Você está aqui
Home > Sem categoria > Colmar – França

Colmar – França

Colmar é uma cidadezinha francesa linda e encantadora na região da Alsácia e é um dos vilarejos mais importantes na famosa Rota do Vinho. A Alsácia fica na fronteira entre a França, Alemanha e a Suíça e ao longo dos anos a região teve seu controle alternado entre a Alemanha e a França, por isso apresenta um mix das duas culturas como a influência alemã na arquitetura, por exemplo. Colmar ficou conhecida por ter sido o lugar onde nasceu Frédéric Auguste Bartholdi, idealizador da Estátua da Liberdade, o monumento que a França deu de presente aos Estados Unidos em 1886. A casa em que morou nos primeiros anos de vida abriga um museu que repassa seus principais trabalhos. O destaque, como não poderia deixar de ser, são os croquis e maquetes da estátua americana. Ainda é possível ver os móveis que pertenceram à família e os objetos pessoais do artista.  Na entrada da cidade podemos ver uma réplica da estátua em homenagem a seu morador mais célebre.

colmar31
A Alsácia é uma das famosas regiões de vinhedos da França e como apelo turístico, tem a famosa Route Des Vins d’Alsace (Rota dos Vinhos da Alsácia), onde Colmar é a porta de entrada ou de saída (pra quem vem de Estrasburgo) desta rota.

Situada ao longo do Rio Reno, a Alsácia é um território singular dentro da França. Suas fronteiras foram motivo de disputa com os alemães e esses sobressaltos da História fizeram com que a região conservasse uma memória regional muito forte. O passado dividido entre duas nações é sentido ainda hoje ao visitar cidades como Estrasburgo, Colmar, Mulhouse e os diversos vilarejos que permeiam a Rota do Vinho. É uma França com sotaque alemão!

Petite Venise

Uma área charmosíssima ao redor de um canal, que faz ” lembrar” os canais da cidade italiana de Veneza (na verdade, não é bem assim rsrsrs). Daí o nome. Dali, próximo à Rue de Turenne Bridge, saem barcos que percorrem alguns canais de Colmar .  A cidade é banhada pelo rio Lauch e seus canais são conhecidos como Petit Venise (Pequena Veneza). Petite Venise faz uma alusão à Veneza com seus canais e ofertas de passeios de barco. Eu seu entorno, é possível encontrar restaurantes e lojinhas diversas.

colmar01
Casinhas em estilo enxaimel, canais e muitas flores. A definição podia cair muito bem para algumas cidadezinhas alemãs, mas é na França que se encontra a bela cidade de Colmar. Localizada na charmosa região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha e a Suíça, ela é cheia de construções delicadas e atrações que transbordam romantismo.

 

colmar13
Muitas ruas têm calçamento de pedra e são rodeadas por casas no estilo Colombage (semelhante ao enxaimel), com jardineiras repletas de flores. Entre as atrações está o centro antigo e a Petite Venise (Pequena Veneza), com suas pontes sobre o Rio La Launch. Suas margens são cercadas por restaurantes que rendem românticos jantares à beira do canal.

 

colmar05
Colmar é a terceira maior cidade da região da Alsácia, depois de Mulhouse e Strasburgo e é uma das mais lindas, principalmente por causa da sua famosa `La petite Venise‘,(pequena Veneza) alguns canais rodeados de casas charmosas.

Independente do período, é sempre época de comer bem. O gostinho da região pode ser saboreado em uma das incontáveis weinstubes – restaurantes onde o vinho é servido em jarras e as receitas típicas são o carro chefe. Espere encontrar tortas de cebola e de maçã, chucrute, kassler (lombo suíno) e salada alsaciana (com salsicha branca e queijo gruyère).

colmar23
Muitos anos sob o domínio alemão, Colmar recebe muitos visitantes do país vizinho, que aproveitam o domingo ensolarado para tomar bons copos de cerveja na pequena “vila”.

 

colmar20
A Alsácia foi, por inúmeras vezes, objeto de disputa em conflitos entre França e Alemanha, chegando a pertencer à Alemanha por várias décadas e, embora já pertença à França desde o final da Primeira Guerra, carrega fortemente as influências alemãs de seu passado, principalmente na gastronomia e na arquitetura.

Incentivo

Na França existe há 50 anos um conselho nacional de cidades e vilarejos floridos (Les villes et villages fleuris) que visa incentivar as cidades a criarem espaços verdes, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e embelezar as ruas com flores. O objetivo é aumentar a coesão social e o senso de comunidade: o cidadão que vive em uma cidade bonita, bem cuidada, sente como obrigação cuidar do bem público e cuida de sua casa para que ela também fique bela, bem pintada, coloca flores nas janelas. O ganho é um aumento no índice de felicidade e um orgulho de viver em comunidade. A atitude das pessoas em sua relação com a comunidade é muito diferente.Eles fazem isso para eles mesmos, é para a vida deles, não é para turistas verem. É impressionante como praticamente todas as casas tem flores em quase todas as épocas do ano pois são replantadas a cada estação. O efeito colateral é o turismo e por isso é tão gostoso viajar pelo interior da França.

colmar40
Todas as atrações turísticas de Colmar se localizam no centrinho antigo que não é tão pequeno assim mas que pode ser explorado facilmente a pé. Ao flanar pelas ruas do centro antigo de Colmar repare na arquitetura, as cores e os detalhes das casas que encantam. Por alguns momentos pensamos estar dentro de um cenário de filme de conto de fadas.

 

colmar29
Igreja Gótica de San Martin, a principal igreja da cidade é considerada monumento histórico francês.Foi construída entre os anos de 1234 e 1365. A torre da catedral de Colmar domina toda a cidade, visível de qualquer rua da urbe. Construída entre os séculos 13 e 14, a Igreja perdeu a sua torre num incêndio no século 16, tendo aquela sido reconstruída em estilo renascentista. O seu interior encerra vitrais medievais cuja beleza merece destaque.

 

colmar39
A cidade foi gratificada com o título de um dos mais belos vilarejos da França (plus beaux villages de France). Um dos pontos importantes desse vilarejo é o dolder, uma torre erigida em 1291 que vigia as muralhas da extremidade superior da cidade e cujo nome significa topo.

Colmar foi a última cidade francesa a ser liberada da ocupação alemã, em 1945, após uma longa resistência das forças alemãs.

colmar09
A cidade de Colmar é muito famosa também pelo mercado de Natal em dezembro onde a cidade toda fica enfeitada e consegue ficar ainda mais encantadora.

 

colmar30
Ao caminharmos pelas ruelas de pedra adornadas por casinhas coloridas de enxaimel, notamos a típica arquitetura alemã remanescente. A cidade parece de brinquedo e é impossível não se apaixonar com tanta beleza.

Fundada no século 9, Colmar já esteve sob o domínio de suecos e alemães, o que se reflete em sua arquitetura. Sua atmosfera de “cidadela do interior” atrai turistas de diversas partes do mundo, sobretudo casais. Em seu Centro Histórico, ou simplesmente Old Town, é possível encontrar edificações restauradas que dizem muito de seus mais de mil anos.

colmar07
La Maison Des Têtes é um edifício clássico do século XVII que possui um restaurante que serve cozinha tradicional e especialidades regionais. O edifício deve seu nome a 106 pequenas cabeças humanas , que enfeitam a janela. A maison das cabeças. Esta casa, construída em 1609 , em nome do comerciante Anton Burger é um dos locais mais conhecidos de Colmar .
colmar18
Na entrada da Petite Venise se encontra o Marché Couvert – Mercado Coberto – antiga construção de tijolos. O mercado está aberto todas as quintas e vale uma visita.

 

colmar12
Petite Venise (pequena Veneza), é a parte mais famosa e encantadora da cidade. Os canais, as casinhas e as flores deixam tudo com cara de cartão postal.

Em Colmar fica o  Museu Bartholdi, casa onde morou Auguste Bartholdi, o escultor que criou a Estátua da Liberdade de NY.

colmar45
Champ de Mars é um parque público e tem grandes áreas verdes com uma fonte central encimado pela estátua do almirante Bruat construído em 1864 por Bartholdi .

 

Veja mais fotos de Colmar:

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo