Você está aqui
Home > EUROPA > Países Baixos > Volendam – Holanda

Volendam – Holanda

Se eu puder escolher uma palavra para definir essa cidade para dizer o que é  Volendam, eu escolho “magia”. Isso mesmo… magia. Volendam é uma cidade mágica.  Estávamos em casa assistindo a um programa de turismo na GNT, e a apresentadora mostrou o local…. fiquei encantada. Disse para o meu marido  Manuel,”…. vamos para lá quando estivermos na Holanda…” e foi o que fizemos.

volendam36jpg
Os pescadores locais são contadores de histórias natos, segundo uma lenda por eles contada, o porto surgiu com o estranho romance entre a bela filha de um fazendeiro e um cavalo, que a raptou e sumiu nas ondas. Os rapazes da região saíram de barco à procura da donzela e pararam para pescar, nascendo assim a vila.

 

volendam32jpg
O vilarejo situado a apenas 20 minutos de carro de Amsterdam ou, uma hora de bicicleta para os que gostam do ciclismo, tem um pequeno e lindo porto e casas com janelas coloridas construídas no século XVII. A pronuncia é Folendam, porque na Holanda o V tem som de F. Há muito mais para ver e se encantar na Holanda com suas plantações de tulipas, moinhos de vento e coloridas e românticas casas-barco. A terra da laranja mecânica, sapatos de madeira, Van Gogh e congestionamentos de bicicletas é um país de belas paisagens e clima ameno, destino superbacana para quem busca alternativas diferentes na Europa e descolado para turistas jovens, que querem aliar lazer com estudos.

Vestuário

Volendam é famosa por seus trajes tradicionais como o a da mulher abaixo na foto. Não é surpresa portanto, o comércio turístico ter ser tornado a principal fonte de rendimento da aldeia. Os habitantes mais velhos ainda tem orgulho de usar seus trajes antigos – para homens as calças folgadas de lã, e as mulheres, vestidos floridos, com listras e babador, um colar de coral e, quando apropriado para o clima, um lenço com riscas azuis e brancas. Aos domingos e feriados as mulheres usam o famoso chapéus alado de rendas, que durante a semana é muitas vezes substituído por um simples algodão.

volendam18jpg
Vilarejo: Com apenas 20 mil habitantes, Volendam mantém velhos costumes. Até hoje encontramos pessoas vestidas no típico traje holandês da região e seus sapatos de madeira. Do tamanho do Estado de Sergipe, a Holanda não exige mais que 20 dias de tour para ser desvendada. Então aqui os municípios são pequenos mesmo.

 

volendam30jpg
Na verdade a Holanda não possui apenas um traje típico, mas sim grande variedade de trajes regionais, que tiveram sua origem nas modas quotidianas por volta de 1600, adaptadas às diferentes regiões e ao desejo de distinguir à primeira vista o forasteiro. Os trajes mais conhecidos são dos antigos centros pesqueiros de Volendam , descrito acima e Marken, ao norte de Amsterdam.

 

volendam17
Volendam  tem como atrativos a culinária local e as pessoas que ainda se vestem com trajes típicos. Alguns hotéis têm bela decoração que remete ao lado mais proletário da Era de Ouro das navegações holandesas. Não perca os pratos feitos com enguia defumada, uma iguaria local.

 

volendam40jpg
Por volta de 1.357 os holandeses construíram um dique ao Norte de Edam, dando origem ao porto de Volendam que localiza-se à margem do maior lago holandês, o Ijselmeer, e é muito procurada por velejadores e praticantes de pescaria. Lá é possível alugar veleiros pequenos ou grandes, e barcos especiais para pesca. O passeio tradicional é feito no botter, uma embarcação antiga , larga, com muitas velas, disponível para aluguel (até 15 pessoas). Nela, pode-se velejar e conhecer outras cidades históricas da redondeza.

 

volendam26jpg
Volendam é pequena, com 20 mil habitantes, situada às margens do “Ljsselmeer”, o maior lago da Holanda. Na entrada da cidade há um grande moinho de vento. A cidade é muito linda e possui várias lojas de souvenirs, bares e cafés.

volendam39jpg

volendam02
Quando saímos de Volendam, retornando para casa deos amigos Hendrik (Holandês) e Maria (Brasileira) paramos para conhecer uma fábrica de tamancos. O complemento mais característico dos trajes típicos holandeses é o tamanco de madeira. O povo holandês, ao contrário do que se pensa, não usa tamancos. Alguns o adotam porque ele protege os pés contra o frio e a umidade inerente ao solo holandês. São também mais seguros no chão molhado e escorregadio. É um calçado barato e resistente. São chamados de “Klompen” pelos holandeses por fazerem o som de clomp, clomp ao andar. Os tamancos são fabricados com madeira macia de choupo ou salgueiro.

 

volendam30jpg

volendam41jpg

volendam42jpg
As muitas pontes, diques, moinhos e instalações de bombeamento constituem uma paisagem única na Holanda que é um país muito plano e baixo, do qual cerca de um quarto de seu território se encontra abaixo do nível do mar, chegando a algumas regiões atingir até 6,7metros. Daí vem à designação NEDERLAND “terra baixa”, ou Países Baixos. Atualmente, os Países Baixos estão protegidos não só por barragens, mas também por dunas e diques. Os holandeses têm de estar sempre atentos ao estado do mar. Quando necessário, eles elevam os diques, caso contrário, grande parte do país pode ficar inundado ,

 

 

volendam35jpg

Veja aqui mais fotos de Volendam:

Artigos similares

Topo