Você está aqui
Home > EUROPA > Europa > Espanha > Toledo > Toledo – Espanha

Toledo – Espanha

Toledo é uma cidade medieval a 70 km de Madrid e contornada pelo rio Tejo (o mesmo de Lisboa). O centro histórico  deve ser percorrido a pé e muitas são as portas de acesso ao seu interior. A arquitetura militar, podem  ser contempladas com muita atenção. Normalmente, a porta de entrada mais utilizada pelos visitantes é a denominada Porta Nova de Bisagra, cujo nome a distingue da Velha Porta de mesmo nome, localizada em suas proximidades. Com um ar medieval, Toledo encanta os que dela se aproximam. Da ponte que leva a entrada principal é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. Localizada no alto de um morro, ladeado por um rio e áreas verdes… é o cenário perfeito para compor uma paisagem deslumbrante. Uma outra ótima opção é viajar de trem para Toledo, já que o AVE, serviço de alta velocidade da Renfe, a estatal espanhola que administra as ferrovias do país, conecta Madrid e Toledo em apenas 30 minutos.

toledo01
Puente de Alcantara e Puerta de Doce Cantos – Antes de chegar a esta que é uma das pontes mais impressionantes da cidade, você terá vistas maravilhosas de Toledo e seus monumentos. A ponte, juntamente com a majestosa Puerta de Doce Cantos, o portal que dá acesso à cidade, formam uma paisagem única que causa uma primeira impressão de Toledo que você certamente nunca irá esquecer.

 

toledo02
Situada junto às muralhas da cidade, é uma Porta monumental, de origem árabe, bem como seu nome (Bib-xacra). Foi levantada no séc. XI e reformada no XVI pelo arquiteto Alonso de Covarrubias. Em sua parte superior e que dá para o interior, vemos o escudo de Carlos V. No lado externo, aparece um grande escudo da cidade Imperial, com sua inconfundível águia bicéfala.

 

toledo08
Situada numa colina sobre o rio Tejo, as suas muralhas abrigam uma riquíssima herança cultural, arquitetônica e artística que provém das culturas muçulmana, cristã e judaica, que ali conviveram em relativa harmonia e expressaram um conjunto de influências medievais e renascentistas.

 

toledo04
A Porta Velha de Bisagra é conhecida também pelo nome de Porta de Alfonso VI, pois a tradição conta que foi por esta porta que o dito rei penetrou na cidade após sua reconquista em 1085. Conserva em grande parte sua estrutura primitiva. Na sua fachada exterior, observa-se um curioso Arco de Ferradura. Corresponde a uma ampliaçao da muralha e um excelente exemplo da arquitetura militar muçulmana. Tratava-se da principal porta de acesso à cidade durante a ocupação árabe.

 

Catedral de Santa Maria

Dos numerosos monumentos da cidade, o mais conhecido é a catedral: erguido no local de uma igreja visigótica e de uma mesquita. O Alcázar domina o cenário de Toledo, mas boa parte dos melhores e mais esplêndidos tesouros da cidade estão na grandiosa Catedral. Iniciada no século 13, apesar de ter uma arquitetura predominantemente gótica, possui elementos de vários outros estilos, incluindo o barroco. Não são poucos os destaques da imponente igreja, mas o incrivelmente decorado retábulo do altar-mor, o ostensório mantido no tesouro maior e a iluminada escultura El Transparente são joias inesquecíveis. São igualmente imperdíveis os trabalhos no coro, no silencioso claustro e na impressionante sacristia, repositório de obras de Caravaggio, Ticiano, Goya, Rubens e, é claro, El Greco. Altamente recomendado., o templo, construído entre 1226 e 1493, deve a mistura de estilos à longa duração dos trabalhos.

toledo07
O visitante que contempla a catedral pela primeira vez certamente se impressionará com a esbelta torre-campanário, que medindo 92m de altura, se tornou uma das referências visuais do centro da cidade. Possui 2 partes, sendo a inferior de planta quadrada e a superior de planta octogonal. Foi a única construída das duas que estavam previstas para realçar a fachada. A influência da música na catedral foi decisiva para a música religiosa espanhola. Também inspiradora, a arquitetura de Santa Maria de Toledo converteu-se no modelo para as demais construções sacras do país, como as Catedrais de Sevilha, Cádiz e Mallorca, e como previsto, o Império Espanhol levou o modelo mais além, condicionando as que foram construídas no continente americano.

 

Catedral Primada

A Catedral de Toledo é o ponto central da cidade, e, em torno dela, existem inúmeras ruas estreitas charmosas, repletas de lojas que vendem desde de antiguidades a produtos locais. A catedral foi construída no século I por São Eugênio, e depois passou pelas mãos dos muçulmanos durante a invasão árabe, quando foi transformada em uma mesquita, sendo finalmente retornada aos cristãos e reconstruída na arquitetura gótica que vemos hoje em dia.  Situada na praça onde também estão localizados a Prefeitura e o Palácio Arcobispal, a Catedral de Toledo se destaca por sua magnificência.  A Catedral de Santa Maria de Toledo, também chamada de Catedral Primada e sede da arquidiocese da cidade, é considerada  um dos expoentes máximos da Arquitetura Gótica na Espanha.Sua construção iniciou-se em 1226 durante o reinado de Fernando III “El Santo” e através do incentivo do Arçobispo Rodrigo Ximénez de Rada. A catedral foi levantada sob os alicerces da antiga basílica Visigoda do séc. VI, que por sua vez também foi utilizada como mesquita maior durante a ocupação muçulmana.

 

toledo17
A CATEDRAL DE SANTA MARIA DE TOLEDO é uma das maiores de todo o mundo cristão, dada suas enormes dimensões, de 120X60m e, seguramente, uma das mais ricas, tal a quantidade de obras de arte de que é depositária. O interior é formado por 5 naves e um duplo deambulatório, espaço que designa a continuação das naves laterais e que contorna o presbitério.

 

A antiga capital da Espanha é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. Perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo impressiona com as suas belezas naturais, prédios grandiosos e a sua arquitetura de influências árabe e gótica.

 

Plaza del Ayuntamento

A praça que abriga a prefeitura de Toledo, El Ayuntamento, como não poderia deixa de ser, é um primor. O prédio da prefeitura em si é belíssimo, com suas duas torres simétricas adornadas por tetos angulares e cruzes.

toledo15
A praça funciona como o coração pulsante da vida social dos cidadãos da cidade, e, aos finais de semana, você certamente verá dezenas de locais brincando ou conversando na praça e também outros tipos de comemorações, como casamentos, já que a prefeitura fica de frente para a catedral. Por sinal, aquele lado da imenso da igreja parece ser o mais bonito de todos, já que cada uma das suas laterais é mais diferente que a outra.

 

 

toledo09
Em Toledo, nem tudo é o que parece. Vários prédios que antigamente eram igrejas, hoje em dia foram transformados em teatros, museus e salas de concertos. Este é o caso com a antiga igreja de São Marcos, hoje um centro cultural e sede do Arquivo Municipal da cidade. Se você não tiver tempo para conhecer o seu interior durante sua visita à Toledo, aproveite para caminhar em volta do prédio, já que é uma estrutura bastante interessante, tanto por causa do seu domo imenso, quanto por causa sua entrada medieval imponente.

 

toledo03
Porta de Alcántara, construída no séc. X e reformada durante a época cristã. Situada junto à ponte homônima, era o local por onde entravam as pessoas e mercadorias na Idade Média.

 

Veja mais fotos de Toledo:

Deixe uma resposta

Topo