa pré-alpina, com o lago de Garda e um notável pedaço dos Alpes (Dolomiche e Carniche). Os Dolomiti, em particular, constituem o grupo montanhoso mais famoso e deslumbrante de toda a cadeia alpina.

cimadolmo_01
São Silvestre o patrono de Cimadolmo.

Municípios vizinhos de Cimadolmo :  Mareno di Piave, Maserada no Piave, Ormeau, San Polo di Piave, Spresiano, Vazzola

cimadolmo_113
As Faganello: Moira, Giuliana, Gisele, Luana e Fanny

Uma verdadeira emoção estar aqui com minhas primas da Itália. Nesta noite fomos comemorar o aniversário de Luana numa Pizzaria. Depois de algum tempo recebemos Luana em nossa casa no Brasil.  Fanny que é casada com Ennio Dal Borgo Torraso tem um restaurante de Agroturismo LE GRAVE  em Santa  Lucia de Piave – Treviso , onde registrei algumas fotos no álbum de família aqui nesta pagina inserido.

cimadolmo_22O casal Rosa e Graziano Faganello. Ele foi prefeito de Cimadolmo.

cimadolmo_93
Estes bancos situam-se na Piazza Martiri Della Liberta, defronte a Prefeitura Municipal.

Localizada no coração de Treviso, Cimadolmo fica   à esquerda do curso do rio Piave. A economia de  Cimadolmo deve-se principalmente à agricultura e agropecuária.  As origens da vila são muito antigas e alguns estudiosos remontam ao período da dominação romana.

cimadolmo_17
Cimadolmo é uma cidade italiana com cerca de 3mil e 500 habitantes na província de Treviso , no Veneto . O primeiro assentamento na área se desenvolveu no tempo dos romanos , quando Stabiuzzo foi fundado em um posto militar ao longo da estrada Postojna e no Piave .

 

cimadolmo_23
Estivemos visitando o querido casal num período de Pascoa. Comemos ovos de chocolate junto com eles.

 

cimadolmo25
Durante séculos esta foi, a maior cidade na região. local de um mercado e uma igreja mencionada em 1152 sob a gestão do bispo de Treviso . A inundação constante do rio, no entanto, levou à decadência, a igreja foi destruída e o primeiro mercado mudou-se para Ponte di Piave , em seguida, Oderzo .

Cimadolmo teve um desenvolvimento tranquilo, sempre condicionado pelo rio tumultuoso, entre o quatro e o século XVI a Igreja de San Silvestro foi destruída várias vezes. Somente entre 1884 e 1886 foi construída uma eclusa, que permitiu, no decorrer do século XX , um desenvolvimento econômico estável e demográficas.

Fotos com nossos familiares de Cimadolmo: 

Conheça a cidade de Cimadolmo: 

Artigos similares

3 thoughts on “Cimadolmo, terra de meus antepassados

  1. Boa noite Giseli, que bom que encontrei sua pagina, fiquei muito mas muito feliz pela coincidencia, pois meu bisavo tambem é de Cimadolmo, estou reunindo toda a documentação, so falta a certidao de nascimento do meu bisavo, já pedi para eles por email, estou aguardando espero que me enviem e pretendo ir para Italia no final do ano ou final de fevereiro19, gostaria muito se pudesse me orientar como devo proceder la em Cimadolmo e se lá é rapido..meu email rcfranceschini@adv.oabsp.org.br watz 11 997981893..Obrigado pela atenção até o momento.que Deus a abencoe.
    Rubens

Deixe uma resposta

Topo