Você está aqui
Home > CANADÁ > Toronto – CN Tower

Toronto – CN Tower

Sem nenhum outro objetivo que não compartilhar experiências, venho escrevendo aqui dicas e curiosidades de nossas viagens pelo mundo. Não são roteiros de uma especialista. São pequenos relatos de dois viajantes comuns. Eu e meu marido adoramos viajar e sempre alguma dica poderá ser útil para você em sua próxima viagem.

TORONTO

Localizada a noroeste do lago Ontário, Toronto é a maior cidade do Canadá, além de ser o principal centro financeiro do país. Com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes em seu núcleo urbano e uma área metropolitana com mais de 6 milhões de habitantes, praticamente a metade da população de Toronto nasceu fora do Canadá. Nessa cidade você poderá aproveitar um pouco de tudo que o Canadá oferece de melhor, contando com a efervescência cultural de uma moderna metrópole e, ao mesmo tempo, estando a dois passos dos mais genuínos parques naturais do Canadá. Lá você não pode mesmo deixar de subir  na CN Tower, uma das estruturas mais altas do planeta, de onde terá a oportunidade de apreciar uma impressionante vista da cidade.

CN TOWER

A CN Tower é certamente a atração turística mais visitada em Toronto, além de ser o principal cartão postal e o símbolo da cidade. A CN Tower do Canadá, também conhecida como Canadian National Tower, é uma das estruturas mais altas do mundo, alcançando 553,33 metros em seu ponto mais alto, mas os observatórios ficam em alturas menos vertiginosas. O primeiro mirante (“Look Out level”) está a 346 metros do chão. O segundo (“Sky Pod”), a 447 metros. Durante a subida, a primeira parada é o Piso de Vidro, que fica a 342 metros de altura. Trata-se de uma plataforma de observação exterior cujo chão é totalmente de vidro. Construída em 1976 a torre é o símbolo máximo da cidade de Toronto, no Canadá. Do seu topo dá para esquadrinhar os outros arranha-céus da cidade, que, vistos lá de cima, parecem brinquedinhos Lego.  A localização é bem no centro da cidade, perto do lago e a poucas quadras da Union Station, a estação ferroviária.

toronto_cntower16c

TORRE

toronto_cntower16bEssa torre atrai anualmente mais de dois milhões de visitantes. A construção da torre teve início em 1973, sendo inaugurada três anos depois. O motivo de sua construção era o de melhorar a rede de comunicações da cidade, cuja qualidade havia diminuído devido à construção de grandes arranha-céus. Além dos elevadores, uma escadaria metálica também dá acesso ao último andar da torre (onde se encontra o Sky Pod). No entanto, subir os 1.776 degraus dessa escadaria é um desafio que poucos se atrevem a vencer. Se você não for amante das alturas, também poderá comer no Marketplace, um restaurante instalado na base da torre.

 

OLHARES
Em um dia claro você avista quilômetros e mais quilômetros no horizonte. Olhe para baixo e verá Toronto aos seus pés, literalmente – com direito inclusive à vertigem. Tem chão de vidro para os mais ousados. A sigla CN vem de Canadian National, a empresa nacional ferroviária que construiu a torre de 553 metros em 1976, para ser uma antena de telecomunicações. O centro da haste de concreto é oco e da mais alta plataforma de observação pode-se sentir a torre oscilar com o vento. Não será a maior torre sem sustentação de cabos por muito mais tempo – a Burj Dubai deve superá-la em altura ainda este ano.

INFORMANDO

  • Para ter uma ideia do tamanho da CN Tower, a Estátua da Liberdade tem 93 metros (46 só de estátua) e o Cristo Redentor tem 38 metros (aprox. 700 metros se contarmos com o morro inteiro).
  • Ainda como comparação de altura, a Torre Eiffel tem 317 metros de altura, ou seja, a CN Tower no Canadá é grande mesmo!!!
  • Na verdade eu poderia ter dito que ela foi a maior do mundo desde sua construção em 1975 até 2005 quando foi ultrapassada pela Burj Dubai, localizada onde você está imaginando mesmo, mas preferi fazer a comparação com outrosmonumentos altos e famosos para demonstrar a imponência da torre canadense.
  • Desde o início a administração da torre, que é privada, descobriu que era mais lucrativo explorá-la como atração turística do que como base de aluguel para antenas, mas ainda hoje ela é a melhor opção para “pendurar uma anteninha” no Canadá.
  • A Torre CN é composta de várias subestruturas. A parte principal da torre é um pilar de concreto oco hexagonal contendo os seis elevadores, escadarias e potência e conexões de encanamento.

 

Eu e meu marido Manuel Lahóz na entrada da CN Tower
Eu e meu marido Manuel Lahóz na entrada da CN Tower

 

As filas não são grandes porque existem vários guichês para os ingressos.
As filas não são grandes porque existem vários guichês para os ingressos.

 

VOCÊ ESCOLHE ENTRE TRÊS TIPOS DE INGRESSOS:

– Observation Experience leva apenas ao Look Out level (23 dólares canadenses; crianças, 15 dólares canadenses)
– Observation Experience Plus dá direito também ao Sky Pod (29 dólares canadenses; crianças, 25 dólares canadenses)
– Total Experience também inclui um filme em 3D e uma “movie ride” à la Epcot Center (35 dólares canadenses, todas as idades)

 

MARAVILHA DO MUNDO MODERNO

Em 1995, a CN Tower foi declarada uma das modernas Sete Maravilhas do Mundo pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Ele também pertence à Federação Mundial das Grandes Torres. Até a inauguração do Burj Dubai a CN Tower era a torre mais alta do planeta. Hoje é apenas a mais alta do Ocidente. Guinness Book à parte, ela é o Cristo Redentor de Toronto, o marco que você procura no horizonte.

FISCALIZAÇÃO

Inspeção necessária para evitar que os afoitos por terrorismo, instale uma bomba lá no alto.
Inspeção necessária para evitar que os afoitos por terrorismo, instale uma bomba lá no alto.

CN TOWER ESTAURANTE

Há três restaurantes: o 360, que é rotatório e mais caro, e fica um pouco acima do primeiro nível (a 351 metros); o Horizons e o Far Coast Café,  localizados no Look Out level. Um outro lance da subida é a Plataforma de Observação Interna e a um dos restaurantes da CN Tower, o 360, ambos situado a 346 metros de altura. No entanto, a grande atração dessa torre é, sem dúvida, a possibilidade de subir 100 metros mais e assim chegar à plataforma de observação mais alta do mundo: a Sky Pod. Situada a 447 metros de altura, essa plataforma oferece uma impressionante vista, tanto da cidade como de seus arredores. Além da vista, mais duas atrações da CN Tower têm apelo vertiginoso.

 

CHÃO DE VIDRO

A primeira é a sala com chão de vidro. Pode ser difícil ficar sobre ele e olhar para baixo naquela altura absurda. Dá uma certeza forte de que o vidro vai, sim, se romper sob os pés. E aí aparece uma criança para pular sobre o chão transparente, rolar e rir da cara de quem se apavora com a situação. A segunda é o elevador de descida. Quem está dentro não percebe, mas o negócio cai na velocidade de um paraquedas. A entrada sai por 33 dólares canadenses. No caso de comer no 360 Restaurant, prepare-se para menus deliciosos e preços compatíveis com a excelência do local.

NOSSO MOMENTO ESPECIAL

Aqui fomos comemorar nosso aniversário de casamento no restaurante 360º de Toronto que foi aberto com a ideia de oferecer a seus clientes uma cozinha de alta categoria em todos os sentidos. Localizado no alto da famosa torre de comunicações CN Tower, esse restaurante proporciona a cada um de seus clientes o luxo de saborear uma deliciosa refeição enquanto aprecia uma impressionante vista da cidade.
Aqui fomos comemorar nosso aniversário de casamento no restaurante 360º de Toronto que foi aberto com a ideia de oferecer a seus clientes uma cozinha de alta categoria em todos os sentidos. Localizado no alto da famosa torre de comunicações CN Tower, esse restaurante proporciona a cada um de seus clientes o luxo de saborear uma deliciosa refeição enquanto aprecia uma impressionante vista da cidade.

 

Situado a mais de 351 metros de altura, o restaurante 360 oferece um cardápio elaborado, acompanhado de uma boa seleção de vinhos canadenses e internacionais. Por falar em seleção de vinhos, a adega do restaurante 360 entrou  para o livro Guinness dos Recordes na categoria de “Adega mais alta do mundo”, a 300 metros de altura.

 

Dentro da CN Tower: No alto, existem confortáveis toiletes e o restaurante 360 º. Percebe-se o porquê do 360 do nome, né? Ele gira em torno do seu centro. A velocidade? Pouca. Mal dá para perceber se o olhar não estiver fixo em um marco da janela ou na divisória entre o chão central e o periférico.
No alto, existem confortáveis toiletes e o restaurante 360 º. Percebe-se o porquê do 360 do nome, né? Ele gira em torno do seu centro. A velocidade? Pouca. Mal dá para perceber se o olhar não estiver fixo em um marco da janela ou na divisória entre o chão central e o periférico. Além da comida, certamente o que chama atenção é o fato do restaurante ser giratório: a cada 72 minutos ele dá uma volta completa e, o melhor de tudo, você nem sente o movimento!

 

Durante a subida, a primeira parada é o Piso de Vidro, que fica a 342 metros de altura. Trata-se de uma plataforma de observação exterior cujo chão é totalmente de vidro.
Durante a subida, a primeira parada é o Piso de Vidro, que fica a 342 metros de altura. Trata-se de uma plataforma de observação exterior cujo chão é totalmente de vidro.

 

Eu tive medo de pisar no vidro, mas meu marido Manuel Lahoz ficou muito descontraído e me deixou bastante nervosa.rsrsrs
Eu tive medo de pisar no vidro, mas meu marido Manuel Lahoz ficou muito descontraído e me deixou bastante nervosa.rsrsrs

 

ABERTURA

A CN Tower foi aberto ao público em 26 de junho de 1976, embora a data oficial de abertura foi 1 de outubro.
Os custos de construção de cerca de US $ 63 milhões ($ 330 milhões em 2005) foram reembolsados em quinze anos. Canadian
National Railway vendeu a torre antes de tomar a empresa pública em 1995, quando decidiram se desfazer de todas as operações que não estavam diretamente relacionadas com a sua empresas de transporte marítimo de mercadorias essenciais.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo