Você está aqui
Home > EUROPA > Países Baixos > Kinderdijk > Kinderdijk – Holanda

Kinderdijk – Holanda

Num dia de muito frio fomos conhecer Kinderdijk , o maior conjunto de moinhos existente na Holanda. São 19 moinhos construídos nas primeiras décadas do século 18. Em 1997, a Unesco tombou o lugar tornando-o Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade. Foi difícil para o meu marido  Manuel me tirar daqui…. porque fiquei encantada com o lugar.

Kinderdijk18
Durante o seu dia em Kinderdijk, uma visita ao Museummolen Nederwaard definitivamente não poderá faltar. Você pode presenciar como um moinho de vento funciona, podendo ainda encontrar no Museu Moinho um moleiro puro-sangue que foi preservado em seu estado original, podendo ser explorado por dentro e por fora. A passarela que lhe dá acesso ao Museu do Moinho é uma fascinante viagem através do tempo. Descubra o interior do Museu Mill, onde o tempo parece ter parado. Interessante é ver a parte mecânica do moinho, no qual você tem a liberdade de subir as escadas para três andares acima que são chamados de sótão, onde você pode absorver a atmosfera; ao chegar no topo você é recompensado com uma vista magnífica sobre os moinhos de vento e belas paisagens naturais.

 

Os moinhos eram usados, nesta região, para retirar água da chuva que alegava a terra. Funcionava como uma bomba de água que levava o excesso para o rio principal, drenando o terreno.

Kinderdijk36
O conjunto de moinhos pode ser apreciado durante caminhada tranquila ou durante um passeio de bicicleta. Algumas famílias vivem dentro dos moinhos e têm no quintal a criação de alguns animais e uma pequena plantação. Durante o verão, um dos moinhos fica aberto a visitação.

 

Kinderdijk09
O mapa do lugar: Aqui dá para você poder ver como é Kinderdijk. Todos os 19 moinhos tombados pela UNESCO. A Rede Moinho em Kinderdijk simboliza a maneira como a Holanda entrou em batalha com o mar antigamente, no qual os moinhos de vento de Kinderdijk mantiveram a terra seca, que foi devastado por subsidência e inundações.

 

Sob o ponto de vista turístico a Holanda é um dos países mais importantes da Europa, tendo muito para oferecer no campo cultural e recreativo. Muito valiosa para o desenvolvimento de seu turismo continua a ser a sua esplêndida localização no coração da Europa, e as excelentes ligações que possui com os países vizinhos. Cada ano a Holanda é visitada por cerca de 5 milhões de turistas.

 

Kinderdijk24
Um moinho de vento, em sentido restrito, é um moinho que usa as hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica para outro tipo de energia apropriada para movimentar outros mecanismos. É essa a utilização tradicional da energia do vento, em terra, na Holanda e noutros países mediterrânicos.

 

Kinderdijk08
Em sentido lato, chama-se moinho de vento a qualquer motor movido a energia eólica, quer este motor esteja contido num edifício, como nos moinhos holandeses, que não são propriamente moinhos e sim bombas de água, quer seja apenas um sistema de pás montado no topo de uma torre, como nas modernas turbinas eólicas, geradoras de eletricidade para movimentar as bombas centrífugas.

 

Funcionamento

Os moinhos eram usados, nesta região, para retirar água da chuva que alegava a terra. Funcionava como uma bomba de água que levava o excesso para o rio principal, drenando o terreno. Em 1953, eles foram desativados e hoje se tornaram uma atração turística. Em outros locais do país, os moinhos eram usados para moagem de grãos.

 

Kinderdijk31
Atualmente: A drenagem da água foi substituída por essas hélices super modernas. Elas estão lá em Kinderjik bem ao lado os velhos moinhos. A partir de 1970 os moinhos de vento na Holanda foram sendo substituídos, no bombeamento de água, por motores elétricos que acionam bombas tipo Parafuso de Arquimedes.

 

Muito mais, agora é diferente

Muitos estrangeiros têm da Holanda uma imagem que se limita à de um país plano com moinhos, muita água e onde a população anda calçada com tamancos. Essa imagem só muito parcialmente é conforme à da realidade, já que o número de moinhos espalhados por todo o país anda por volta de somente uns mil, e embora na província seja ainda muito comum o uso de tamancos. A Holanda é de fato um país moderno, com instalações e equipamento turístico e recreativo de elevado nível.

 

Kinderdijk26
Lá dentro: É necessário pagar para ver o interior de um desses moinhos. Aqui me encontro numa espécie de sala que também tem uma cama embutida. Tudo muito confortável, mas os níveis requerem muitas pernas para vencer os degraus de madeira que leva de piso a outro.

 

 

Kinderdijk22
Os querido Hendrik e Maria Beynon, num dos meus registros para recordação de nossa amizade. Ele é holandês e ela brasileira. São casados e moram na Holanda.

 

Kinderdijk07
Os moinhos de Kinderdijk ilustram todo material publicitário da Holanda…. postais, cadernos, folhinhas, etc.

Veja mais fotos de Kinderdijk:

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo