Embora vulgarmente chamada “La Coruña” em espanhol, a designação galega “A Coruña” mantém-se como o seu nome oficial. Quem se lembra da cidade pelo time Real Club Desportivo La Coruña, sabe que alguns brasileiros já atuaram por lá: Bebeto, Djamilnha e Mauro Silva, entre outros. Esta é uma cidade portuária. Aliás, fica nela o maior porto da Galícia, o mais antigo farol em funcionamento do mundo – O Hércules -, construído no século II pelo imperador romano Trajano, uma cidade antiga lindíssima, também romana, praias propícias para o surfe e esportes náuticos e as famosas galerias galegas, marca da arquitetura da região . A cidade fundada a oito séculos tem uma história consistente – foi de lá, por exemplo, que saíram milhares de galegos rumo à América (incluindo o Brasil) entre os séculos 19 e 20.
Farol de Hercules
O farol romano tem tanta importância histórica que foi escolhido pelo conselho do patrimônio espanhol como representante daquele país na Unesco. A aparência atual do farol que orienta embarcações numa das costas mais perigosas do mundo, a costa da Morte, data do século 17, quando a torre foi restaurada pelo rei Carlos 3º, depois de passar séculos desativada. Antes de ser abandonado, durante a Idade Média, o farol era considerado um dos mais importantes do mundo. No mapa-mundi do beato de Burgo de Osma, de 1086, o farol de Hércules tem o mesmo destaque que o reservado ao farol de Alexandria, já desaparecido.
Estatua de Breogan
Nota histórica/lendária: conta a lenda que Hércules derrotou um monstro chamado Gerión na zona onde posteriormente se ergueu a Torre de Hércules, em sua homenagem. A caveira que vemos quer na bandeira da Coruña, quer na rosa dos ventos do parque da torre representa a vitória de Hércules sobre o dito monstro Gerión. Tal como María Pita, que participou na batalha para derrubar os britânicos quando estes atacaram a cidade, Hércules é um herói para os coruñeses.
Passeio Marítimo
La Coruña ou A Coruña situada na região da Galícia (Norte) é passagem para Santiago de Compostela, um dos destinos mais procurado do turismo espanhol. Mas La Coruña é um destino histórico, atlântico e cosmopolita. A cidade milenar situada a Noroeste da Península Ibérica possui uma riqueza cultural que merece ser visitada. A começar pela Cidade Velha, onde fica o centro histórico com suas construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade; o Convento de San Domingos; e o Conselho, localizado na Praça Maria Pita, de 1860.
Forte de San Antón
Vale lembrar àqueles que gostam de explorar o lado histórico das cidades, que La Coruña tem um bom número de museus e uma ampla riqueza cultural, com teatros, espetáculos, cassinos, além de compras, bares, cafés e — claro — restaurantes. Aliás, a gastronomia é um dos pontos que mais chamam a atenção, já que não apenas a cidade, mas a região da Galícia, é conhecida pela sua cozinha, com ênfase nos pratos à base de peixes e frutos do mar.
Atualmente a cidade de La Coruña tem 10 metros quadrados de parques e jardins para cada cidadão, ou seja, que há cerca de 2,5 km ² de área ajardinada, que foi substancialmente mais elevada, dado o pequeno tamanho do município e dados também excelente desde o taxa buildability (número de terrenos urbanos construídos ou utilizados pela prefeitura) é cerca de 50%.
La Coruña tem um conjunto de museus dedicados à ciência: o Aquarium Finisterrae, a Casa das Ciências, com o Planetario, e a Domus, ou Casa do Home e o Museo de Belas Artes.
Quem se dirigir ao mar Cantábrico com a expectativa de encontrar apenas uma versão menos ensolarada do Mediterrâneo irá se surpreender. Os mares que banham as duas costas da Espanha devem ser desfrutados por suas características intrínsecas. Se o calor no verão é menos intenso no norte, nem por isso a costa cantábrica faz feio na comparação com o lado espanhol mais conhecido. O litoral da Galícia e de Astúrias é tão singular que vem do espanhol a denominação, em várias línguas, do profundo recorte geológico que leva o mar a entrar pelos rios da região. Dá-se o nome de rias a qualquer vale fluvial invadido pelo mar. A Galícia tem dois tipos de rias. As rias baixas, na costa atlântica, são mais largas (chegam a ter 30 quilômetros), profundas (até 70 metros) e longas (mais de 40 quilômetros rio adentro). As rias altas, predominantes na costa cantábrica, são menores e ladeadas por falésias mais altas.
Palácio da Ópera
Praça Maria Pita
No centro da Coruña fica a Praça de Maria Pita, erguida em 1860 e principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes, onde fica o edifício do concelho, que alberga a maior coleção de relógios da Europa. O centro histórico da urbe é a Cidade Velha onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade, a Colegiata de Santa Maria do Campo, com um museu de Arte Sacra, e o Convento de San Domingos, além de muitos outros pontos de interesse, como o Xardín de San Carlos, com um magnífico miradouro de onde se vê o Castelo de San Antón.