Você está aqui
Home > ESTADOS UNIDOS > Missouri > Meramec Caverns > Meramec Caverns onde se escondeu Jesse James

Meramec Caverns onde se escondeu Jesse James

O estado do Missouri nos Estados Unidos detém um das maiores atrações turísticas da velha Rota 66, são as “Meramec Caverns”, um extenso conjunto de cavernas de calcário que oferece ao visitante uma turnê subterrâneo. Embora a Interestadual 44 tenha substituído a Rota 66 em sua totalidade, ainda há trechos remanescentes da rota original e em cada saída da I-44, entra-se no trânsito da estrada mãe Rota 66. Meramec Caverns, tem mais fama por  ter servido de esconderijo para o famoso bandido do velho Oeste, Jesse James. Aliás o planalto do Missouri é um passeio de 300 milhas, o equivalente a 480 quilômetros de tirar o fôlego, principalmente por suas montanhas mais ao sul.

meramec_74
A Caverna Meramec, está localizada fora da rota 66 na cidade de Stanton, MO, é um conjunto de cavernas de calcário natural que apresenta padrões esculpidos de estalactites e estalagmites. Visitas guiadas por guardas treinados são conduzidas ao longo das passagens bem-iluminadas

No interior da Meramec Caverns podemos  ver  as formações de rochas  mais raras e maiores do mundo.  Luzes de muitas cores vão dando a tonalidade da visita guiada dentro das Cavernas Meramec. Só para constar saiba que a  Rota 66 foi palco de importantes marcos da história americana, como a onda migratória resultante do ‘Dust Bowl’ – fenômeno da década de 1930 em que a região sofreu severas tempestades de poeira, causadas por uma combinação de métodos de plantação arcaicos e períodos de seca. Muitas pessoas deixaram suas terras no interior do país (em Oklahoma, principalmente) e viajaram pela Rota 66 até a Califórnia, onde se estabeleceram.

meramec_102
Se a superfície do Missouri é monótona, por baixo do terreno a história é bem diferente. No subsolo da região estão nada menos de seis mil cavernas. Nem todas estão abertas à visitação, mas a mais popular de todas, e que visitamos pelo caminho é Meramec, que oferece tours diários, acompanhados por guias.

Junto à entrada das cavernas há uma estátua do famoso pistoleiro Jesse James, explicando que em 1870 ele e seu bando estiveram inúmeras vezes por aqui. Realmente os Estados Unidos sabe explorar seus atrativos turísticos.

meramec_56
Percebemos na caverna muitas estalactites que são formações rochosas sedimentares que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão da gruta ou caverna, pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto. Apresentam frequentemente uma forma tubular ou cônica.

Missouri foi escolhido como nome para este estado em homenagem ao maior rio americano. Tanto o rio como estas terras tiveram importância fundamental na formação de  um país continental. Foi do Missouri que partiram os primeiros colonizadores rumo ao oeste americano, a procura de fortuna e  novas terras.

meramec_87
Visitas guiadas por guardas treinados conduzem ao longo de passarelas bem iluminado. Todas as instalações caverna são acessíveis aos deficientes. Aqui dá para saber como uma antiga pedra calcária, a “Table Wine” foi formada.

Numa época em que rios tinham que ser atravessados a nado, hoje a jornada daqueles aventureiros é considerada épica. E atualmente, quem atravessa as sólidas pontes de aço que transpõem o Missouri, provavelmente nem imagina o que significava partir  numa carroça rumo ao oeste. Por tudo isto, o Missouri hoje se orgulha de ser considerado o início do oeste, ponto de encontro de um país que une dois oceanos.

meramec_31

Sobre  as colinas férteis do Meramec Valley, encontra-se um complexo de formações minerais e cores tão raras e únicas por sua beleza. Essas joias da natureza, que levou milhares de anos para se formar, são preservadas em  vistas espetaculares na Meramec Caverns.

meramec_16
Na realidade é super legal a visitação, muito interessante mesmo, com rio subterrâneo, estalactites, estalagmites, pequeno museu, rifles, revólveres colt 45, peças de mineração e uma apresentação interessante com uso de tecnologia de ponta… além de loja de souvenir…

Jesse Woodson James foi um fora-da-lei, do Velho Oeste dos Estados Unidos, conhecido por seus roubos. Porém, Jesse nem sempre foi um fora-da-lei. Antes de entrar para o mundo do crime, ele e seu irmão Frank eram agricultores.

meramec_80
Jesse James quando esteve foragido da lei, utilizou a caverna como esconderijo. A Caverna Meramec também foi utilizada como abrigo por escravos fugitivos.

 

Para muitos o bandoleiro Jesse James ganhou reconhecimento como um guerrilheiro, o último rebelde da Guerra Civil Americana, um símbolo que trouxe esperança para aqueles que ainda acreditavam na causa dos estados do Sul dos Estados Unidos. Mas para outros ele foi tão somente um assaltante de bancos, trens e carruagens, além de um impiedoso assassino a sangue frio. Apesar de serem pontos de vista divergentes, ambos são verdadeiros. Embora seja verdade que grande parte da história de Jesse James é puro mito, também é verdade que muito do que se sabe sobre esta figura é baseada em fatos reais. Mas com a ficção e a realidade agora enredada – é quase impossível separá-los.

meramec_116

Formada a mais de 400 milhões de anos atrás, as cavernas têm uma história longa e rica. Inicialmente foram usadas por tribos indígenas como abrigo, elas foram descobertas ao acaso, por um mineiro francês em 1720. Seu salitre foi extraído até 1742. Mais tarde, os mineiros espanhóis a utilizaram como base de operações para a mineração.Durante a Guerra Civil, a mineração de salitre da caverna foi reiniciada pelas tropas da União, servindo como fábrica de munições em pó de 1862-1864. Porém a planta de munições após 1864 foi destruída pelos confederados.

meramec_120
Este é o ponto do palco, onde estão instaladas poltronas metálicas. Na finalização da visita é projetada em luzes a bandeira dos Estados Unidos.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo