Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Áustria > Salzburg – Áustria

Salzburg – Áustria

Salzburg, cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais geniais compositores de sempre , e é até hoje uma cidade voltada para a música erudita, com espetáculos e festivais, principalmente no verão. A cidade conservou seu estilo medieval e localiza-se em uma região de grande beleza natural. No verão a cidade é sede de um famoso festival de música clássica, o Festung Hohensalburg, e torna-se um dos points do turismo na Europa. Salzburgo esta localizada numa linda região na curva do Rio Salzach, cercada por montanhas. Seu centro histórico, tombado pela UNESCO em 1997, com suas ruelas estreitas e edifícios da idade média e dos períodos renascentista e barroco, proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

DSC07593A província de Salzburg fica no centro da Áustria, fazendo fronteira com Baviera a noroeste. O acesso a esta bela cidade é feito por redes de auto-estradas ou ferrovias europeias . A cidade de Salzburg fica a 300 kms de Viena, 150 kms de Munique e 440 kms de Veneza.

A cidade natal do gênio da música clássica, Mozart, é considerada uma das mais belas regiões da Europa. Possui do lado esquerdo das margens do Rio Salzach umas das maiores concentrações de obras de arte da arquitetura barroco por metro quadrado comparada às outras cidades no mundo.

Tudo em Salzburg nos leva a relembrar Mozart. O comércio local explora isso para seus empreendimentos. No verão a cidade é sede de um famoso festival de música clássica, o Festung Hohensalburg, e torna-se um dos points do turismo na Europa. Uma das atrações turísticas da cidade é seu Residenz, o palácio dos arcebispos que governavam Salzburg. O palácio abriga uma importante coleção de arte europeia.

Salzburg está localizada às margens do rio Salzach, no limite norte dos Alpes. As montanhas ao sul de Salzburgo contrastam com a planície ao norte. O pico alpino mais próximo – o Untersberg com 1972 metros – está apenas a poucos quilômetros do centro da cidade. O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), dominado por torres e igrejas barrocas e pela massiva Fortaleza de Hohensalzburg, está localizado às margens do rio Salzach. Esta área é cercada por duas montanhas menores, Mönchsberg e Kapuzinerberg, que funcionam como o pulmão verde da cidade.

Atrações a serem visitadas em Salzburg:

Mozartplatz Square
O que hoje é conhecida como a Praça Mozartplatz no coração da cidade velha de Salzburgo, localiza-se ao lado da Neue Residenz , e foi inaugurado o príncipe Dom Wolf Dietrich von Raitenau que ordenou serem demolidas um certo número de casas neste local no início do século 17 para a construção da mesma. A peça central é Mozart memorial por Ludwig Schwanthaler. Foi inaugurada em 1842, uma época difícil para Salzburgo, que sofria com a devastação das guerras napoleônicas. Os dois filhos de Mozart estiveram presentes na inauguração do memorial, a viúva Constanze Mozart von Nissen morreu meio ano antes da conclusão da mesma , em maio 1842 em uma casa na Mozartplatz.

Getreidegasse
O charme da Getreidegasse, a rua principal de comércio em Salzburgo é muito famosa, não só pelas casas estreitas bem alinhads em conjunto, como os atraentes adornos em ferro forjado em suas fachadas, mas também os inúmeros corredores e pátios românticos. O nome “Getreidegasse” sofreu uma transformação interessante. Inicialmente era conhecido como Trabegasse, Trabgasse ou Travgasse, derivado de “Traben” ( trote). Mais tarde, transmutada para Tragasse, Traidgasse, Getreidgasse e, finalmente, Getreidegasse. Assim, a rua originalmente não tinha nada a ver com cereais (Getreide).

Fortaleza de Hohensalzburg - No cimo do Monchsberg, a fortaleza ou Festung de Hohensalzburg domina a paisagem e oferece a melhor panorâmica da cidade para os visitantes. Construída no ano 1077, pelo arcebispo Gebhard e posteriormente ampliada, no século XV, pelo arcebispo Leonhardvon Keutschach, é considerada a maior e melhor preservada cidadela da Europa Central. Reza a história que a sua posição privilegiada (a uma altura de 542 metros) permaneceu invicta ao longo dos séculos. Porém, desde 1892, pode ser alcançada por meio de um funicular, a partir da Festungsgasse. As armas de Salzburgo estão representadas a entrada por um escudo com um leão.
Fortaleza de Hohensalzburg – No cimo do Monchsberg, a fortaleza ou Festung de Hohensalzburg domina a paisagem e oferece a melhor panorâmica da cidade para os visitantes. Construída no ano 1077, pelo arcebispo Gebhard e posteriormente ampliada, no século XV, pelo arcebispo Leonhardvon Keutschach, é considerada a maior e melhor preservada cidadela da Europa Central. Reza a história que a sua posição privilegiada (a uma altura de 542 metros) permaneceu invicta ao longo dos séculos. Porém, desde 1892, pode ser alcançada por meio de um funicular, a partir da Festungsgasse. As armas de Salzburgo estão representadas a entrada por um escudo com um leão.

Praça da Sé
Sua forma fechada fez Praça da Sé um cenário ideal para performances de “Everyman” famoso jogo de Hugo von Hofmannsthal, durante o Festival. Nos meses de Verão, o palco e arquibancada convidam os visitantes a parar para descansar. O mercado de Natal é realizado na praça durante o inverno.
Quem se dirigir à fortaleza, ao funicular ou para o cemitério de São Pedro vai atravessar Kapitelplatz (Capítulo Square). A praça é espaçosa é delimitado a sul pela Catedral, pelo provostry Catedral e palácio arquiepiscopal, no leste, ala do noviço do Mosteiro de São Pedro, no oeste e fábricas do Capítulo Catedral.

Jardim de Mirabell
Trata-se de um jardim barroco do século 17 .Este lugar é principalmente inspirado por estátuas mitológicas gregas. Juntamente com fontes e inúmeras qualidades plantas o jardim cria um lugar agradável para passear e registrar lindas fotos. Aqui é cultivado um belo laranjal datado do ano de 1725. Ele fica aberto diariamente das 9h às até o anoitecer

P1130274
Jardim de Mirabell. A cada estação os responsáveis por este lindo jardim, alterna as cores das flores que são plantadas depois de cada inverno rigoroso.

 

Salzburg foi integrada da Áustria em 1815 pelo Congresso de Viena. A sua geografia é dominada pelos Alpes em quase todo o território, com as grandes montanhas situadas a sul e as altitudes diminuindo para norte onde fica a capital da província. O pico mais alto de Salzburg é o Grossglockner com 3.797 m e fica no Parque Nacional de Hohen Tauern que é partilhado também pelas províncias do Tyrol e Carinthia.
Salzburg é a quarta maior cidade da Áustria com 143.000 habitantes. Apesar de pequena Salzburg é uma cidade célebre por vários motivos. É uma cidade encantadora e pitoresca com diversos palácios, jardins, igrejas e mosteiros. Mas talvez o que a torne mais famosa atualmente é música. De fato, ocorre nesta cidade um dos mais importantes Festivais de Música Clássica da Europa . Salzburg é também conhecida por ser o local onde se passou a história da família Von Trapp, assim como o famoso filme musical A Noviça Rebelde baseado na história dessa família. A cidade tem vários jardins espalhados por todo lado e é também uma das mais frias da Áustria – no inverno, a temperatura chega facilmente abaixo de zero e a neve pode aparecer até mesmo no outono ou na primavera.

Após deixar o Centro Histórico em Salzburg , basta atravessar o rio para encontrar o Palácio Mirabell mandado construir por Wolf Dietrich em 1606 para sua amante Salomé Alt. Dessa união nasceram 15 filhos dos quais 10 sobreviveram. Após a morte de Wolf, Markus Sitticus von Hohenems habitou o castelo e mudou seu nome para Mirabell. Seus maravilhosos jardins foram redesenhados em 1690 pelo Príncipe arcebisto Johann Ernst Graf. Os jardins foram abertos ao público em 1854 pelo Imperador Franz Joseff e hoje fazem parte das atrações turísticas da cidade. O rio Salzach separa a parte nova da “Cidade velha” (Altstadt), tendo esta última sido considerada Património Mundial pela Unesco, em 1996, devido à sua bem preservada arquitetura barroca e à Festung Hohensalzburg (o castelo-fortaleza bem no alto da colina é dos maiores da Europa).

 

DSC07604
Em redor da praça Mozart fica a Catedral e o Palácio Residenz (residência antiga do arcebispo). Perto de Mozartplatz pode apanhar-se o funicular para a colina onde se situa o Castelo Hohensalzburg com 900 anos que oferece uma vista espectacular da cidade e do Rio Salzach. Do outro lado do rio fica o bonito jardim do Palácio Mirabell.

Fonte St. Florian
A fonte do mercado está localizado no centro do Mercado Velho. Foi construída em 1488 para substituir o antigo chafariz ornamental. Sua bacia octogonal foi construída de 1685-1687 e é cercada por dois degraus de mármore. As suas colunas de canto são decoradas com acantos e rosetas, bem como uma grade de arabescos intrincados que repousa sobre a bacia hidrográfica, criada por Wolf Guppenberger em 1583. O brasão de armas da cidade de Salzburg pode ser encontrado na coluna da fonte e a grade de ferro forjado. A estátua de St. Florian von Lorch no topo da coluna da fonte foi esculpida por Josef Anton Pfaffinger em 1734.

Casa de Mozart
Salzburg é a cidade onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais geniais compositores de sempre. A rua Getreidegasse apesar de estreita é uma artéria de interesse fundamental da cidade que liga a Praça Herbert von Karajan, onde ficam as salas de concerto do Festival à Praça Mozart, passando pela Casa-Museu Mozart. Na Praça Mozart tem uma estátua de homenagem ao compositor e centraliza quase toda a animação de rua com as suas esplanadas e o Glockenspiel (carrilhão).

Salzburg, cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais geniais compositores de sempre, e é até hoje uma cidade voltada para a música erudita, com espetáculos e festivais, principalmente no verão.
Ao fundo a casa amarela pertenceu a Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais geniais compositores de sempre, e até hoje a cidade é voltada para a música erudita, com espetáculos e festivais, principalmente no verão.

Dica
Principais pontos turísticos a serem visitados em Salzburg: Hohensalzburg (castelo cujas partes datam de 1077), Festung (Fortaleza), Domplatz (século XVII), Cathedral (Aonde contém performances musicais), St. Peter’s Church (século XII) e Cemitério, Mozart-Wohnhaus (Lugar de nascimento e casa onde o compositor foi criado), Residenz, Festspielhäuser (Hall de Festivais de Salzburg), Trachtenmuseum (Museu de roupas típicas datadas do século XVIII até os dias de hoje), Spielzeug Museum (Museu de Brinquedos) e Hellbrunn Palace (Castelo que possui um zoológico bem próximo).

Alter Markt
A antiga Praça do Mercado (ou Alter Markt) data seu início por volta do ano 1280. Os edifícios medievais, há muito desapareceram, e foram substituídos por moradias em grande estilo barroco ao redor da praça. Sente-se em um café ao ar livre, ou deguste r algumas bolas de chocolate artesanal dos chocolates Mozartkugeln Fürst. “Alter Markt,” o Mercado Velho, no centro histórico da cidade de Salzburg, já estava estabelecido como um centro comercial urbano e mercado no século 13. A praça era conhecida como Ludwig Praça Victor entre 1873 e 1927, após o arquiduque Ludwig Viktor, o irmão mais novo do Imperador Francisco José I, ter se mudado para Klessheim Palace em 1861.

 

DSC07601
Tomando sol – Porque vivem em terras onde o inverno é rigoroso, os europeu de uma modo geral, tiram parte da roupa para tomar sol na beira de seus rios. Em Salzburg não é diferente.

 

Interligados
Os edifícios interligados deram a Salzburg um certo charme arquitetônico. Cada pátio é uma obra de arte em si: colunas, corredores abobadados, capitéis, cornijas moldados, relevos, balaustradas em mármore, gravada nomes e datas de construção. Pérgulas, íngremes e estreitos degraus, bem como arranjos de flores coloridas nas arcadas criar uma atmosfera única . A passagem Haus e a Praça Universitária são provavelmente a passagem mais frequentada. Uma impressionante Madona com o Menino está localizado em um nicho escuro. Uma placa também comemora a estadia do líder socialista alemão August Bebel. Os pátios, a maioria dos quais são decorados com arcadas, são uma necessidade absoluta para se ver quando visitar a cidade.
Monumento barroco
Aqui encontramos uma fonte considerada a mais bela da cidade de Salzburgo e, certamente, merece um olhar mais atento: quatro cavalos bufando parecem brotar da rocha . Três golfinhos se equilibram na bacia superior. A bacia do alto tem um Triton, com um jato de água disparado para o ar em sua trombeta concha. A obra foi encomendada pelo Arcebispo Guidobald Thun, um entusiasta da fonte que é considerada um dos mais significativos monumentos do barroco na Europa de hoje. A obra é atribuída ao escultor italiano, Tommaso di Garone.
Praça da Residência
É um magnífico pátio especialmente entre a residência arquiepiscopal no coração da parte antiga da cidade de Salzburgo. É limitado pela nova residência com seu carrilhão, a Catedral, a antiga residência e uma linha contínua de moradias, hoje as lojas de habitação, uma padaria e um café.

Catedral da Cidade (Domplatz)
A Catedral é uma homenagem a São Roberto de Salzburg, fundador da cidade. Construção barroca do século XVII foi erguida em terreno outrora palco de muito sofrimento envolvendo celtas e romanos. Há notícias de que sua construção data do ano de 774. Em 872 o edifício foi atingido por um raio e incendiou. Três anos após iniciou-se sua reconstrução. Duas torres foram erguidas entre 1106 e 1147. Fato interessante foi sua demolição por ordem do príncipe – arcebispo Wolf Dietrich von Raitenau após várias tentativas frustradas de reconstrução da igreja, seriamente danificada em 1598. Dietrich era benfeitor e defensor da arquitetura moderna do barroco italiano. O arquiteto italiano Vincenzo Scamozzi então foi contratado para elaborar um novo prédio totalmente no estilo barroco. A pedra fundamental foi lançada em 1614 pelo sucessor de Dietrich, Markus Sitticus. Santino Solari finalmente deu a atual forma à basílica, construindo parte dela sobre alicerces da antiga basílica que podem ser vistos nas escavações sob a catedral, bem como mosaicos da época em que no local funcionava o fórum romano da cidade de Juvavum. Durante a Segunda Guerra Mundial uma bomba destruiu a cúpula do transepto, recuperada em 1959.
Coluna Imaculada
Modelada a partir das Imaculadas Colunas em Viena e Munique, a estátua da Virgem Maria é o foco de atenção na Praça da Catedral. Maria Imaculada foi encomendada pelo arcebispo Sigismund Graf Schrattenbach. É o trabalho do Wolfgang irmãos e Johann Baptist Hagenauer, uma mistura de escultura em mármore e ferro fundido. A estátua de Maria Imaculada é entronizadoaem uma “montanha de nuvens”, feita de mármore Untersberg e um globo. É cercada por figuras alegóricas dos quatro lados: Anjo, Diabo, Verdade (Sabedoria) e da Igreja. Uma placa ao lado da Catedral explica seu significado: o mistério da Imaculada Conceição foi tão grande que causou os anjos para o prazer, a sabedoria humana para desaparecer, o diabo a rosnar na inveja e da Igreja triunfante para se alegrar. Desde o centro das arcadas de frente para a Igreja Franciscana da Imaculada classicista coluna é posicionada no eixo central da Catedral. Ele praticamente se conecta com os anjos, na fachada da Catedral e parece usar a coroa montada no prédio.
Capítulo Square é um local de atividade concentrada na cidade antiga de Salzburgo: as pessoas jogam um jogo de xadrez com peças de xadrez gigante, um número grande de barracas de vendas e a colorido “Sphaera”, uma obra de arte por Stephan Balkenhol, preenchem o local com muita vida.
Residenzplatz
Praça da Residência, hoje é um local popular para esportes ou grandes eventos musicais , incluindo transmissões públicas dos jogos de futebol, shows ao vivo e festas de Réveillon. A Praça da Residência serve também como cenário para a Feira de São Rupert, em setembro e um mercado de Natal, durante a época em questão.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo