Você está aqui
Home > EMIRADOS ÁRABES > Dubai > Dubai Aquarium & Underwater Zoo

Dubai Aquarium & Underwater Zoo

O Aquário de Dubai (Dubai Aquarium & Underwater Zoo) é um dos maiores aquários suspensos do mundo e está localizado no nível térreo do Dubai Mall. O visitante se maravilha ao encontrar milhares de animais aquáticos, mais de 140 espécies, além da maior coleção do mundo de tubarões-tigre-da-areia. Em sua estrutura o   aquário mede 51 metros de comprimento, 20 metros de largura e 11 metros de altura. O túnel de 18 metros permite que o visitante tenha uma visão de 270 graus. O aquário em si pode ser visto gratuitamente. A parede exterior do vidro acrílico, que discutimos acima, está disponível para todos os visitantes.

Dubai não é um lugar para estruturas de pequena escala, e o Aquário de Dubai não é nenhuma exceção. Com um dos maiores painéis de acrílico em plataformas de observação do mundo, bem como a maior coleção do mundo de tubarões de areia, o seu maior tanque permite ver claramente mais de 33 mil animais marinhos. O tanque principal mede 51 metros de comprimento e 20 metros de profundidade, trazendo as maravilhas do mar para terra. Com um total de 10 milhões de litros d’água, ele é o maior aquário suspenso no mundo.

Os visitantes podem ficar cercados pela vida marinha em um enorme túnel subaquático, uma vista de 270 graus que conduz ao jardim zoológico subaquático. O zoológico subaquático apresenta vários habitats marinhos, com espécies impressionantes, como piranhas, crocodilos, lontras e peixes arqueiros. O aquário também oferece uma série de experiências imersivas de snorkel e mergulho em gaiolas, até passeios de barco com fundo de vidro e encontros com tubarões.

O tanque principal mede 11 metros de altura e os visitantes ficam encantados com exemplares da flora marinha, peixes de todos os tamanhos e cores, além de estrelas do mar, águas-vivas e lagostas. Em um túnel, cercado por um aquário transparente, tem-se a impressão de que os peixes estão nadando acima da sua cabeça. Pode-se ainda fazer um passeio de barco ou mergulhar dentro de uma gaiola. A grande atração, contudo, é o mergulho com tubarões. Também desperta a curiosidade a área dedicada aos pinguins.

O aquário é tão alto que está localizado em dois andares do Dubai Mall. No terceiro andar está o Underwater Zoo (zoológico subaquático). No aquário e no zoológico existem 140 espécies de animais, cerca de 33 mil indivíduos.

No andar subterrâneo, o visitante entra por um túnel transparente, que permite visão panorâmica de 270 graus. Por ele passam focas, arraias, peixinhos e tubarões. A impressão é de que os peixes estão nadando acima da sua cabeça! Esse magnífico aquário foi desenvolvido e é operado pelo Oceanis Australia Group. O Dubai Mall Aquarium conta, ainda, com um ambiente de gelo e temperatura abaixo de zero, criado para abrigar os charmosos pinguins gentoo, a ave mais rápida debaixo d’água.

Um pacote de atividades VIP no Dubai Aquarium e no Underwater Zoo permite que o visitante  ignore filas e aproveite o acesso a nove das atrações e atividades do mega aquário. É possível ver os tubarões de uma gaiola de tubarão digital na Shark Week, desfrutando um tour por trás dos bastidores, simulador submersível, passeio de barco com fundo de vidro e a realidade virtual VRZOO; que  explora o próprio Aquarium Tunnel e o Underwater Zoo.

O registro de maior do mundo pertence ao vidro principal, através do qual os visitantes do Dubai Mall fazem compras no aquário. É a maior placa de vidro acrílico monolítico do mundo. Tem 33 metros de comprimento, 8,5 metros de altura e 7,5 centímetros de espessura.

O aquário em si  pode ser visualizado gratuitamente no próprio shopping center. Todos os serviços adicionais são baseados na visualização do mesmo aquário, mas apenas de um ângulo diferente. No túnel subaquático, você vai olhar para o aquário de baixo para cima. Em um barco com um fundo transparente, ao contrário – de cima para baixo. Você não verá nada de novo. Duas vezes por dia há uma alimentação de peixe. A primeira vez, às 10h00, alimenta-se as arraias e, às 14h00, alimentam-se os tubarões. Recomendamos que você se aproxime do aquário por esta altura.

O ingresso dá direito a visitarmos o  Zoológico Subaquático, embora nem todos os animais estejam submersos aqui, e alguns em geral não têm nada a ver com a água. O zoológico é dividido em três zonas temáticas: oceano aberto, floresta tropical e costa rochosa. Essa divisão é muito condicional e é até difícil de perceber. No total, são 40 aquários e aviários. O habitante mais colorido do zoológico é um crocodilo gigante. É chamado de “King Croc”. Nos Emirados Árabes não há crocodilos e foi trazido da Austrália. Os crocodilos australianos de pescoço estreito no ambiente natural raramente atingem mais de 3 metros de comprimento. Este indivíduo tem 5 metros de comprimento.

Uma mini-exposição separada mostra os animais noturnos dos Emirados Árabes Unidos – morcegos frugívoros, corujas-símia, ouriços etíopes, cobras falsas e camaleões iemenitas. Muitas dessas espécies não ocorrem mais em outros zoológicos do mundo.

O fato do aquário estar dentro de um local de muita circulação e ser bem grandinho, todos que estão de passagem podem contemplar e se espantar com o seu tamanho. Então, se você não é fã desse tipo de passeio, pode ao menos passar por lá para dar uma olhadinha. Mas saiba que o passeio completo vale a pena.

Interessante é a área onde são tratados os tubarões. É possível passar por todas as fases, desde o momento em que eles ainda estão no ovo, seguindo para o aquário onde tem centenas de pequenos tubarões que qualquer um diria que são inocentes peixinhos até o momento que podemos descer para o grande aquário para ouvir as explicações de como são feitas as alimentações e os cuidados diários.

Muita gente fica encantada de frente para a maior parede de um aquário do mundo, segundo o livro dos recordes. Uma corda isola a parede, que mais parece uma imensa tela de televisão, da multidão que fica admirando os peixes, tirando fotos. A aglomeração fica maior quando os mergulhadores entram em ação para alimentar os tubarões. Para entrar no aquário, há diversos tipos de ingressos, incluindo um que permite mergulhar e ajudar na alimentação dos peixes.

A experiência de visitar um aquário como estes é magnífica e impressionante, é a oportunidade para aproximação das pessoas e animais marinhos, com imersão absurda, já que a distância é de poucos centímetros de espécies como golfinhos e tubarões e diferentes tipos de peixe.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo