Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Medina del Campo e Castelo de la Motta

Medina del Campo e Castelo de la Motta

Medina Del Campo é uma província de Valladolid, comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha.  O frio por lá estava terrível no mês de fevereiro,quando visitamos a cidade. Acrescentando-se à ele, o vento que era cortante era igualmente muito desconfortável. Mas passado o primeiro impacto de trocar o calor do Brasil, pelo frio da Espanha, o resultado foi curtimos os lugares históricos por onde íamos passando. O legado da Espanha é um dos mais impressionantes do mundo. A variedade de culturas que se encontram imersas dentro de suas rotas escondem interessantes histórias perfeitas para conhecermos.

Castillo de la Motta

medinadelcampo17
Castillo de la Motta: Sem dúvida alguma o maior destaque de Medina Del Campo é o Castelo de la Motta. A toponímia “mota” refere uma elevação artificial erguida para melhorar a defesa do castelo. A sua primitiva construção remonta ao século XII, tendo sofrido obras de ampliação e remodelação até ao século XV. Feito em materiais primitivos onde ainda são conservados restos de argamassa de cal e pedras pertencentes a um antigo castelo (século XII). As paredes deste castelo são feitas de concreto na altura e são revestidas em tijolo rosa e feito em estilo mourisco, prevalecendo, nesses anos. Isto fornece um pitoresco e peculiar.

Este castelo está assentado na mesma colina, que tomou a cidade original de Medina del Campo na província de Valladolid, a 52 quilômetros da capital. Localizado próximo à confluência dos rios e Adajuela Zapardiel, essa fortaleza colossal sobe majestosamente sobre uma colina no meio da planície castelhana. Trata-se de um dos mais gigantescos castelo, juntamente com os de Penafiel e Gormaz. O mais impressionante deste castelo é a grande torre do tributo, construído em tempos de Henrique IV. Ao longo do século XV, os Reis católicos ampliaram o castelo  enchendo-o de suntuosidade.

medinadelcampo08
Em torno ao Castelo: Aqui me encontro fora dos domínios do La Motta. Atrás de mim fica o Centro de Recepção ao Visitante . Saiba que esta fortificação teve, além da função militar, a de prisão real. Perdida a sua função estratégica, o castelo foi abandonado, caindo em ruínas.

Uma das coisas que mais se destaca no castelo, para além do enorme fosso construído à volta para proteção, é a sua Torre de Menagem. Tem quase quarenta metros o que significa que deve ter uma impressionante vista de Medina del Campo.  Saiba que o Pátio de Armas faz parte da visita gratuita ao Castelo. Outra parte que se destaca é a Capela dedicada a Santa Maria. No retábulo, podemos ver seis estatuetas douradas de santos espanhóis entre eles a Teresa de Jesus. Ainda no Pátio de Armas destaca-se a porta trabalhada com arco árabe e ao centro uma representação do encontro de Santa Ana e São Joaquim junto à Porta Dourada. Passando pela sua porta encontramos um mapa-mundi do ano de 1500, uma réplica do desenhado por Juan de la Cosa com a representação do Novo e do Velho mundo. Neste Castelo ,  Joana, a Louca viveu encerrada mas foi em Tordesillas que acabaria por morrer.

medinadelcampo01b
Dominado pela Torre de Menagem, do alto da qual se descortina o amplo pátio de armas, em sua muralha ameada, percorrida por adarve, rasga-se o portão de acesso, primitivamente acedido por uma ponte levadiça (hoje fixa). Posteriormente foi-lhe acrescentado uma muralha exterior, abaluartada, preparada para receber artilharia.

 

medinadelcampo10

O atual castelo senta-se em pinturas de parede a partir do século XII, provavelmente de origem árabe, construído nos séculos XIII, XIV e XV, com importantes obras de Henri IV, e os Reis Católicos, no século XV. O atual castelo foi construído em 1440, de acordo com as ordens do rei John II de Castela, Fonseca família sobre as ruínas de um castelo mourisco. Desenhado por Fernando Alonso Carreño e Criança, e construído por dois artistas árabes, Ali Abdala e de Lerma. Em tempos de Fernando e Isabel, se fortaleceu e se tornou o melhor castelo europeu, no modo transitório.  No castelo vivia Juana la Loca. Mais tarde ele foi bloqueado prisão estadual e importantes personalidades da vida política. Cesare Borgia foi preso ali, sendo intrigante personagem na vida política da Renascença que o Grão-Mestre fez prisioneiro em Nápoles. Encarcerado neste castelo conseguiram fugir através de cumplicidade com o conde de Benavente. Ele se refugiou em Navarra e do Rei Juan de Albrit, era o irmão de sua esposa.

medinadelcampo19
Aqui na plaza Mayor de la Hispanidade encontramos a Colegiata de San Antolin, o Palácio Real testamentário de Isabel la Católica. Igreja de San Antolín Medina del Campo é um dos destinos favoritos dos turistas que por aqui passam.

 

medinadelcampo22
Isabel la Católica – Rainha de Castela, Leão e Aragão, sob o nome de Isabel I. Filha de João II de Castela e da infanta Isabel de Portugal, não estava na primeira linha da sucessão ao trono, que cabia a sua prima Joana, chamada a Beltraneja (por se dizer que não era filha do rei Henrique IV, mas sim do fidalgo Beltrão de la Cueva). Porém, durante a guerra civil entre partidos nobiliárquicos opostos, em que D. Afonso V de Portugal se envolveu, foi proposta como rainha. O seu casamento em 1469 com o futuro Fernando II de Aragão abriu novas perspectivas à sua ambição. Em 1474, um setor da nobreza proclamou Isabel rainha de Castela. Com o apoio de seu marido, rei de Aragão a partir de 1479, neutralizou os setores hostis da nobreza castelhana, galega e andaluza, podendo dedicar-se à conquista de Granada, último reduto da presença muçulmana na Península (1481-92).

medinadelcampo01

Medina del Campo é uma das três nascentes do Distrito Judicial da província depois da capital, a maior população de Valladolid. A riqueza econômica – como em outros lugares – tem sido  parceiras artisticamente rica e monumental. Foi nos séculos XV e XVI, que começaram a maioria das construções civis, religiosas e militares da cidade. Embora com o tempo foram perdidos alguns edifícios importantes (as paredes e portas, alguns palácios,  padeiro de dúzia de igrejas, conventos e mosteiros …) ainda pode ser visto na cidade uma boa parte desse passado de esplendor arquitetônico

medinadelcampo23
A cidade local está cheia de história e cultura. Aqui podemos visitar além do castelo da cidade os outros monumentos, muitos dos quais remontam aos dias de Fernando e Isabel. A área também é conhecida pelos seus mercados e feiras de agricultores. A Casa del Peso e também a Casa Consistorial que aparecem nestas fotos.

 

Veja mais fotos de Medina del Campo:

 

Artigos similares

One thought on “Medina del Campo e Castelo de la Motta

Deixe uma resposta

Topo