Aachen , chamada Aix-la-Chapelle em francês é uma cidade independente da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, localizada na região administrativa de Colônia. Situa-se em região de planície no oeste do país, próxima à fronteira da Bélgica e dos Países Baixos, apresentando clima temperado, com chuvas bem distribuídas. Aachen foi, de todas as cidades da Europa, a mais habitada e visitada por imperadores, reis e estadistas. Nela foram realizados, igualmente, vários concílios, sínodos e dietas, e solucionaram-se diversas questões políticas. Destacam-se a assinatura do tratado de maio de 1668, que pôs fim à guerra da Devolução, entre a Espanha e a França, a do tratado de outubro de 1748, conhecido como a Paz de Aquisgrão, que determinou o fim da Guerra da Sucessão da Áustria, e também o congresso de 1818, no qual foi sancionada a evacuação da França pelos aliados, após a derrota de Napoleão.
Catedral
A Catedral de Aix-la-Chapelle, a capital do Império de Carlos Magno, assim chamada em francês, ou Aachen, segundo a designação alemã – é toda de pedra, e distinguem-se três elementos arquitetônicos: o Dom propriamente dito, que é a cúpula central encimada por outra pequena cúpula, no alto da qual está implantada uma cruz; uma alta torre; o corpo do prédio, que contém a continuação da igreja. Tudo isso comunica-se por dentro e constitui um só edifício. As jóias da coroa em Aachen com 250 mil habitantes, Aachen é um paraíso para os amantes da história e da arte. Uma visita detalhada à majestosa Catedral de São Estêvão e seu tesouro exige algumas horas, dado o seu tamanho e os tesouros que abriga.
O trono de Carlos Magno no segundo piso da capela palatina da Catedral de Aachen.A primeira impressão ao observar o trono é que se trata de um trono simples, demasiado simples para um imperador. Uma observação mais cuidada revela uma estrutura composta por peças de mármore que possivelmente teriam estado antes noutro lugar ao serviço de outra função. Os seis degraus (em número igual aos degraus do trono de Salomão descrito no Antigo Testamento) são formados a partir de elementos de um antigo pilar. O trono em si é composto de placas de mármore, possivelmente originárias de algum pavimento da Roma Antiga, apoiado em suportes igualmente toscos.
Relíquias
Carlos Magno foi enterrado na Catedral de Aachen em 824. Duzentos anos mais tarde ele foi canonizado, o que resultou em um fluxo de peregrinos que pretendem visitar e ver Charlemagne da tumba e as relíquias que ele recolheu durante a sua vida. As relíquias são expostas ao público a cada sete anos . No entretanto elas são guardadas no Charlemagne Santuário, envoltas em panos de seda.
História
A cidade foi fundada pelos romanos, no século I da era cristã. Em virtude de suas águas termais, recebeu a denominação de Aquae-Grani (de que derivou Aquisgrana), em homenagem a Apolo Grano, tradicional protetor dos banhos. Foi escolhida para capital do Sacro Império Romano-Germânico por Carlos Magno (que provavelmente nasceu em Aachen no ano 742 e que nela veio a falecer em 28 de Janeiro de 814), tendo sido a sede da coroação de 32 imperadores que lhe sucederam até a cerimônia ser transferida para Frankfurt, no século XVII. Teve como concorrente política as cidades de Roma e Ravena. A primeira cidade, em importância política, e, a segunda, em tesouros arquitetônicos e históricos. Praticamente devastada pelos bárbaros em 881, foi reconstruída em 983, sendo novamente arrasada por violento incêndio em 1656, e mais uma vez, no século XX, durante a Segunda Guerra Mundial.
Aachen City Hall – Rathaus
No Marktplatz em Aachen se encontra a Prefeitura Municipal, construída em 1350 sobre as bases da fortaleza imperial carolíngio ( telhados das torres reconstruída em 1979, num modelo de Dürer), com as suas belos afrescos sobre a vida de Carlos Magno por A. Rethel) e as cópias do sistema imperial Regalia ( espada, coroa; originais agora em Viena).. Rathaus é uma palavra alemã, traduzindo literalmente como “Casa do Conselho”, muitas vezes representados como “prefeitura” ou “Câmara Municipal”. No entanto, muitos edifícios específicos são referidos como Rathaus, mesmo quando falaram em Inglês. A partir da palavra, Rat (município), um alemão consultivo ou decisão do Conselho (derivado do raten “, para aconselhar”):.Preferencias: O imperador Carlos Magno (747– 814) escolheu Aachen como residência. Aqui, mais uma vez as águas foram o motivo da preferência. O interesse pelas características terapêuticas da cidade floresceu em torno do século 18. A partir daí, ela tornou-se a preferida dos VIPs da política.