
Fora do caminho tradicional, esta cidade austríaca acolhe uma intensa troca de criatividade . Situada na parte sul da Áustria, a cerca de uma hora de carro da fronteira com a Eslovênia, Graz é uma bela cidade e a segunda maior depois de Viena. Os assentamentos estão presentes em Graz desde os primeiros tempos e ela fez parte do império Habsburgo e está intimamente ligada à Eslovênia.
Os dois grandes símbolos de Graz são a Torre do Relógio, que se mantém em sua totalidade, e o edifício Kunsthaus, que flutua sobre a margem direita do Mur, como uma gigante bolha azul. Outros passeios obrigatórios, e também monumentos importantes, incluem a catedral de estilo gótico tardio, o mausoléu onde descansa o imperador Fernando II, o museu militar com 32 mil armas históricas e apetrechos expostos em cinco andares, e o edifício do governo regional, com seus pórticos renascentistas.

Perdendo em tamanho apenas para Viena, a cidade austríaca de Graz é frequentemente ignorada pelos visitantes estrangeiros, que tendem a se limitar aos destinos mais famosos do país, seguindo o rio Danúbio, os passos de Mozart ou a herança dos Habsburgos. Poucos sabem, no entanto, que a cidade de Graz se encontra no cruzamento de uma intensa troca criativa, tornando-se um destino fabuloso para qualquer pessoa apaixonada por design e arquitetura contemporânea.
Foi apenas no final dos anos 90 que Graz começou a mudar de cara – uma transformação devido a várias competições importantes que estimularam uma reforma em toda a cidade. Neste período de desenvolvimento agressivo, a cidade acolheu o Kunsthaus, um museu de arte contemporânea dos arquitetos britânicos Peter Cook e Colin Fournier, rotulado de “alienígena amigável” pela dupla por suas formas suaves e aparência orgânica. O edifício era tão icônico que, quando foi inaugurado em 2003 – no mesmo ano em que Graz foi eleita Capital Europeia da Cultura – já se tornou um símbolo da identidade urbana da cidade.

Mas talvez sejam os inúmeros eventos de design de Graz que tornam a cidade digna de uma visita, dando vida a uma das cenas criativas mais vibrantes e reconhecidas do mundo. O “Mês do Design”, por exemplo, agora em sua 11ª edição, envolve a indústria criativa em uma rica programação entre workshops, exposições e eventos.
Graz recebeu o título de capital cultural europeia em 2003 e aqui encontramos algumas das belezas que a Áustria possui. Em Graz o visitante encontra tradição, vanguarda, monumentos, edifícios simbólicos, um rio e algumas construções que lembram uma cidade imperial. Devido a esse título importante, foi construída uma ilha artificial no Rio Mur, a Murinsel (construção metálica em forma de concha). Bem moderno, o local recebe visitas diariamente.

Alguns locais favoritos na cidade – cada um muito diferente do anterior – onde os fãs de design e arquitetura contemporânea descobrirão um destino em constante evolução para redescobrir novamente e novamente.
MURINSEL
“Um corpo retorcido, um nó”, disse Vito Acconci sobre seu trabalho em Graz, repousando na superfície do rio Mur como um casulo transparente, enrolado em forma de concha e se estendendo de margem a margem. A peça apresenta-se como uma pequena ilha artificial encerrando inúmeras funções: quando a estrutura não está sendo utilizada como teatro, torna-se um espaço cotidiano, cuja cúpula funciona como um bar e restaurante com mesas curvas e triangulares e banquetas que podem ser dispostas para acomodar grupos. Enquanto isso, o telhado da entrada forma um lounge envolvendo a cúpula. Concluído em 2003, Murinsel representa perfeitamente o trabalho de Acconci, um arquiteto e designer nova-iorquino que se dedicou ao design depois de fazer história com suas performances únicas. Ele nunca foi totalmente capaz de abandonar a dimensão poética, e isso mostra aqui em Graz, onde a cúpula ilumina o rio à noite, borrando completamente suas bordas em aço, vidro, borracha, asfalto, água e luz.

Com cerca de 300 mil habitantes, Graz possibilita que as pessoas desfrutem de um clima agradável, de boas histórias e festivais culturais que agradam e atraem visitantes do mundo inteiro. Alguns dos mais famosos são o Styriarte, dedicado especialmente à música clássica, e o Outono da Estíria, que gira em torno do teatro, arte pictórica, cinema, literatura e música.
A cidade tem uma rica história educacional com uma população universitária predominante e também foi residência de muitas figuras conhecidas, incluindo Nicolai Tesla, Arnold Schwarzenegger e Erwin Schrodinger. Com um centro de cidade repleto de arquitetura antiga influenciada por artistas renascentistas, Graz tem um certo estilo e elegância e junto com sua grande lista de coisas para fazer, torna um local turístico perfeito na Áustria.

Com paisagens deslumbrantes, seja nos Alpes nevados ou nas cidades sofisticadas, a Áustria se destaca pela alta qualidade de vida, pela organização e pela segurança. Localizado no centro da Europa, o país rende uma viagem inesquecível com destinos únicos.
O monte Schlossberg , onde fica o lindo relogio, nele foi construído um castelo-fortaleza que foi destruído por Napoleão em 1809, pelo que só poderá ver as suas ruínas. Desta colina você poderá avistar toda a cidade, sem dúvida é uma das melhores vistas de Graz. Outra das atrações que a colina possui é um pavilhão chinês, onde estava a cadeira do Bispo Nadasdy, falecido em as masmorras do Castelo, onde esteve preso durante 40 anos.
As opções para chegar ao morro, são várias, inclusive um elevador, construído no interior da montanha, que o levará bem perto do topo (o que nós usamos). Além disso, há uma ferrovia de cremalheira, que passa a cada 15 minutos, e também uma escada de aproximadamente 260 degraus de pedra feita por presidiários na época do nazismo.
No Centro Histórico encontram-se as ruas Herrengasse e Sporgasse. É um dos pontos-chave que vale uma visita, nesses lugares você pode ver diferentes edifícios importantes para Graz, incluindo a Landhaus, a Staftpfarrkirche ou também conhecida como a Casa Pintada e a Luegghaus. Entre os lugares que você deve visitar nesta área está o Stirian Armory, um arsenal austríaco que tem mais de 30.000 peças.
Imagens de nossa viagem em Graz: tem lugares bem bacanas… dá uma olhada.