Montevideo capital do Uruguai

Quem procura fazer turismo em uma capital sul-americana com ares europeus escolhe  Montevideu como roteiro. A cidade é relativamente pequena, tem cerca de 1,3 milhão de habitantes – e não oferece tantas opções de entretenimento, mas a capital mais jovem da América Latina, fundada na primeira metade do século 18, tem um clima tranquilo de interior raro em outras grandes cidades hispânicas da América do Sul, além de um Centro Histórico com casarões coloniais, praças e parques. É só diminuir o ritmo e aproveitar.

A cidade apresenta atrações bem estilosas para quem quer conhecê-la a fundo. Nas últimas décadas, o Uruguai vem crescendo cada vez mais no interesse turístico dos brasileiros, tanto pela sua proximidade com o Brasil quanto por sua vida calma e agradável.

O passeio pelo centro antigo começa na Puerta de la Ciudadela, marco zero do setor histórico, que conecta com a Plaza Independencia. Na esquina com a Avenida 18 de Julio, principal artéria da cidade, está o emblemático Palacio Salvo, de 1925, cartão-postal de Montevidéu. Ali perto, na Avenida Reconquista, outro ponto de referência é o Teatro Solís, de 1856, que mantém variada agenda com espetáculo de música, teatro e dança.

O Palácio Salvo é um edifício em Montevidéu, Uruguai, desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante italiano que vivia em Buenos Aires, e inaugurado no ano de 1928. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos. Localiza-se na esquina da Avenida 18 de Julio com a Plaza Independencia. Eleva-se no mesmo sítio onde anteriormente se erguia a Confeitaria La Giralda, lugar onde Gerardo Matos Rodríguez apresentou o tango uruguaio mais famoso e difundido do mundo, La Cumparsita. De estilo ecléctico e silhueta característica, converteu-se num edifício emblemático da cidade, recordando os anos de prosperidade das primeiras décadas do século XX. Em Buenos Aires, na Avenida de Maio, o mesmo arquiteto construiu o Palacio Barolo, um edifício considerado gêmeo do Palácio Salvo por seguir o mesmo estilo arquitetônico.

A nossa visita a Montevideo coincidiu com a posse do novo presidente. O advogado e ex-senador Luis Lacalle Pou, de 46 anos, tomou posse como presidente do Uruguai n0 domingo (1º) de março de 2020. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro,  participou da cerimônia em Montevideu. A posse de Lacalle Pou marcou o fim de 15 anos consecutivos de governo da coalizão esquerdista Frente Ampla e simboliza o retorno do Partido Nacional, de centro-direita, ao poder. O último representante da sigla a ocupar o cargo foi justamente o pai do atual presidente, Luis Alberto Lacalle, entre 1990 e 1995. Note na foto os preparativos para a cerimônia de posse.

O Palácio Legislativo é o edifício que abriga o Poder Legislativo do Uruguai, que é integrado pelas duas câmaras que reúnem-se separada ou conjuntamente, segundo a circunstância: a Câmara dos Representantes e o Senado. Inaugurado em 25 de agosto de 1925, o edifício é mais imponente marco arquitetônico da cidade, rico em detalhes e história. Tem 27 cores diferentes de mármore que ornamenta tanto a parte externa como interna. O palácio legislativo é a sede do parlamento uruguaio, aberto ao público através de visitas guiadas que acontecem de segunda a sexta, às 10:30h e às 15:00h.

 

Aqui nossas dicas do que fazer em Montevideu: Plaza Independencia, Teatro Solís, Calle Sarandí, Plaza Constituición, Catedral Metropolitana de Montevideu, Plaza Zabala, Iglesia de San Francisco de Asís e Cripta del Señor de la Paciencia, Mercado del Puerto, Palácio Legislativo, Torre de las Telecomunicaciones, Parque Rodó, Las Rambas, Estádio Centenário e Jardim Botânico de Montevideu.

A Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, que possui vários restaurantes, lojas e hotéis, se inicia na Praça. Também é em frente a Praça da Independência, a famosa Porta da Cidadela, a única parte que sobrou da muralha que rodeava a cidade e onde começa o Centro Histórico. Ao redor da Praça há alguns prédios importantes, como a Torre Executiva, atual sede da Presidência da República e o Palácio Estévez, que já foi sede da Presidência e hoje é um museu.

 

A Praça Constituição é a praça mais antiga da capital uruguaia, Montevidéu, situada no centro do bairro histórico da Cidade Velha. É conhecida popularmente como Praça Matriz por localizar-se em frente à Catedral Metropolitana de Montevideu. Era a maior praça de Montevideu durante a dominação espanhola e palco de celebrações civis e militares e corridas de touros. Com a declaração da independência e a expansão territorial da cidade, porém, foi perdendo a exclusividade como sede de atos oficiais. Sua denominação se deve ao fato de que, em julho de 1830, em um ato público, foi realizado o juramento da primeira Constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai, o que aumenta a importância histórica da localidade.

A Catedral Metropolitana de Montevidéu é uma das principais igrejas não somente da cidade, mas do país. Ela também é conhecida como Igreja Matriz e é repleta de histórias e curiosidades, sendo um ótimo lugar para incluir em seu roteiro de passeios pela capital uruguaia. A belíssima Catedral Metropolitana de Montevidéu foi inaugurada em 1804, após 14 anos de construção, mas somente recebeu esta denominação em 1897, pelo Papa León XIII, sendo anteriormente chamada de Iglesia de la Inmaculada Concepción (em português, “Igreja Imaculada Conceição). Ela está localizada no bairro Ciudad Vieja, o centro histórico da cidade, e possui uma arquitetura de estilo neoclássico espanhol, que encanta a todos os seus visitantes. A catedral já foi cenário de momentos memoráveis, estando entre eles o juramento da Constituição do país e da bênção da bandeira uruguaia, e atualmente recebe eventos culturais, além de oferecer serviços religiosos, como missas, batismos e celebração de matrimônios. E para quem deseja conhecer mais sobre a sua história e ver de perto seus detalhes arquitetônicos, pode visitá-la gratuitamente.

 

O Teatro Solís é a principal e mais antiga casa de espetáculos do Uruguai e está situado num edifício imponente na Ciudad Vieja de Montevideu, próximo à Plaza Independencia. A visita guiada no interior do teatro é um dos passeios mais procurados pelos turistas, imperdível mesmo para quem vai passar apenas um dia na cidade.


O Porto de Montevideu, localizado  na margem esquerda do Río de la Plata, sobre a baia da capital , perfila-se geograficamente como uma das principais rotas de mobilização de carga do MERCOSUL. É o principal porto comercial do país. O regime de Porto Livre o tornou o primeiro e único terminal da costa atlântica da América do Sul com um regime logístico atraente e competitivo o trânsito de mercadorias. No Porto de Montevideu confluem as principais rotas de acesso ao resto do país e, portanto, à região. Por ser um porto natural, não requere de um constante dragado, a diferença do porto de Buenos Aires, com o qual compete vantajosamente, devido a sua capacidade de receber navios de grande calado. O quebra-mar este e a oeste, servem para proteger ao porto dos ventos do sul, por tal motivo, o porto pode operar às 24 horas do dia, todo o ano.


Montevidéu é uma cidade cheia de feiras da pulga, mercados gastronômicos, feirinhas de artesãos e mercados públicos de interesse turístico. Fizemos várias refeições no Mercado del Puerto (Mercado do Porto) que não é um mercado nos moldes tradicionais, mas um importante centro gastronômico, cujo carro chefe é a parrillada (prato com variadas carnes assadas na parrilla, churrasqueira à base de lenha). Iniciativa do comerciante espanhol Pedro Saenz de Zumarán, o local foi inaugurado em 10 de outubro de 1868 e conserva a aparência semelhante à de uma estação ferroviária antiga. Suas estruturas de ferro foram construídas na Inglaterra, em Liverpool, e seu relógio central de estilo inglês já é centenário. Nas mesas, costuma-se ouvir muitos brasileiros e os garçons arriscam diálogos em português.

A mesa uruguaia venera cortes de carne (de boi ou cordeiro, principalmente) acompanhados por um bom vinho. Ao lado dos asados, também são encontradas ótimas empanadas, frutos do mar e massas, além de sobremesas como o imbatível doce de leite e, claro, alfajores. Com mais de 20 restaurantes, o Mercado del Puerto é o endereço certo para ser apresentado às delícias e tentações da gastronomia uruguaia.

Ramblas

La Rambla é um calçadão a beira-mar, ou melhor, beira-rio que possui 22 km de extensão. É um local muito agradável para caminhar, tomar um sol e apreciar o rio. Passear pelas ramblas no bairro de Pocitos, é mais que indicado porque  é um bairro novo e muito agradável de caminhar.

As Ramblas são enormes avenidas na beira do rio. A parte mais famosa delas é a Rambla de Republica del Perú, onde fica a Playa Pocitos, muito frequentada no verão. Caminhar pela orla das ramblas é passeio obrigatório na lista do que fazer em Montevideu, onde é possível ver a vida em torno do Rio de la Plata.

Oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este, mas o rio da Prata está tão presente em Montevidéu, que todos se referem a ele como ‘mar’. O Prata contorna a península onde está o centro histórico e então desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais. A arquitetura conta a história da expansão de Montevidéu, dos prédios clássicos da Ciudad Vieja à elegância anos 60 dos bairros da orla.

Há também quem considere Montevidéu com cara e atmosfera de cidade europeia. Talvez, um dos motivos seja que a cidade é velha. Não apenas antiga, mas velha mesmo. Os prédios do centro da cidade foram construídos na primeira metade do século XX, época de ouro da economia uruguaia, que desenvolveu rapidamente o país e fez surgir muitas construções na capital. Hoje, o centro de Montevidéu tem cara de antigo e não muito conservado. Mas isso dá um aspecto interessante à cidade.

Praias de Montevidéu

Montevidéu é uma cidade litorânea, por isso possui várias praias. Na verdade, ali ainda não é considerado mar, mas o Rio da Prata, porém suas praias possuem areia e barracas como qualquer outra. Entre as principais praias da cidade estão Ramírez, Pocitos, Carrasco, Buceo e Malvín.

Montevidéu possui muitas praias ao longo da sua famosa Rambla (orla da cidade), que vai desde o Bairro de Carrasco até o Centro de Montevidéu.
Além das praias de águas geladas as Ramblas (calçadão à beira rio), atrai turistas e moradores. São ideais para caminhadas, andar de bicicleta ou apenas sentar e admirar o belo visual.

São 20 km de praias na orla do rio da Prata e são separadas e nomeadas pelos bairros. As principais são: Praia Ramírez, Praia de Carrasco, Praia de Malvín, Praia de Pocitos, Praia de Punta Carretas, Praia Buceo e Punta Gorda.

Artigos similares

Topo