Importante ponto de confluência da França, situada no centro do eixo de comunicação europeia, a região de Tours constitui uma das grandes metrópoles francesas. Atravessada por dois rios, o Loire e o Cher, a cidade de Tours é a porta de entrada turística do vale dos castelos de Loire. Berço francês do renascimento Tours é também conhecida e apreciada por sua intensa vida cultural, gastronômica e criativa. Capital desta região apropriadamente conhecida como « jardim da França » , Tours sempre seduziu pelo clima e a beleza de suas paisagens. Capital da França nos séculos XV e XVI, a cidade conservou um importante patrimônio arquitetônico e um gosto estético apurado. A cidade de Tours simboliza a arte de viver « à la française ».
Tours encontra-se a 240 kms de Paris mas a apenas 60 m de comboio TVG a partir da estação de Montparnasse. Sendo a capital da belíssima região da Touraine dominada pelo Loire e as suas margens onde ao longo de 100 km podemos vislumbrar mais de 40 castelos e palácios de uma beleza impressionante, aqui encontramos a concentração de um patrimônio natural e edificado.
Tours se afirma como uma cidade efervescente e convivial através de seus mercados que ocupam todos os bairros da cidade, alguns são mais tradicionais, como o do Carreau des Halles, situado em pleno coração da cidade, em uma região rica devido a sua história e seu patrimônio cultural.
Tours é também um cidade universitária e todos os anos cerca de 25000 jovens escolhem para estudar este destino que se torna muito alegre com as suas esplanadas cheias de vida. A zona comercial Halles Centrals é mais um espaço de excelente gastronomia sobretudo na Rua Colbert onde se concentram os restaurantes mais emblemáticos da cidade.
Fundada na época galo-romana, a cidade de Tours foi também denominada “Caesarodunum” (a colina de César), ou seja, Tours é uma cidade romana do 1 º século de nossa era. No 4ºséculo, a cidade estava numa fase de plena expansão devido aos numerosos peregrinos que vinham se reunir junto ao túmulo de Saint-Martin.
Le Vieux Tours
Tours é famosa pela sua área original medieval, chamado le Vieux Tours. Únicas na Cidade Velha são suas bem preservadas casas de colombage (feitas com toras de madeira intercaladas com alvenaria). A Place de la Plumereau, é uma praça com bares e restaurantes , e o centro da praça é ocupado por uma feira ao ar livre. No centro velho de Tours, rodeada de ruas com pitorescas residências do século XV e XVI, as casas de colombage foram restauradas depois do bombardeio na Guerra Mundial.
Construções medievais dominam esta área da cidade, que concentra bares e restaurantes e é bastante agradável para um passeio. Carros não circulam no local. Tours foi bombardeada em 1944, na Segunda Grande Guerra Mundial e cuidadosamente vem sendo restaurada desde então
Berço francês do renascimento e banhada pelo rio Loire – Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade de Tours é conhecida e apreciada por sua intensa vida cultural, gastronômica e criativa. Desde 1856 o célebre mercado de flores do Boulevar Béranger tem lugar em um jardim situado no coração da cidade, mudando suas cores de acordo com as estações. Tanto no inverno quanto no verão, ele reúne mais de quarenta horticultores, floristas e colecionadores. O Béranger figura entre os mais importantes mercados de flores da França.