Você está aqui
Home > AMÉRICA DO SUL > Valle Nevado sem neve

Valle Nevado sem neve

No coração da região dos Andes, bem perto da cidade de Santiago, esta a maior estação de esqui da América do Sul e provavelmente o mais moderno do Chile. Valle Nevado está 3.205 metros sobre o nível do mar . A uma hora de Santiago, o resort de Valle Nevado abriga uma estação de esqui com 39 pistas com quatro diferentes níveis de dificuldade e catorze teleféricos para subir aos setores exclusivos para prática do esporte, incluindo a primeira telecabine do Chile. No total, o visitante conta com 40 quilômetros de pista espalhadas por uma área esquiável de 900 hectares.

valle-nevado_41
Pode parecer estranho ir a um lugar chamado “Valle Nevado”, sem neve. Mas nem todo mundo tem a oportunidade de visitar o Chile – e o Valle – na sua alta temporada, que é o inverno. Então, é melhor aproveitar para conhecê-lo assim mesmo. E vale a pena! Os hotéis não funcionam fora da temporada de neve, portanto, só se pode fazer uma visita bate e volta e foi o que fizemos. Você vai encontrar uma paisagem totalmente diferente daquela dos cartões postais, quando tudo está branquinho.

Aberto durante o ano todo, este resort de montanha foi inaugurado em 1988 e forma com as estações El Colorado e La Parva, a região conhecida como “os três vales dos Andes” com 10.700 hectares de terreno esquiável e 107 quilômetros de pistas. No Valle Nevado mesmo só existem 4 opções de hospedagem, que são 3 hotéis e alguns prédios de apartamentos de temporada.

valle-nevado_34
O charme da região está justamente em perceber que a cada época do ano que você for, encontrará um Valle diferente e com atrações diferentes. E são diversas atividades que se pode fazer por lá no verão. Pra começar, a própria viagem até lá já faz parte do passeio. A estrada que leva até o Valle é uma das mais diferentes que você pode conhecer; afinal, sobe-se cerca de 2.500 metros em cerca de 30 km!

Neve em pó, 34 pistas e pendentes preparadas com um desnível que alcança os 810 metros e terminam nos maravilhosos prados andinos e áreas fora de pista com excelente neve virgem. Vale Nevado é um lugar ideal para esquiar e praticar snowboard, heli-ski ou ainda fora de pista, realizar atividades como asa delta e safáris de esqui. Para os snowboarders, o snowboard park de Valle Nevado, de 100 metros de longitude e 50 de largura, oferece pistas especiais: Half Pipe e Border Cross, e estão junto ao teleférico La Escondida. Desde do ano 2003, Valle Nevado e a sede da Copa do Mundo FIS de Snowboard, única estação esportiva escolhida na América do Sul.

valle-nevado_72
O único restaurante que fica aberto fora da estação é o Bar Lounge. Você pode tomar um café, um chocolate quente ou almoçar, com uma vista linda das montanhas ao fundo. Pode também, quem sabe, jogar conversa fora com um grupo de amigos tomando uma cerveja chilena.

A programação de entretenimento do resort inclui piscina aquecida animada por DJ, spa, lojas para aluguel e venda de produtos para neve, espaço infantil e até uma sala de cinema. A Cordilheira dos Andes possui uma variedade enorme de espécies, entre as quais se destaca o cóndor, a ave nacional, que faz seus ninhos em meio às rochas de nossas montanhas e que sem duvida você poderá vê-lo sobrevoando os céus de Valle Nevado.

valle-nevado_12

“El Dorado” dos esportes de inverno, assim o chamam o Valle Nevado, que está apoiado na infraestrutura hoteleira e gastronômica. Qualidade, um ótimo serviço e a hospitalidade chilena distinguem seus hotéis e restaurantes, também promete junto ao fitness center os melhores espetáculos organizados para férias de inverno inesquecíveis.

valle-nevado_01b

A somente 46 quilômetros de Santiago, pela estrada asfaltada de Farallones que percorre 32 quilômetros até o desvio para Valle Nevado. Desde deste ponto são 14 quilômetros para chegar a estação. Durante o inverno o transito de 8h à 14h é exclusivamente de subida, e de 14h até as 20h é só para a descida. O uso de correntes nos pneus e obrigatório nos caminhos montanhosos.

valle-nevado_01d

Em geral a temporada de neve vai do meio de junho até o final de setembro, mas o dia exato varia a cada ano. Em 2015 a temporada oficial no Valle Nevado começa no dia 26 de junho e vai até o dia 25 de setembro. Para confirmar a temporada de cada ano, entre sempre no site oficial do Valle Nevado. Atividades: Esqui, snowboard, heli-ski, asa delta, helisurf, motonieve, trenó, e caminhadas. Serviços: Alojamento, gastronomia, entretenimentos e transportes.

valle-nevado_37

É possível também fazer aulas de esqui em uma escola que conta com noventa instrutores, alguns deles dominando bem o português. Para quem quiser passar mais de um dia, há um hotel com acesso direto às pistas e outros dois a poucos metros dos setores de esqui, cujas diárias incluem também meia-pensão. Para grupos, uma boa pedida pode ser alugar apartamentos mobiliados para até oito pessoas.

valle-nevado_76

O hotel Valle Nevado, possui quartos com vista para a cordilheira, que parece um quadro pintado a mão. A estrutura deste lugar, faz ser o preferido dos turistas que chegam ao país na procura de aventuras na neve.

valle-nevado_16

Em tese de outubro a maio , somente há neve nos cumes mais altos, inacessíveis. Isso pode variar muito de ano para ano, mas em geral em outubro a neve começa a derreter e só retornará em junho do outro ano. Apesar de eventualmente ainda poder ter bastante neve em outubro ou já ter começado a nevar em maio, isso não é garantido. Já entre novembro e abril (verão/primavera lá) a possibilidade é praticamente nula. Então, se o seu objetivo é ver e brincar na neve, programe a sua viagem para o período entre junho e setembro.

valle-nevado_01c

A estrada para lá é bem sinuosa e estreita e, com neve, torna-se especialmente difícil. São 40 curvas iniciais até chegar à entrada para Farellones e ao desvio para o Valle Nevado, e aí são mais 17 curvas. Conta-se como “curvas” aquelas com quase 180º, o resto é “linha reta”. De qualquer forma, deve-se deixar o carro estacionado um pouco antes e fazer todo o resto – os caminhos entre os hotéis e as atrações – a pé.

Veja mais fotos do Valle Nevado:

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo