Pamukkale, famoso destino da Turquia conhecido por sua montanha de calcário repleta de piscinas termais, conhecido como Castelo de Algodão.
Vista de longe, Pamukkale (o famoso Castelo de Algodão) parece uma montanha de neve. Mas não se engane, as temperaturas por ali superam facilmente os 40ºC durante o verão. É um cenário único, que nos faz pensar que estamos em outro planeta. Perto dali, no mesmo complexo, os romanos criaram o balneário de Hierápolis, onde estão ruínas das antigas termas, templos e outros monumentos.
Localizado a 18 km da cidade de Denizli, a vila turística cresceu e hoje é quase uma cidade, onde turistas do mundo inteiro chegam para conhecer o incrível Castelo de Algodão, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1988.
Seu nome Pamukkale é uma tradução do turco: Pamuk = Algodão e Kale = Castelo, “Castelo de Algodão”. Ganhou o nome de algodão pela coloração branca, porém poderia ser o Castelo de Calcário.
Mas não é só essa a atração de Pamukkale. O complexo conta ainda com o enorme sítio arqueológico de Hierápolis, um teatro romano e as piscinas de Cleópatra.
O famoso “Castelo de Algodão” surgiu devido à precipitação de carbonato de cálcio vindo das águas quentes da montanha e que dão origem às piscinas de mármore travertino. As incríveis sacadas petrificadas e cheias de águas azuis são algo para se admirar sem pressa para ir embora. A visita nesta área só é permitida sem sapatos e, para garantir que isso seja cumprido, vários “guardinhas” com apitos estão prontos para entrar em ação.
As duas atrações Pamukkale e Hierápolis ficam no complexo Pamukkale, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988 devido a sua incrível paisagem natural, além de sua importância histórica.
O conjunto de piscinas termais de origem calcária dispostas em uma montanha de mais de 200 metros de altura, branca como neve, justifica o nome Pamukkale, que em turco quer dizer “Castelo de Algodão”.
Os visitantes ainda podem entrar – e até mesmo nadar – em algumas dessas piscinas, que estão cada vez mais restritas devido à multidão que vai ao local diariamente. É sem dúvida uma experiência interessante, embora a água seja bastante quente e turva por causa da concentração de carbonato de cálcio.
É sem dúvida um lugar de tirar o fôlego, mas que infelizmente dizem que suas sacadas já não têm mais água como antes.
Hierápolis foi construída durante o controle do Império Romano na região e era um lugar cosmopolita, onde anatólios, greco-macedônios, romanos e judeus viviam juntos.
As funções terapêuticas das águas e a beleza do lugar incentivaram a criação de uma réplica – infinitamente menor – de Roma, com lindos monumentos como o Teatro Romano, uma arena que chegou a abrigar mais de 12 mil espectadores. Desde a década de 1970, profissionais italianos têm trabalhado na restauração do lugar, que pode ser visitado a pé desde as sacadas de Pamukkale com uma caminhada de cerca de 10 minutos sob o sol escaldante.
Pamukkale é um distrito do município de Denizli, situada a18 km, cidade do Oeste da Turquia. Fica a 573 km de Istambul, a 190 km de Éfeso, a 224 km de Izmir e a 615 km de Goreme, na Capadócia, e a 480 km de Ancara, capital da Turquia.