Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Motril na costa do mediterrâneo

Motril na costa do mediterrâneo

Motril, situada numa colina, no sopé da Serra de Lújar, é considerada a capital da Costa Tropical.  Goza de um clima ameno, subtropical, propício para o cultivo de espécies como a cana-de-açúcar e frutas tropicais, o que dá esse caráter da terra.  Ela também compartilha a essência do sul do Mediterrâneo, ou seja, um mar tranquilo, um céu azul e claro e uma brisa suave que oferece aos visitantes uma experiência agradável ao visitar as praias de La Joya, ou Carchuna Poniente.  Uma das maiores atrações da cidade é o porto, onde há pesca desenfreada, o comércio e a atividade desportiva.  Torrenueva e Calahonda, que também fazem parte deste município, tem um porto de pesca e praias encantadoras.   No alto (foto) temos o Santuário Nossa Senhora de La Cabeza  Também conhecido como “El Cerro de la Virgen”. O Santuário da Nossa Senhora da Cabeça, foi construído sobre o antigo palácio de recreio da rainha Aixa, mãe de Boabdil, o último monarca da dinastia Nazarí.

motril12

Apesar de suas origens ainda serem ocultas, parece que era um enclave fenício .  Já existia na época romana , mas não se é capaz de determinar se foi realmente uma das cidades do nome Murgis mencionado na Bética por Plínio e Ptolomeu .

motril09
Aqui estou no cruzamento da Avenida de Andalucía com a de Salobreña permanece intacto o santuário da Virgem de la Cabeza, um santuário que foi construído sobre um antigo castelo mouro. É de estilo barroco e foi outrora um mosteiro franciscano e um Palácio episcopal.

Parque de Los Pueblos de América

motril11
Aqui começa o Parque de Los Pueblos de América. É repleto de esculturas e uma vegetação muito bonita.

Parque de los Pueblos de América Localizado no sopé do Vista do Santuario de la Cabeza., é formado por mais de 50 árvores e arbustos exóticos e subtropicais trazidos de várias partes das plantas continente americano, cada um com seu painel explicativo . Na sua entrada localiza-se o edifício que abriga a sede do Escritório de Turismo. É um lugar ideal para caminhadas. As áreas para crianças é propícia para brincadeiras sendo o local também  para realização de concertos e eventos ao ar livre .

motril02

Culinária
O prato mais popular de Motril são “Migas” (Migalhas), que são similares ao cuscuz árabe, feito de pão ou farinha. Peixe também é muito popular em Motril, devido a cidade tem uma das Pescas importante.
O peixe mais popular é anchova (em Motril existe muitas  anchovas ) . A bebida mais famosa, exclusiva da área, é um tipo de rum

 

motril28

Há muitas praias diferentes em Motril, incluindo uma praia de nudismo. São  famosas as praias, uma delas a chamada “Playa de Granada”, e também as praias das cidades perto como as de  Torrenueva, Carchuna e Calahonda.  O tempo bom em Motril, possibilita que as praias estejam  sempre cheias de pessoas, especialmente no verão, quando as pessoas do interior viajam para o litoral.  Na verdade, o problema mais importante da praias em Motril são as medusas.

motril05
Ayuntamiento de Motril localizado na Plaza de Espanha. A atual Câmara Municipal (Prefeitura) remonta a 1631 e foi construída sobre as ruínas de um edifício anterior destruído após a explosão de um barril de pólvora por causa de um ataque bárbaro em 1620

 

motril06
No Museu de História de Motril, a história local é contada com rigor científico em uma didática diferenciada. Vários sistemas de comunicação e informação, são baseadas na utilização de novas tecnologias a fim de atingir o público em geral , enquanto os objetos e documentos fornecem suporte para a compreensão dos fatos mencionados

Motril tem sua história marcada pela presença dos mouros, pela agricultura da cana-de-açúcar e pela construção de engenhos para a fabricação do açúcar.

motril07
O Centro Geominero del Cerro del Toro, localizado ao norte da cidade, mostra-nos diferentes épocas de mineração através dos vestígios materiais deste trabalho desenvolvido na mina de Cerro del Toro ; Isto é feito através da exposição de uma mensagem multimídia interessante . O centro de visitantes investiga um dos mais importantes conjuntos região de mineração geológicas da envolvente Motril. A visita à mina apresenta um discurso pedagógico interessante que gira em torno da geologia e da indústria , o mundo da mineração e do ambiente que envolve toda a floresta em sua volta.

 

Motril pertence à província de Granada, comunidade autônoma da Andaluzia, Espanha; localiza-se entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas nevadas. . É a segunda cidade mais importante da província de Granada; é o centro
de toda zona agrícola subtropical que se estende entre as montanhas e a costa. A história de Motril acompanha a história da Andalucia, com a presença de povos mercadores na costa mediterrânea, fenícios, gregos, romanos e mouros, até a chegada dos cristãos.

motril20

Foi o açúcar que deu renome a Motril. A cidade, sua cultura e paisagem, por quase mil anos uniram-se pelo processo de fabricação do açúcar de cana. “La ciudad, su cultura y su paisaje han permanecido unidos durante casi mil años a los procesos de explotación y fabricación del azúcar de caña”. (Museo Del Azúcar de Motril, Ingenio da La Palma)

motril35
Aqui me encontro a pleno Passeo de Las Explanadas.

Motril tem um movimentado porto comercial, juntamente com um porto de pesca e uma marina de iates, e é onde os ferries partem para Marrocos. Existem também algumas praias populares que oferecem atividades esportivas na água. A Granada Playa Poniente e a Playa são duas das maiores praias ao longo da costa de  Motril. Além da praia e do porto, a cidade de Motril tem muitos edifícios que oferecem um vislumbre da história da cidade. O Museu de Açúcar é um museu dedicado à indústria de cana-de-açúcar que já foi a principal indústria da área.

motril04
As águas do Mediterrâneo banham a costa de Motril – Granada. Esta área tem sido uma porta de entrada histórica para as civilizações . Junto das praias destas localidades existem infinidade de pequenas calas, tranquilas e recônditas, abertas entre as falésias abertas pelas serras da Contraviesa, Lújar e os Guájares. Destacam as das localidades de Torrenueva, Calahonda, Carchuna, Castell de Ferro, La Rábita e La Herradura, que completam a oferta turística de sol e praia do litoral granadino.

Motril é um dos três principais destinos turísticos de granada. As suas extensas praias, de areias grossas e águas limpas, galardoadas todos os anos pela União Europeia com várias Bandeiras Azuis, acolhem especialmente no Verão milhares de visitantes espanhóis e, em menor medida, estrangeiros. No entanto, estas localidades não sofrem os problemas de massificação que afetam outros destinos nacionais de sol e praia.

motril01
Motril tem uma população de pouco menor que 60 mil habitantes e é uma cidade cercada por canaviais e áreas agrícolas, sendo a agricultura sua principal indústria ao longo dos séculos.

Veja mais fotos de Motril:

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo