Van plaaslike vis tot tipiese kos, van kantklere tot kabeljoukoek, Brasiliaanse markte is wonderlike opsies – vir plaaslike inwoners en toeriste. Ons kan regtig sê dat skoue en markte van die grootste besienswaardighede in verskeie Brasiliaanse stede is. Eles abastecem os moradores locais mas também são muito visitados por turistas, que não resistem a provar algo diferente ou então comprar algum artesanato local.
Confira abaixo alguns dos principais mercados do Brasil.
O Mercado Municipal de São Paulo Dit is oop in 1933, e até hoje os vitrais importados da Alemanha com temas agrícolas e agropecuários chamam a atenção. Isso se o turista levantar o olho do sanduíche de mortadela ou do pastel de bacalhau, iguarias que fazem a fama do Mercadão.
Rua da Cantareira, 306, São Paulo
skedule: Seg-Sab: 6h às 18h; Dom: 6h às 16h
A São Cristóvão Fair é o maior mercado Nordestino fora do Nordeste. Suas 700 barracas oferecem opções de compras, comida e diversão, sempre com muita música – e por música entenda-se muito forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros novidades nordestinas.
Campo de São Cristóvão, Rio de Janeiro
skedule: Ter-Qui: 10h às 18h; das 10h de sexta às 21h de domingo
Considerada a maior feira à céu aberto da América Latina, o Mercado Ver-o-Peso, in Bethlehem, reúne barracas com frutas e peixes da Amazônia, além de artesanato local. É possível provar pratos como o tacacá e o peixe frito com açaí.
Av. Blvd. Castilhos França, 1205, Belém
skedule: Seg-Sab: 7h às 19h; Dom: 7h às 15h
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, em Manaus, Dit is gebou in 1882 e é inspirado no famoso Mercado Les Halles, van Parys. Ele fica às margens do Rio negro, e é famoso pelo comércio de peixes.
Rua dos Barés, 46, Manaus
skedule: Seg-Sab: 6h às 18h; Dom: 6h às 12h
O Mercado Central de Fortaleza começou, no início do século XIX, como um local para o comércio de carnes, frutas e verduras. Mas em 1931 a venda de alimentos foi proibida, e o mercado foi tomado por barracas que vendiam artesanato, especialmente roupas, artigos de cama e mesa, derivados do caju e bebidas e doces típicos. O prédio original não existe mais, mas o novo mercado continua sendo o melhor local para comprar ítens típicos locais, como artigos em couro, rendas e bordados.
Av. Alberto Nepomuceno, 199, Fortaleza
skedule: Seg-Sex: 8h às 18h; Sab: 8h às 16h; Dom: 8h às 13h
O Mercado Modelo, de Salvador, é considerado um dos maiores centros de venda de artesanato do Brasil. São 263 lojas, além de bares e restaurantes, num prédio de estilo neoclássico construído em 1861 para ser a alfândega de Salvador.
Praça Visc. de Cayru, Salvador
skedule: Seg-Sab: 9h às 19h; Dom: 9h às 14h