Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Maro no sul da Espanha

Maro no sul da Espanha

O objetivo de nossa estada nesta cidade foi para conhecer cidade natal da avô paterno do Manuel Lahoz, meu marido , o sr. José Lahóz, que deixou a costa da Espanha, no Mediterrâneo, para constituir sua imensa família em Catanduva – SP Brasil. Situada na parte sul da Espanha, Maro se insere entre as primeiras atrações turísticas, da Espanha e de Gibraltar. A bonita e charmosa vila conta com uma população aproximada de 2 mil  habitantes e posiciona-se na costa, a 3 km a leste de Nerja e 53 km a leste de Málaga, na região da Andaluzia chamado Axarquia.

maro_igreja02
Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas: Ao lado do Balcão de Maro, se encontra a Iglesia de Nuestra Señora de las Maravillas, que data do século 17.

Apesar de ser praticamente considerada como um bairro de Nerja, as placas na estrada indicam a sua existência de forma destacada. Os restos de uma ponte e uma estrada romana, que passa perto da cidade romana de Detunda (Maro), foram desenterrados na área o que impulsionou o turismo local.

maro_09

As famosas  Grutas de Nerja estão localizadas perto de Maro. Poucos visitantes  sabiam  sobre esta parte da costa até 1959, quando cinco rapazes, à caça de morcegos em  Maro descobriram um notável sistema de cavernas e pinturas rupestres. Agora, as cavernas atraem visitantes todos os dias que lá vão  para admirar esta catedral subterrânea de arquitetura rochosa de fusão e que tem a fama de ser a maior coluna natural do mundo.

maro_22

Maro pode ser uma pequena aldeia, mas seus moradores levam a sério suas celebrações na Feira de las Maravillas realizada em setembro e muitas pessoas também viajam de Nerja e de outras cidades para participar das festividades de Maro.  A Feira tem a duração de três dias. E a maioria das atividades acontecem durante a noite.

maro_07
A Igreja de Nossa Senhora das Maravilhas de Maro, patrona da cidade, fica localizada na praça que leva seu nome, e foi construída no século XVII e reformada e ampliada após sua construção. Sua estrutura é de uma só nave coberta com treliças de madeira. Sua fachada é simples, com um belo retábulo de cerâmica devocional com a imagem de La Virgen. Em setembro, festa da padroeira, a cidade celebra as festividades em honra de La Virgen de las Maravillas.

Localizado no Barranco de la Coladilla sobre a falésia Caçadores de Maro, perto da estrada N-340, o Aqueduto Áquila é do século XIX. Foi construído sob a direção do local mestre construtor Francisco Cantarero e é composto por quatro andares de arcadas de tijolos sobrepostos com 38 arcos. A fachada foi decorada com uma galeria de , arcos de ferradura apontado no estilo Mudecar.  O Aqueduto também possui gabaritos na entrada do piso superior e um gabarito central com uma inscrição “Pura y Limpia Concepción (puros e limpos Conceição).  O aqueduto foi construído inicialmente para o abastecimento de água à usina de açúcar nas proximidades, ou San Joaquin Sugar Mill, a existência de uma tradição de plantações de cana e construção de usinas de cana-de-açúcar na região datam do século XVI.  A fábrica está fechada há muito tempo, mas o Aqueduto continua a ser utilizado para a irrigação comunitária local.

maro_30

Torre de Maro

Trata-se de restos árabes que perduram no território costeiro de Nerja. Em Maro: permanece a Torre Árabe. Esta era uma Torre de vigia na época que os árabes estiveram na Espanha, ela fica situada na costa litorânea de Maro , para vigiar o mar mediterrâneo. Essas torres foram feitas para detectar e monitorar as terras que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo. Todas as torres deste tipo têm outra perto afim de enviar sinais de uma para outra. A Torre de Maro está situada em uma área de paisagem natural e deste local podemos ver a água que banha toda a paisagem natural Maro – Cerro Gordo.  Esta é uma das torres de vigia que guardava a costa. Desde os seus arredores são obtidos vistas fantásticas sobre a costa, onde começa a natureza das falésias de Maro.  Falésia é o termo usado para designar as formas de relevo litorâneo abruptas originadas por meio da ação erosiva das ondas sobre as rochas. Se estiver em contínuo processo de erosão é considerada uma falésia marinha ativa. Se o processo erosivo tiver cessado, é denominada de falésia marinha inativa

maro_12

Apenas 50 km de Málaga e próxima a Granada, Maro é uma cidade alegre, onde a vida da aldeia anda de mãos dadas com o turismo. Graças ao seu clima ameno, este é um destino se pode desfrutar muito lazer a cada momento do ano. Relaxar aqui é tirar partido da forma descontraída de vida de uma aldeia que ainda mantém muito do caráter do seu passado mouro.

maro_37
Guarda-chuva: Inclua um em sua mala sempre que sair para passear. Enquanto estivemos na Espanha e Portugal foi assim… sol , chuva, e frio. Hora chovendo, hora não.

Foi bom estar aqui, sabendo de onde surgiu uma parte da família de meu marido Manuel. Maro realmente é uma bonita vila , toda branca, de origem romana, pertencente ao município de Nerja.  Ela está localizado entre a Balcon de Europa e as famosas falésias de Cerro Gordo, um quilômetro de distância da famosa Cueva de Nerja.  Entre seus mais importantes monumentos destaca-se a igreja de Nuestra Senora de las Maravillas.

maro_02
O San Joaquin Sugar Mill, localizada entre Nerja e Maro , na estrada velha da costa, está agora abandonada, mas continua a ser uma visão fascinante. Havia uma longa tradição de canaviais e usinas de cana-de-açúcar na região datam do século XVI. A usina foi construída em 1884 por Francisco Cantarero e propriedade do Marquês de Tous. Ela fechou em 1911 e, em seguida, em 1930, foi adquirido e reaberta pela empresa de açúcar Larios. A destilaria também fazia parte do complexo. Havia também fábricas em Maro, Nerja, Frigiliana e Torrox. O Aqueduto Áquila, foi construído para abastecer a fábrica, continua a ser utilizado por agricultores locais para a irrigação.

O lugar natural dos penhascos de Maro, conhecido como Cerro Gordo, que se estende por 12 km na costa oriental da província de Málaga, fronteira com Granada, forma uma bela paisagem composta por altos penhascos e belas praias.  É uma área rica em flora e fauna, especialmente adequada para o mergulho.  Eles foram declarados Parque Natural em 1989.

maro_04
Descobrir esta pequena aldeia a leste de Nerja, vimos que aqui os moradores não tem pretensões comerciais. A localidade fica a dez minutos de Nerja e também é servida pelo serviço de ônibus local. A praia de Maro está sinalizada como Playa de Maro bem no centro da vila.

Veja mais fotos de Maro:

Artigos similares

One thought on “Maro no sul da Espanha

Deixe uma resposta

Topo