Você está aqui
Home > EUROPA > Leste Europeu > Karlovy Vary > Karlovy Vary é o segundo destino mais visitado da República TCheca

Karlovy Vary é o segundo destino mais visitado da República TCheca

Essa cidade da República Tcheca é conhecida por suas águas termais. fica situada  na parte ocidental da República Checa, na confluência dos rios Ohře e Teplá. Karlovy Vary é assim chamada depois que o imperador Carlos IV fundou a cidade na década de 1370. A cidade é historicamente famosa pelas suas termas. A singularidade de Karlovy Vary encontra-se principalmente no tratamento de talassoterapia.

karlovy_vary05
Karlovy Vary, que em tcheco significa “Fervedor de Carlos”, foi fundada em 1350, a mando do Rei Carlos IV e está inserida numa romântica paisagem montanhosa, onde numerosos caminhos florestais percorrem as encostas arborizadas.

 

Rei Carlos IV

Karlovy Vary, na República Tcheca, é uma cidade real em muitos sentidos: foi fundada por volta de 1350, porque o Rei Carlos IV, que também era Sacro Imperador Romano, estava numa caçada nas florestas da região, passou mal e tomou das águas do rio que passava por ali. Pronto! Estavam descobertas as águas termais minerais, de propriedade terapêutica, mais famosas do país. O nome da cidade, inclusive, é uma homenagem ao nome desse rei.
Com o passar dos anos, foi ganhando fama como uma cidade de spas de luxo. No século 18, chegou a ser frequentada por um pessoal bem famoso, em busca de tratamento e relaxamento nas águas. Gente tipo Beethoven, Wagner, Brahms, Tolstoy e Marx. A fama diminuiu um pouco, mas a importância não.

 

karlovy_vary08
A arquitetura da cidade é uma beleza à parte. Encravada nas encostas que rodeiam o vale, estão as magníficas construções do século XIX.

Karlovy Vary é aquela linda cidade que aparece no filme “As Férias da Minha Vida”. Se você ainda não viu o filme,saiba que é muito bonito, e muito bom. É para lá que Georgia Burd (Queen Latifah) vai para aproveitar as últimas semanas de vida depois de descobrir que possui um tumor maligno. No filme ela se hospeda no GrandHotel Pupp.

karlovy_vary01
Além das águas termais, Karlovy Vary é também conhecida pela fina porcelana e pelo cristal Moser, um dos mais famosos e tradicionais do mundo, também chamado de “Cristal dos Reis”. Outro produto célebre da cidade é o licor Becherovka, considerado o “décimo terceiro manancial de Karlovy Vary” e elaborado a base de ervas pelo farmacêutico Josef Becher em 1807.

Colunatas

Karlovy Vary se orgulha de suas colunatas.  Elas foram construídas no século 19 e início do século 20 e há cinco delas – da Colunata Mill (Mlýnská kolonáda), Parque Colunata (Sadová kolonáda), Mercado Colunata (Tržní kolonáda), Chateau Colunata (Zámecká kolonáda) e Hot Primavera Colunata (Vřídelní kolonáda). A estrutura de madeira, inspiradas pela arquitetura suíça criou  arcos sobre nascentes de água mineral durante alguns anos.

karlovy_vary13
A comunidade russa tem uma representatividade enorme na cidade, tanto que todas as placas também estão escritas em russo e há voos diários entre Karlovy Vary e Moscou. Além disso, existe ali um belo exemplar da igreja ortodoxa russa, com suas cúpulas douradas sobressaindo na paisagem. Trata-se da Igreja de São Pedro e São Paulo, construída no século XIX.

Calçadão de Karlovy Vary

A culinária de Karlovy Vary é bastante requintada para atender os turistas de alto padrão que visitam a cidade, contudo o visitante tem a disposição numerosos bistrôs e quitandas com preços acessíveis que vendem os famosos biscoitos waffers gigantes, outra atração imperdível da cidade

karlovy_vary02
Karlovy Vary é uma cidade rica e destino popular para muitas celebridades e tem muitas belezas arquitetônicas. Até à sua expulsão em 1945, a maioria de habitantes desta cidade falava alemão.

 

Termas

Nas termas brotam doze nascentes de águas medicinais. A mais abundante e conhecida das nascentes é Vřídlo que brota a cerca de dois a três mil metros de profundidade. A temperatura das águas desta nascente atinge os 73ºC. A temperatura das restantes nascentes ronda os 40ºC. As águas são utilizadas especialmente no tratamento de distúrbios de metabolismo, mas também em inalações e banhos.

karlovy_vary14
Essa é uma das colunatas mais bonita, toda feita de ferro, num estilo romântico, no meio de um parque. A fonte ali é uma das mais recentes de Kalovy Vary. A Snake Spring, ou Fonte da Cobra, foi colocada ali em 2001.

Karlovy Vary é uma das mais famosas cidades termais de toda a Europa. Sediada na República Tcheca, na Boêmia ocidental, às margens do rio Tepla e a 140 quilômetros de Praga, a região recebe turistas do mundo inteiro, principalmente os russos, que procuram ali a cura de doenças nas águas medicinais.

Moser

A cidade de Karlovy Vary também é mundialmente famosa pelos cristais da marca Moser de alta qualidade e pureza com o know-how dos melhores artesãos da Bohêmia. A empresa é conhecida pela fabricação taças finas, vidros decorativos (tais como vasos, cinzeiro, castiçal), presentes de luxo e diversas gravuras de arte. Devido à qualidade, Moser é um dos mais cobiçados cristais de decoração. A rainha da Inglaterra, Elisabeth II, e o Rei Juan Carlos da Espanha são clientes fieis dos cristais produzidos em Karlovy Vary.

karlovy_vary03
A cidade de Karlovy Vary foi cenário de vários filmes, tais como As Férias da Minha Vida com a atriz Queen Latifah e 007 – Cassino Royale estrelado por Daniel Craig com a gravação ocorrendo no majestoso Grandhotel Pupp, um luxuosíssimo hotel que conta com 228 quartos divinamente decorados, reconhecido mundialmente pela excelência dos serviços em hotelaria.

 

Nos últimos anos, a cidade tem sido alvo de várias reportagens sobre o poder da comunidade local de imigrantes russos. Com isso, Karlovy Vary é mistificada como uma cidade governada pela máfia. No entanto, a realidade é menos dramática – é uma destinação bastante popular entre as classes mais abastadas da Rússia, tendo, inclusive, voos semanais diretos de Moscou e São Petersburgo para a cidade de pouco mais de 300 mil habitantes, mas com vasta rede de hotéis e tratamentos contra estresse e males respiratórios.

 

karlovy_vary07
A cidade também é famosa pelo licor Becherovka. Este licor foi inventado por Jan Becher (daí Becherovka, ou seja, “do Becher”), na cidade de Karlovy Vary. Sua receita é um segredo guardado a sete chaves, e reza a lenda que somente duas pessoas sabem exatamente quais os trinta ingredientes da fórmula, e sua exata proporção. Verdade ou não, o fato é que já tentaram copiar a fórmula em outros lugares, e nunca conseguiram. Um fator dessa exclusividade, dizem os tchecos, é a água de Karlovy Vary, reconhecidamente diferenciada.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo