Você está aqui
Home > SERVIÇOS > Isenção de visto para o Canadá a partir de 2016

Isenção de visto para o Canadá a partir de 2016

Entenda a nova regra para a isenção de visto para o Canadá a partir de 2016 que vale para poucos brasileiros. Muitos blogs e sites de viagem tem noticiado uma mudança na regra não ser mais preciso visto para entrar no Canadá de forma sensacionalista, dando a entender, nos títulos dos artigos, que o visto não será mais necessário para todos a partir de 2016. Aqueles menos atentos, que não leem a matéria completa, podem ser induzidos ao erro.

Visto para o Canadá.
Visto para o Canadá.

A especulação sobre a isenção de vistos para brasileiros que visitam o Canadá como turista tem rolado há algum tempo. E agora os rumores se confirmaram, mas parcialmente. Em 2016, alguns brasileiros não precisarão mais de vistos de turismo para visitar o país. A medida, para facilitar a entrada de visitantes de baixo risco do Brasil, México, Bulgária e Romênia ao Canadá, faz parte do Economic Action Plan 2015. Apesar do alarde a isenção de vistos é seletiva e não atinge a todos. Na verdade atinge apenas um pequeno grupo.

A quem se aplica a isenção de visto? A isenção de vistos passa a valer a partir de Março de 2016 para visitantes brasileiros (e de outras nacionalidades como Bulgária, México e Romênia) que cheguem ao Canadá por via aérea e tenham tido um visto canadense nos últimos dez anos ou possuam um visto americano válido. Caso um viajante que está isento de visto chegue por terra ou mar não precisará do eTA (e nem do visto, obviamente).

Os visitantes que se encaixem nessa categoria apenas precisarão do eTA (electronic Travel Authorization), uma autorização bem mais simples, barata e rápida, obtida de forma eletrônica, pela internet. Esse eTA ficará vinculado ao passaporte e será válida por 5 anos ou até a data de vencimento do passaporte. Com essa facilidade, para esse público específico, o Canadá espera aumentar o fluxo de turistas e viajantes a negócio, enquanto concentrará os recursos em monitorar e impedir a entrada de viajantes que realmente ofereçam algum risco ao país.

Essa mudança foi oficializada e está disponível no site do CIC (site oficial sobre imigração do governo do Canadá ) e também aqui. Com essa nova medida quem já teve um visto para o Canadá (nos últimos 10 anos), ou tem visto americano válido, está isento. O que na prática eles fizeram foi isentar de visto aqueles que com certeza conseguiriam um visto.

Como tirar o visto para o Canadá pela internet

Assim como os Estados Unidos o Canadá exige o visto de entrada para o turista brasileiro. Até pouco tempo atrás era necessário reunir vários documentos, preenchê-los e comparecer a um consulado canadense. Em dezembro de 2012 o governo canadense lançou o sistema de visto todo on-line, eliminando a necessidade, na maioria dos casos, de comparecer num consulado ou embaixada daquele país. Vale salientar que apesar do anúncio de isenção de vistos para alguns a partir de 2016 o visto continua sendo requerido para a maioria dos brasileiros. Até mesmo para entregar o passaporte não é necessário comparecer, pois o mesmo pode ser enviado por correios e é devolvido da mesma forma. Esse novo sistema é especialmente útil para aqueles que moram em cidades nas quais não há consulados canadenses, o que é o caso da maioria dos brasileiros. Houve também mudança nas taxas e no tempo de visto. Vale ressaltar que o sistema on-line permite solicitar diversos tipos de vistos, incluindo para trabalho, estudo, turismo ou imigração, mas iremos focar somente os aspectos do visto de turismo, apesar da maioria dos passos ser semelhante para os outros tipos de visto. http://www.cic.gc.ca/english/visit/index.asp

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo