Foi graças à São Francisco de Assis que este lugar se tornou tão conhecido em todo o mundo. Foi aqui que ele nasceu, em 1182, como filho de um rico comerciante, e cresceu com todos os luxos e confortos típicos de um jovem de boa família. A mudança de rumo em sua vida aconteceria após uma visão, quando Deus lhe pediu para reconstruir uma antiga igreja abandonada nos arredores da cidade. Asís (em italiano Assisi; anteriormente Asisium, em latim) é uma cidade (e comuna italiana) e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 25 mil habitantes. A Basílica de São Francisco de Assis, construída na terra natal de São Francisco (c.1182-1226), é um dos lugares mais importantes do Cristianismo.
Colinas da Umbria
Assisi é a famosa cidade onde nasceu São Francisco de Assis (Francesco Bernardone), e seu dia é comemorado em 04 de outubro quando milhares de fiéis percorrem a cidade. Ondulando sobre as suaves colinas da Umbria como um tapete de pedras, todas as ruas desta cidade parecem conduzir ao seu coração espiritual, a Basílica de São Francisco.
Canonização do Santo
O monastério franciscano e a Basílica inferior e superior começaram a ser construídos imediatamente depois da canonização do Santo em 1228, terminando em 1253. A cripta foi acrescentada em 1818, quando a sepultura de São Francisco foi aberta. A igreja inferior, onde o santo está enterrado, tem afrescos por renomados artistas medievais como Cimabue e Giotto; na igreja superior estão os afrescos de cenas da vida de São Francisco, por Giotto.
O interior da Basílica de São Francisco.
A sepultura de São Francisco fica dentro da Basílica de São Francisco de Assis que é mais importante monumento da cidade. O complexo da basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 130, adornada com afrescos dos séculos 13 e 14, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior da Basílica foi construída entre 1230 e 1253, e está adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco. Faz parte do conjunto também a cripta onde estão guardados seus restos mortais. A Basílica passou por restauração. Agora está com cores originais, obtidas com técnicas de vanguarda em uma superfície de cerca de mil metros por 15 mil tratadas em pedra, os restauradores trouxeram novamente à luz também à antiga laje de pedra, posta para a defesa do túmulo, no qual, em 1818, o ano da primeira restauração a 588 anos da morte do santo, os freis fizeram um fórum para poder exumar o caixão. Agora, essa laje foi colocada sobre o altar, onde também podem ser admiradas as hastes de ferro originais e a grade com a qual, em 1230, o túmulo foi envolto, inteiramente escavado na rocha.
I fioretti di san Francesco
Muito do que se sabe sobre a vida de Francisco de Assis provém da obra I fioretti di san Francesco (As florezinhas de são Francisco), tradução em língua vulgar toscana de um trecho em latim atribuído ao frade Ugolino da Montegiorgio.
As belezas de Assis
Visitar Assis é uma experiência porque você mergulha em sensações muito boas. Independente da religião, é um local que você lembra da fé e pensa na sua vida interior. Assis tem encantadora arquitetura medieval que se vê por toda a parte em casas e edifícios de pedra, passagens cobertas, ruelas que desembocam em pracinhas, arcos, escadarias, muralhas, fontes, restos de uma antiga fortaleza e diversas igrejas.
Veja mais lugares registrados por nós em Assis, no álbum abaixo: