Você está aqui
Home > BLOG > Roma

Roma

ROMA

coliseu-roma-juliana1

Morando na Itália, tive que aproveitar a oportunidade de dar aquela escapadinha para Roma. Passei apenas 3 dias na bela capital italiana. Essa matéria vai ser rapidinha justamente por essa razão. Pretendo voltar à Roma pois não entrei em quase nenhum museu! Is

so é muito triste. Então aproveitem essa viagem relâmpago, super “bate e volta”, mas que tem algumas dicas.

roma-juliana1

Visitar Roma foi interessante. No geral achei a cidade quente e linda e as pessoas rudes e com pressa. Deve ser pelo excesso de turistas…Mas enfim, fomos tratados de maneira rude por 90% das pessoas que nos atenderam. Fora isso, magnifica.

ESQUENTA – FILMES:

Antes de ir pra Roma, uma lista pequena e básica de filmes bacanas com a cidade como pano de fundo.

Roman_holiday
Roman Holiday (A princesa e o Plebeu). Antigo, mas charmoso! Com a atriz Audrey Hepburn.

 

 

 

 

 

 


Para Roma, com amor
. Se não gosta de Woody Allen, não veja. Ou veja mesmo assim, pois  è um filme interessante, a doideira é à parte.


la grande bellezza roma juliana
A grande Beleza: Esse sim mostra uma Roma mais atual. Ganhador de melhor filme estrangeiro uns anos atras. Tipicamente maluquinho, mas altamente recomendável.

 

 

 

 

 

 

La dolce vita. MUST SEE. Porque sim. Introdução ao cinema italiano.

Comer rezar e amar. Não sou a maior fã desse livro/filme. Mas a parte de Roma é bonitinha. Meu colega de viagem aprendeu UMA palavra em italiano antes de irmos pra Roma, “Attraversiamo”, e foi com esse filme. Assim que: aproveitem.

 

O QUE LEVAR:

Se for em julho/agosto, como eu : um leque, sapatos confortáveis e uma garrafa de água (minha dica è levar uma das de metal, que conserva melhor o frescor da água). Em Roma há varias fontes nas ruas e com o calor a vontade (e por que não necessidade) de beber litros de água fazem com que a garrafinha seja bastante útil(sobretudo no Coliseu). Fica também a dica de abusar do protetor solar, não só no rosto. Uma das garotas hospedada em nosso hostel precisou ser levada carregada para o quarto porque tinha queimaduras de sei-la-qual grau. Claro que o bom senso e ter consciência do seu tipo de pele imperam nessas horas…Mas leva o protetor sim, por favor.

 

bolsa-post-juliana1

MINHA DICA PESSOAL: GUETO JUDAICO

Piazza delle Cinque Sole
Piazza delle Cinque Sole

Se você adora historia, como eu, dá uma passadinha no Guetto ebraico di Roma (procuramos no GPS por Piazza d1elle Cinque Sole e caímos diretamente na  praça dos restaurantes). O lugar não fica longe do Panteão, então sugiro não perder a oportunidade de conhecer se estiver por perto e até talvez parar para comer por lá. Uma curiosidade, é o gueto mais antigo do ocidente. Antigamente, como todos os guetos da segunda guerra tudo que formava o gueto era “separado” do restante de Roma, com entrada e saída controladas. É dito que das quase 2 mil pessoas que viviam lá apenas 16 sobreviveram ao holocausto…Em uma das placas que estão no gueto a informação é que quase todas as famílias que lá residiam foram levadas para Auschwitz… Pra quem entende italiano ou quer arriscar, tem uma matéria bem interessante nesse site.

 

roma_guetojuliana-2

O que tem la de bacana para ver? A Sinagoga, que è um prédio grande e bem bonito e o museu hebraico, que fica no subsolo da sinagoga. Não relacionadas com os judeus, por la tem também umas ruínas antigas romanas, caso tenha curiosidade em passear, chamadas Portico d’Ottavia e o Piccolo CollosseoHá também a fonte das tartarugas, que tem algumas tartaruguinhas que foram feitas pelo artista Bernini (Só as tartarugas, a fonte não, no caso).

 

roma_restaurante-gueto-judaicoJu1

Para comer, a indicação è o Restaurante Sora Marguerita, sugestão da minha Chefe, que é uma italiana de muito bom gosto. Te tratam como se estivesse em casa. Eu e meu amigo também comemos no Restaurante Guetto Judaico Sheva, que está nas fotos. Meus raviollis com cogumelos e ervilhas (vegetarianos) estavam deliciosos, absolutamente, assim como a entrada. O menu com Bruschetta, salada, água e macarrão ficou em 10 euros… Agora vem o problema: o  Carbonara do meu amigo estava péssimo (a pancetta era pura gordura, sem carne) e a cerveja dele muito quente, do tipo intragável.O garçom era muito simpático, porèm ficou muito chato depois que comentamos do carbonara…Se ofendeu muito e não se ofereceu para trocar ou diminuir o preço na conta. O banheiro também não estava na mais limpa das condições. Então fica a ressalva.  Na região há vários restaurantes, inclusive com comida kosher.

 

Roma_pasta_cogumelos1_Juliana16

LOBA

Aproveitando que já esta ai, suba para a direita do monumento, em direção a umas “escadonas” e encontrara a prefeitura de Roma. O local è bonito, ao lado de um museu. O mais conhecido que encontraria ai é a escultura da Loba Capitolina ou Loba Luperca, da famosa historia dos irmãos Rômulo e Remo. Eles teriam sido filhos do Deus Marte e de Rea Silvia, abandonados num rio, e amamentados pela loba ate crescerem e fundarem Roma(no caso só o Rômulo que antes, claro, teria matado o Remo no processo, mas ai e uma historia mais longa que pode ler aqui, ou ainda complementar com uma noticia sobre a estatua, que pode ler aqui). Há varias interpretações dessa lenda, como por exemplo sugerirem que a loba era na verdade uma prostituta (pois no italiano a palavra loba, lupa, era usada para se referir à prostitutas) e por ai vai. 

Não minto que fiquei um pouquinho decepcionada com o tamanho da Loba. Ela era a capa do meu livro de historia de sexta serie e parecia gigante. Surpresa do dia: não è

 

roma_loba1_ju

 

COMIDINHAS DELICIA

Dai você me diz: Juliana o que è tipico em Roma?

Pois então, a indicação de meus amigos romanos foi a seguinte:

Pasta Cabonara (não è cheia de creme de leite e ervilha como as versões brasileira e americana. è simples e, se bem feita, deve contar deliciosa pancetta e ovos)

Pasta all’Amatriciana: Vem da cidade de Amatrice, que foca na região do Lazio (onde esta nossa querida Roma), geralmente spaghetti ou buccatini, servido com molho vermelho, queijo pecorino e pedaços de guanciale. que seria tipo bacon ou pancetta.

Pasta Cacio y Pepe: (vegetariana).Macarrão, sal, pimenta, manteiga e queijo, normalmente o pecorino romano. Se bem feita è absurdamente deliciosa, sem precisar de vários ingredientes.

Tiramisu: Tipica italiana. Creme de queijo mascarpone com bolachas e café. Tem uns “animais” que colocam sorvete ao invés dos cremes da receita…Eu particularmente não sou fã da versão com sorvete, por isso sugeriria não comer em qualquer barzinho aleatório.

Gelatto: O sorvete italiano. Não é uma especialidade de Roma apenas, mas da Itália em geral. Meu chefe, italiano,  me deu a seguinte dica sobre Gelattos: quanto mais sabores disponíveis, pior. E quanto mais enfeites na vitrine, pior. Por exemplo, se uma gelatteria tiver 30 opções,  uma delas for kitkat e tiverem vários kitkats por cima do sorvete na vitrine, FUJA! (run, forest, run). Menos sabores, com vitrines mais modestas (até potes fechados), APOSTE. A dica de gelatteria em Roma è a SAN CRISPINO, que fica pertinho da Fontana di Trevi(Eu particularmente prefiro os de Turim e os com casquinha…E essa sorveteria só oferece no potinho, mas o sorvete de melão é realmente bom, por isso a dica).

 

 

granita caffe roma juliana1

Granita: mais ou menos uma raspadinha. ABUSE E USE da granita. Roma è quente e uma boa granita è sempre bem vinda..Mas como tudo feito para turista costuma ser mais ou menos, eu não apostaria nas granitas de cores fortes e neon…costumam ser bastante doces e com gosto de ki-suco. As do GROM, que è uma franquia de sorveterias,  costumam ser boas, especialmente de Frutti dei Bosco. Fica a dica, em Roma, da granita de Café, comprada especificamente no Caffe Tazza d’Oro, ao lado do Panteão.

 

 

 

 

 

 

 

 

VATICANO

Saímos do hostel às 11 da sexta e tomamos um metro ate o Vaticano. A minha sugestão è não deixar pra ir muito depois disso, pois faz muito sol e a fila è grande, especialmente caso decida ir no fim de semana.

Caso queira entrar na Igreja de São Pedro, já saia de casa com roupas que cubram joelho e ombros. Se for de alcinha vai ter que cobrir com pano/lenço (tem vários pra vender por lá, mas são caros e não tao bonitos, na minha humilde opinião). Eu dei sorte que tinha uma troca de roupa na bolsa, mas com a roupa das fotos não me deixaram entrar não, então cuidado.

Capela Sistina:não conseguimos entrar pois não reservamos com antecedência e a fila de espera era de em torno de 3 horas… Caso você queira pular a fila, pode pagar 25 euros(com a entrada e tudo…só a entrada custa cerca de 15 euros), mas nem sempre esse tipo de ingresso está disponível.

 

roma_vaticanoju

HOTEL: YELLOW HOSTEL

O hostel era ótimo! Meu colega quem o escolheu, de uma maneira bem arbitraria… ele digitou “party hostels Rome” no Google e escolheu o com disponibilidade na nossa data. Eu geralmente sou um pouco mais mão de vaca e olho primeiro os preços, mas mesmo sem essa preocupação não saímos tao no preju (ser cliente genius do booking.com ajuda também), pois paguei cerca de 50 euros por dois dias, sem café da manha. Não è o supra sumo dos preços mas vale a infra-estrutura. Se você è como nós, que não fica no hostel só porque è mais barato, mas porque curte o ambiente e conhecer pessoas novas, passeios e atividades,  então corra para o Yellow!
Limpeza:O hostel è limpinho (ok, as 3 da manha pode ser que o banheiro esteja um sujo, mas è porque os hospedes não ajudam…Caso você vá, limpe sua sujeira e não seja o porquinho da vez).

Cafè:O café da manha, que infelizmente tem que ser pago à parte,  è muito bom e com varias opções que vão desde o cardápio fitness até o tipico eggs and bacon. Para os vegetarianos tem frutas, iogurtes e até panquecas (não confirmei se era vegana, mas acho que podem faze-la assim). Para os veganos as opções são mais limitadas, mas ainda assim algumas opções como frutas e torradas podem “tapar buraco” (not the best, but enough). O preço do café variava entre 3,50 euros(fruta+ água +croissant) e 8 euros (prato completo com batatas, salsicha, ovos, bacon e pão), sendo que nenhum dos meus amigos “ogros” conseguiu terminar o de 8 euros (alimentaria 2 de mim satisfatoriamente, caso eu comesse bacon). Há vários cafés na região caso prefira optar por algo mais baratinho.

 

roma_yellow-hostelbreakfast1Ju

Localização: O Hostel não è central, mas está perto da estação de trem de Termine, ou seja, perto de metro, ônibus local  e trem. O hostel também fornecia aluguel bicicletas para os interessados e biking city-tours.

Quarto: ficamos em quartos com 6 camas. O lençol è deixado em cima da cama, para que você mesmo a arrume (não faça como eu e deixe pra arrumar a cama na volta da festa, no escuro) e as toalhas ficam na recepção, inclusas no preço do hostel. Cada hospede tem um gavetão de metal pra deixar as coisas(tamanho razoável, mas a dica è levar um cadeado com alça grande pois o meu não enganchava na tranca do gavetão por ser pequenininho) e hà cofres, com senha ajustável, pra deixar o passaporte ou coisinhas mais preciosas. A cama è básica e os chuveiros (que, no meu caso, eram compartilhados com todo o andar) são razoáveis… Não tem de que reclamar (só o apoiador de roupas do banheiro que não era muito pratico…então um dia saindo do banho derrubei toda minha roupa de festa na água).

Festa: A melhor parte desse hostel è o bar. Tem festas ótimas, dois ambientes, bebida a um preço razoável(12 euros a jarra de cerveja, deu aproximadamente 5 copos grandes por jarra. Para padrão Roma esta OK). Musica ótima, ambiente bacana. Também organizam atividades como o “party bus”, que è um ônibus que roda por 3 horas e te da direito a 4 drinks e a entrada em uma balada(por uns 20 euros). Eu não fui, mas parecia interessante.

O que eu não gostei: do Staff. Com exceção das meninas do café da manha, que eram muito bacanas, o staff do hostel era muito mal educado e te tratava com  o minimo necessário de atenção e respeito…Nos passaram informações erradas sobre que ônibus pegar e nos mandaram para uma rua de baladas que estava fechada. No ultimo dia eu delicadamente perguntei na recepção se saberiam me indicar algum restaurante por perto para comer um bom Tiramisu e obtive a resposta, seca “entre nos lugares e pergunte se eles tem tiramisu, se disserem que sim você entra e come”. Ou seja, em termos de Staff a nota è próxima a zero, porque ser tratada assim me deixa absurdamente irada.

 

roma_yellow-hostel1Ju

Mais de minha fotos em ROMA:

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo