
Por motivos ligados a sua localização estratégica às margens do rio Mississipi, Memphis sempre foi valorizada como centro habitacional e comercial da América. Memphis é a maior cidade do estado norte-americano do Tennessee. Localiza-se no sudoeste do estado e figura entre as 50 maiores cidades do país.
A pirâmide de Memphis é a construção mais famosa da cidade. A obra foi concluída em 1991 e causou quase tanta polêmica por aqui quanto a pirâmide de vidro construída no Louvre de Paris. Também está situada em Mud Island, ilha formada pelas águas do Mississipi, bem em frente ao centro da cidade, e serviu como cenário do filme A Firma, com Tom Cruise. Pyramid Arena, aqui realizam-se shows, jogos e lutas de box

Beale Street
Beale Street é mais um pedaço de história em Memphis e lá está o lugar, exatamente, onde em épocas passadas, nasceram os blues, esse ritmo saudavelmente gostoso. Saudável porque, diferente do rock e alguns outros ritmos, permite ser apreciado sem a doideira dos altos volumes. Ainda na Beale Street, encontram-se discos e toda sorte de lembranças desses temas, alguns muito criativos e de bom gosto. Lojas de decoração bizarra, colorido abundante, tudo ao rigor da influência afro. Umas poucas quadras de puro deleite dos olhos.

A indústria cinematográfica e de entretenimento também é forte em Memphis. Vários filmes já foram filmados na cidade, entre eles: A Firma (1993), Cast Away (2000), [[Walk the Line]] (2005) e Hustle & Flow (2006).

Duck rider
Desde que o hotel Peabody abriu suas portas em Memphis, no Tennesee, a tradicional marcha dos patos Peabody (duck rider) segue sem interrupção (1933) . O “passeio dos patos” (duck rider) no hall do Peabody Hotel. No meio do saguão do luxuoso hotel, tem um laguinho, e as pessoas vão se aglomerando e deixando um caminho para a porta do elevador. Então às 11 h o elevador se abre, e saem de dentro dele os tais patos, que habitam o terraço, e vem tomar banho de laguinho. Ao final da tarde, as pessoas se aglomeram novamente, quando eles vão dormir.

Graceland
Elvis Presley também é um Rei para o turismo de Memphis. Só a mansão em Graceland recebe cerca de 600 mil pessoas por ano. Se visitar a casa já é uma experiência completa, imagine dormir em um dos 128 quartos temáticos do Heartbreak Hotel. Fomos conhecer Graceland, a casa de Elvis Presley. Elvis chegou à cidade aos 13 anos, ainda menino tímido e pobre. Cantava música gospel nas igrejas e adorava ouvir o blues da Beale Street. Da mistura de ritmos, inventou o rock. De repente, virou sensação internacional. Aos 22 anos, era dono de Graceland.

Um bilhão de discos vendidos ao redor do mundo. E pensar que Elvis Presley nunca tirou os pés dos Estados Unidos para cantar. Charme, talento e aquele requebrado fizeram a carreira meteórica do astro, de cantor gospel a Rei do Rock””n””roll, com rápida participação no Exército e sucesso absoluto em Hollywood. E criaram um mito que ainda vive, principalmente em Memphis, no Tennessee.

Mud Island

Memphis é considerada a Cidade do Blues e o Berço do Rock´n´Roll. Sua Beale Street, aqui onde me encontro nesta foto, é uma das mais famosas ruas do mundo. Ela simplesmente ferve e exala o blues, principalmente ao cair da noite. São muitos os bares e restaurantes da região, nos quais o blues e o rock’n’roll são praticamente obrigatórios.
Memphis, claro, não é só Elvis – a cidade também comemorou meio século de soul. Mas por ele ficou conhecida e sente um orgulho quase materno. Até parece que Memphis parou no tempo, talvez em 1977, ano em que o Rei, desapareceu. Caminhando pelas ruas, o turista sem querer chega a uma praça com uma estátua de Elvis dançando. Ou, sem saber, passa na frente da escola onde ele estudou.
Também encontramos a estátua do não menos legendário B.B. King (in Las Vegas gestorben, dia 14 de maio de 2015 Schlaganfall) sporadisch, leben, Es könnte in Präsentationen auf Ihrer Bar unterstützt, que leva o mesmo nome, em meio a Beale Street, reduto da vida noturna em Memphis.
Rio Mississipi
