Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > França > Nice > Nice – Côte D’Azur

Nice – Côte D’Azur

Nice faz parte da Côte D’Azur, no sul da França, uma região que tinha sido ocupada pelos gregos uns 2300 anos atrás. Nice é a segunda cidade turística francesa após Paris, fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância (por causa dos Alpes), permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de frequentação . Nice aliás, é uma das cidades mais lindas do sul da França, ela fica localizada entre Mônaco e Cannes, e cerca de 900 km de distância de Paris. Conhecida por seus palácios, cassinos e festivais de barcos e iates, Nice é geograficamente muito bem localizada, entre o mar e a montanha, o que torna a cidade ainda mais charmosa. O legal da cidade é que a maioria dos pontos turísticos ficam próximos e você pode explorar a cidade a pé (se não quiser se cansar, você pode utilizar os bondes elétricos).

nice01
Do aeroporto de Nice é bem fácil comprar o ticket de ônibus que leva ao centro da cidade (linha 98, a passagem custa € 6). O trajeto é rápido e o caminho é super agradável, porque segue a orla (Promenade des Anglais), a principal rua de Nice.

Beira mar

A Promenade des Anglais é uma avenida a beira-mar que passa por quase toda Nice, ela acompanha a Baía dos Anjos da Colline du Château até o aeroporto e é um dos maiores símbolos da cidade. A beleza do mar azul, as pedrinhas da praia e a calçada que se estende por um longo percurso com palmeiras, resume bem o clima da Riviera Francesa. Você pode inclusive ver ao vivo um trecho da promenade des Anglais: http://en.nicetourisme.com/promenade-des-anglais . Passear pela Promenade des Anglais no final da tarde é um ótimo passeio e uma das vistas mais lindas do por do sol. Ela também é perfeita para quem quer dar uma corridinha, pois tem um calçadão perfeito (você não correrá sozinha, tenha certeza, o local é movimentado o dia todo).

 

Escultura

“Cabeça quadrada” – um cubo de sete andares edifício em forma de cabeça humana escultura em Nice. É a primeira escultura monumental habitável do mundo. os autores são o  escultor Sacha Sosno e o arquiteto Yves Bayard.

nice02
A expressão “cabeça quadrada” foi interpretada literalmente pelo artista Sascha Sosno que a utilizou para desenhar e construir um dos edificios mas estranhos e originais do mundo: a Biblioteca de Nice, mais conhecida pelo nome de Tête au Carré, la cabeza cuadrada.. Com o aspecto de uma descomunal escultura, em realidade se trata de um edifício que abriga, desde a sua inauguração no ano de 2002, vários andares e as oficinas administrativas da biblioteca da Capital da Côte D’Azur. Um enorme busto de 30 metros de altura truncado por um cubo de 14 metros quadrados.

 

nice03
Os museus são ótimos passeios para quem gosta de arte. Ambos ficam um pouco mais distantes dos outros pontos turísticos citados, mas se você gosta, tem que visitar. O Museu Marc Chagal tem um excelente acervo do famoso pintor. O museu é muito agradável e bonito, na área externa tem um jardim bem conservado, onde funciona também um café. Já o Museu Matisse tem algumas obras deste também famoso pintor, e o museu fica em antigo casarão em um parque muito agradável, perto do Monastério de Cimiez. Além destes passeios, há ainda outros lugares para conhecer como a Place Garibaldi, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea e o Hotel Negresco. Estamos ansiosas para ver tudo de perto!

 

nice04
Nice é dividida em duas regiões, a cidade nova e a velha Nice. A velha Nice é como um labirinto, cheio de ruazinhas estreitas que escondem tudo que é mais regional e típico da região. É uma região cheia de lojinhas, restaurantes e cheia de turistas. Quem vai até Nice não pode deixar de explorar essa região que é super charmosa, com casas antigas, floreiras nas janelas e um clima de interior. Enquanto você caminha, vale a pena observar alguns prédios, como a Catedral de Nice, a Prefeitura, o Palácio da Justiça e a Ópera de Nice. Além de belas fotografias, você ainda pode aproveitar para conhecer os restaurantes e ainda fazer compras (lembrancinhas!). Imperdível!

 

Côte d’Azur

A Costa Azul (em francês: Côte d’Azur, em italiano: Costa Azzurra) é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton na fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo. Anualmente, a cidade de Cannes hospeda o Festival de Cinema de Cannes, que atrai astros internacionais da sétima arte.

nice06
Quem pensa que a Riviera Francesa é um lugar exclusivo para os milionários se engana. Durante o verão, as quatro pérolas Nice, Cannes, Monte-Carlo e Saint Tropez são destinos favoritos das celebridades, mas nem por isso é impossível simples mortais, como nós, encontrarem hospedagem e restaurantes com preços mais flexíveis. Os balneários conquistaram fama de sofisticados e caros, mas também é possível curtir essas belas praias do Mediterrâneo gastando menos. Nas quatro cidades, junto com os luxuosos hotéis e restaurantes requintados, há boas alternativas pela metade do preço. É só pesquisar.

 

nice08
Place Masséna, é uma linda e enorme praça . Quadrada, cercada de construções vermelhas e com um jardim enorme com fontes de água, bem refrescante pra um dia de verão. Super central, a Masséna dá fácil acesso à Place Garibaldi (de onde saem os ônibus para Mônaco e Cap Ferrat), à Avenue Albert Première (de onde saem os ônibus pra Saint Paul de Vence) e à Avenue Jean Médicin (cheia de lojas como Sephora e H&M, e que leva à estação de trem), além de ser colada na Vieux Nice e Cours Saleya (onde ficam as lojinhas, bares e o Mercado de Flores).

 

nice09
O Porto de Nice já esteve inativo e hoje é rota de diversos cruzeiros luxuosos, isso porque o porto é conhecido como “Portão para o Mediterrâneo”. Para chegar a ele é só seguir no sentido leste pela Promenade des Anglais. Os barcos e iates vistos lá são deslumbrantes, e a vista que se tem da Promenade des Anglais é super bonita. É de lá que parte o ferry que vai para a ilha de Córsica, e onde ficam algumas das boates mais famosas de Nice. Não deixe de prestar atenção no Monumento aos Mortos da Guerra, que fica nas proximidades do estacionamento próximo da entrada do porto.

 

La Colline du Château

A Colline du Chateau reúne diversos pontos turísticos legais para conhecer em Nice, como o Parc du Château e o Le Château.

O Parc du Chateau fica localizado no topo de uma colina, a 90 metros de altura a partir de Vieux Nice, o parque oferece uma das mais belas vistas da cidade (inclusive uma linda vista do porto). Para chegar ao alto, é possível pegar um elevador (funciona apenas de dia), ou ir a pé e ter algumas das mais espetaculares paisagens da França no caminho. O parque tem local para caminhadas. Além do parque, lá em cima você também encontra o “Le Chateau”, as ruínas de um castelo. Vale a visita!
O Parc du Chateau fica localizado no topo de uma colina, a 90 metros de altura a partir de Vieux Nice, o parque oferece uma das mais belas vistas da cidade (inclusive uma linda vista do porto). Para chegar ao alto, é possível pegar um elevador (funciona apenas de dia), ou ir a pé e ter algumas das mais espetaculares paisagens da França no caminho. O parque tem local para caminhadas. Além do parque, lá em cima você também encontra o “Le Chateau”, as ruínas de um castelo. Vale a visita!

Deixe uma resposta

Topo