Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Alemanha > Frankfurt > Frankfurt

Frankfurt

Frankfurt é uma cidade sempre em movimento. Grandiosidade é a palavra-chave para tratar da cidade, a maior do Estado de Hesse e a quinta maior de toda a Alemanha. Com aproximadamente 700 mil habitantes, o destino é um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, com diversos museus espalhados por suas ruas agitadas. Sua paisagem urbana é praticamente dominada por arranha céus e outros prédios grandiosos, dos quais a população se orgulha. Aqui são realizadas grandes feiras .  Com  mais de 100 arranha-céus, Frankfurt recebeu o apelido de “Mainhattan”. Um dos arranha-céus mais impressionantes é o do banco central europeu, com seus 185 metros de altura. Em volta deste prédio surge, como em um passe de mágica, uma magnífica área verde, bem no coração da cidade. É de encher os olhos! Frankfurt é normalmente o ponto de embarque e desembarque de turistas brasileiros quando chegam para visitar a Alemanha.

frankfurt03
Frankfurt ainda se destaca como um grande centro financeiro do continente, com diversas empresas de impacto mundial que movimentam sua economia. Não à toa, ela é listada como um dos destinos de maior qualidade de vida no mundo, apesar de seu alto custo de vida.

Curiosidades

Personalidades como o escritor Goethe e a menina Anne Frank nasceram aqui. A Goethe House, inclusive, inclui muitas informações e objetos pessoais do autor, com localização em um prédio histórico e bem conservado.

Römer

A câmara municipal de Frankfurt é um símbolo da cidade, com a fachada com detalhes pontiagudos e uma rica história de mais de seis séculos.

O Römer marca o centro da parte antiga de Frankfurt. Há seis séculos o Römer é a câmara municipal da cidade, onde acontecem as reuniões políticas desde 1405. Durante os séculos, ele cresceu e se transformou em um complexo, tomando um bloco inteiro da construção.

A fachada pontiaguda do Römer é um dos símbolos de Frankfurt. O prédio no meio chama-se “Zum Römer”, que é de onde vem o nome da câmara municipal. Ele faz uma referência à colonização romana que ficou neste local antes da fundação de Frankfurt.

frankfurt08
Frankfurt já foi uma daquelas cidadezinhas medievais tão comuns aqui na Alemanha, mas com a Segunda Guerra Mundial ela foi totalmente destruída e seu “ar” medieval esquecido…o que sobra da parte medieval os visitantes podem apreciar na Römerberg, uma praça bem no centro da antiga parte velha da cidade. Tanto a prefeitura como os prédios da Römerberg foram reconstruídos no mesmo estilo glorioso de sua época. o prédio desta foto é da antiga Prefeitura.

 

frankfurt21
Römer, a praça central da cidade – Aqui estou na Frankfurt am Main , o mais importante centro financeiro da Europa Continental sendo o segundo mais importante da mesma, sendo uma das regiões economicamente mais ativas da União Europeia. Em Frankfurt am Main estão representados mais de 300 bancos nacionais e internacionais. Entre outros, o Banco Central Europeu e o Deutsche Bank têm a sua sede em Frankfurt. A Bolsa de valores de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha e quarta maior do mundo.

 

frankfurt24
A dica em Frankfurt é percorrer a pé o centro da cidade. O turista pode seguir para a praça Römer, onde a arquitetura das casas de madeirame aparente contrasta com as construções contemporâneas vistas quando se está num dos altos edifícios.

 

 

frankfurt10
Frankfurt é uma das apenas três cidades da União Européia que têm um número significativo de Skyscrapers. Com 10 Skyscrapers (edifícios mais altos de 150 m (492 pés)) no início de 2009, Frankfurt é a segunda cidade atrás de Paris com 14 arranha-céus, e fica a par com Londres, que também tem 10 arranha-céus. A cidade de Frankfurt contém os dois mais altos Skyscrapers na União Europeia, o Commerzbank Tower e Messeturm, posto que terceiro e quarto no continente após o Naberezhnaya Torre e da Triumph-Palace, em Moscou.

Römerberg

Caminhe pela praça em frente ao Römer, chamada de Römerberg, para ver como era a Frankfurt histórica. A praça em si foi um local de comércio no século 12. Isso se desenvolveu e se transformou na Frankfurter Messe, que é um pavilhão de eventos enorme localizado em uma outra área da cidade.

Bem em frente da praça do Römer está o Ostzeile, ou linha do leste, que é uma fila de seis casas construídas em estilo germânico clássico. Elas foram originalmente construídas nos séculos 15 e 16, mas foram reconstruídas na década de 1980 após a destruição por bombas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

frankfurt06
No centro do Römerberg encontra-se a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen). Quando um imperador era coroado, os habitantes de Frankfurt passavam bons momentos aqui. Não só corria água nela, mas também vinho e o cheiro de “Boi no espeto” ficava no ar.

DOM

O ponto de partida do passeio pela cidade histórica em Frankfurt é a Catedral (Dom) localizada bem no centro da cidade: Com seus 95 m de altura a torre pode ser vista de longe. Suas origens remontam ao ano 852. Dez imperadores foram coroados nela entre 1562 e 1792. A Catedral de São Bartolomeu, no coração de Altstadt, é grandiosa e bem conservada – ideal para turistas que procuram passeios com vertente religiosa e repleta de espiritualidade.

frankfurt23
O que importa que o termo “Catedral” é na verdade um ligeiro exagero, porque ele nunca foi a casa de um bispo . Os visitantes podem subir sua torre entre Abril e Outubro. A Catedral museu abriga tesouros, como um gótico paramento litúrgico de 1350 e um ouro niquelado brilhante ostensório de 1720.

 

ALTE OPER

Pra quem gosta de roteiros clássicos, a Old Opera House, intitulada Alte Oper, tem uma arquitetura linda que se destaca à noite. Sua inauguração é datada de 1880, mas o impacto das bombas durante o holocausto impulsionaram uma longa reforma, com a reinauguração feita na década de 80. Hoje, ela abriga shows, concertos e apresentações de dança. Outras boas opções incluem o charmoso parque de Palmengarten, na região central, ideal para ir com crianças e repleto de jardins bem cuidados. O lago abriga pedalinhos e trilhas em seu entorno, ideal para caminhadas. A região de Frankfurt Romer abriga casinhas históricas lindas, com bons restaurantes, bares e lojas ao redor.

 

frankfurt17
O rio Meno (em alemão: Main) é um rio alemão, cujas nascentes – o Meno Branco e o Meno Vermelho – localizam-se no norte da Baviera na região Francônia. O rio Meno é navegável por 388 km entre Bamberg e sua foz perto de Wiesbaden, quando deságua no rio Reno. A maior cidade ao longo do rio Meno é Frankfurt am Main.

FEIRAS &  NEGÓCIOS

Grandes feiras são realizadas em Frankfurt a cada ano, nomeadamente o Internationale Automobil-Ausstellung, a maior do mundo em motor show, e a  Frankfurter Buchmesse, a maior feira do mundo  de livro   , e Musikmesse maior feira musical do mundo.

 

frankfurt20
Ao caminhar pelo Centro Histórico de Frankfurt, o turista se depara com construções datadas dos séculos XV a XVIII. Algumas delas, no entanto, revelam restauros mais recentes, decorrentes dos bombardeios que assolaram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Centro Financeiro da Alemanha

Os três pilares da economia de Frankfurt são as finanças, transportes, comércio e feiras. Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha ao longo de séculos, e é a sede de uma série de grandes bancos e corretoras. A Bolsa de Valores de Frankfurt é de longe o maior da Alemanha, e é uma das mais importantes do mundo.  Frankfurt é também a sede do Banco Central Europeu, que estabelece a política monetária para a Zona Euro economia, e do Banco Federal Alemão. Mais de 300 bancos nacionais e internacionais estão representados, incluindo a sede dos principais bancos alemães.

frankfurt09
O engraçado em Frankfurt é que, apesar de ter o apelido de “Mainhattan” (Main, ou Meno, o nome do rio que corta a cidade), os prédios altos segundo os padrões europeus não bloqueiam a linha do horizonte. É um alívio para os olhos.

 

Veja mais fotos de nosso passeio em Frankfurt

Deixe uma resposta

Topo