Atração turística em todo o país: estamos falando de feiras e mercados

De peixes locais à comidas típicas, de roupas de renda a pastel de bacalhau, os mercados brasileiros são opções incríveis – para moradores e turistas. Realmente podemos afirmar que as feiras e mercados são algumas das maiores atrações de várias cidades brasileiras. Eles abastecem os moradores locais mas também são muito visitados por turistas, que não resistem a provar algo diferente ou então comprar algum artesanato local.

Confira abaixo alguns dos principais mercados do Brasil.

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933, e até hoje os vitrais importados da Alemanha com temas agrícolas e agropecuários chamam a atenção. Isso se o turista levantar o olho do sanduíche de mortadela ou do pastel de bacalhau, iguarias que fazem a fama do Mercadão.
Rua da Cantareira, 306, São Paulo
Horário: Seg-Sab: 6h às 18h; Dom: 6h às 16h

A Feira de São Cristóvão é o maior mercado Nordestino fora do Nordeste. Suas 700 barracas oferecem opções de compras, comida e diversão, sempre com muita música – e por música entenda-se muito forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros novidades nordestinas.
Campo de São Cristóvão, Rio de Janeiro
Horário: Ter-Qui: 10h às 18h; das 10h de sexta às 21h de domingo

Considerada a maior feira à céu aberto da América Latina, o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, reúne barracas com frutas e peixes da Amazônia, além de artesanato local. É possível provar pratos como o tacacá e o peixe frito com açaí.
Av. Blvd. Castilhos França, 1205, Belém
Horário: Seg-Sab: 7h às 19h; Dom: 7h às 15h

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, em Manaus, foi construído em 1882 e é inspirado no famoso Mercado Les Halles, de Paris. Ele fica às margens do Rio negro, e é famoso pelo comércio de peixes.
Rua dos Barés, 46, Manaus
Horário: Seg-Sab: 6h às 18h; Dom: 6h às 12h

O Mercado Central de Fortaleza começou, no início do século XIX, como um local para o comércio de carnes, frutas e verduras. Mas em 1931 a venda de alimentos foi proibida, e o mercado foi tomado por barracas que vendiam artesanato, especialmente roupas, artigos de cama e mesa, derivados do caju e bebidas e doces típicos. O prédio original não existe mais, mas o novo mercado continua sendo o melhor local para comprar ítens típicos locais, como artigos em couro, rendas e bordados.
Av. Alberto Nepomuceno, 199, Fortaleza
Horário: Seg-Sex: 8h às 18h; Sab: 8h às 16h; Dom: 8h às 13h

O Mercado Modelo, de Salvador, é considerado um dos maiores centros de venda de artesanato do Brasil. São 263 lojas, além de bares e restaurantes, num prédio de estilo neoclássico construído em 1861 para ser a alfândega de Salvador.
Praça Visc. de Cayru, Salvador
Horário: Seg-Sab: 9h às 19h; Dom: 9h às 14h

Artigos similares

Deixe um comentário

Topo