Falar da cidade de Almeria é falar de praias e de turismo, mas é também falar de cultura, uma vez que conta com a segunda maior edificação árabe de Espanha, a Alcazaba, apenas ultrapassada pelo Alhambra de Granada. Quando falamos de Almeria, é bom que se saiba que há um lugar que não se pode passar ao lado, e que devemos visitar. É a Alcazaba, do século IX, que, com os seus 43000 metros quadrados é a segunda maior edificação árabe de Espanha, apenas superada pela Alhambra de Granada.
Alcazaba
Almería originou-se com a necessidade de um melhor sistema de defesa que as cidades árabes teve. Foi Abd-al-Rahman III que fundou a Alcazaba (Cidadela), que deu a esta cidade o seu nome: Al-Mariy-yat (A Sentinela). É a maior fortaleza já construída pelos árabes na Espanha e abrigou-os em sua parede tripla, palácios e mesquitas. Durante o século 10, Almeria foi o principal porto comercial do Califado de Córdoba, com mais de 10.000 fábricas têxteis na sua medina.
De construção árabe, um Alcazaba era uma cidadela com muralhas a defendê-la. Constituia-se de casas para os seus habitantes, uma mesquita e várias ruas que interligavam todos estes pontos. Apesar de estar parcialmente destruída e já se ver muito pouco do realmente seria a dimensão deste Alcazaba de Almeria, podemos ver ainda as muralhas e uma típica casa árabe.Ao lado do Alcazaba está o Parque de Castilla, com os seus belos jardins e onde podemos desfrutar de um bom passeio.
Para além dos edifícios históricos, Almeria guarda no seu interior bonitas praças cheias de história, como a Praça del Bendicho, a Praça Masnou, a Praça Pablo Cazard … e ruas emblemáticas como a Calle Séneca. Mas além de tudo isto, em Almeria, não deve esquecer de dar um passeio pelo Passeio Marítimo da cidade onde aliás registramos esta foto.
Vigilada por el imponente Alcazaba, la mayor fortaleza construida durante la dominación árabe en Andalucía, Almería está creciendo como destino turístico en los últimos años, gracias a su legado histórico, su posición privilegiada junto al mar sus nuevas secciones urbanizadas con restaurantes y bares. Almería también está cerca de uno de los tesoros de la costa del sur de España, Parque Nacional de Cabo de Gata.
Almeria possui lugares com vestígios da Idade do Bronze. Los Millares e El Algar são lugares que exibem marcas da pré-história e da evolução da Península Ibérica. Atualmente, ainda podemos observar o caminho percorrido pelos Tartessos, pelos Fenícios, pelos Gregos e pelos Cartagineses, e ainda pelos Romanos. Todos eles vieram até Almeria para sacar ouro (e prata) das minas e dos rios. Os Romanos chegaram aqui aproximadamente durante o século III a.C., tendo chamado Portus Magnus à atual capital. Tiveram o controle de Almeria até à chegada dos Visigodos, no século VII. Posteriormente, foram os Árabes que aqui estiveram durante centenas de anos. Assim, esta terra é muito rica em legados deixados por diversas culturas.
A cidade de Almeria é a capital da província. Foi fundada pelos Fenícios e, posteriormente, foi desenvolvida pelos Romanos, tendo os Mouros também dominado a cidade. Concluindo, existe uma mistura de culturas que fazem com que cada canto desta cidade tenha o seu interesse. Almeria sofreu uma grande renovação e um grande desenvolvimento durante os últimos anos. Aliás Almeria dispõe de excelentes comunicações com o resto da Andaluzia e da Espanha, contando com um excelente aeroporto. A Norte da capital, podemos encontrar um lugar, chamado Rioja, que se situa perto do vale do Rio Andarax, rodeado por uma espetacular paisagem cor de laranja. Ao Norte, chama atenção o Deserto de Tabernas, entre as montanhas de Los Filambres e Alhamilla. Esta região ocupa 11625 hectares de uma espetacular Paisagem Natural. Almeria é o lugar perfeito para a prática de desportos aquáticos como a vela, o mergulho, o windsurf e o remo. Almeria foi o lugar escolhido para os Jogos Olímpicos do Mediterrâneo, e, nesta província, o espírito desportivo é muito forte. Almeria, ela própria, é uma cidade moderna, aprazível, sendo um destino relaxante para umas férias.
Almeria é famosa pelas suas casas gruta. Grutas que se tornaram casas ao longo dos últimos séculos e que atualmente ainda existem. Estas grutas-casas estão situadas nas arribas e protegem os que nelas vivem do calor sufocante do deserto. Normalmente, estas casas têm uma porta, bem como uma chaminé, que dão para o exterior. As grutas habitadas mais interessantes de Almeria localizam-se nos bairros de Chanca, Alhabia, Gador e Benalux. Esta região rodeia Santa Fe de Modujar, próximo das recentes escavações de Los Millares, sendo que pode ser visto vestígios da Idade do Bronze na Europa, bem como um forte, datado de cerca de 2000 A.C..
Almeria localiza-se na parte Sueste de Espanha, no Mar Mediterrâneo, e toda esta região constitui um importante recurso do Mediterrâneo. Situa-se a Sul de Múrcia, a Este de Granada, próximo do Cabo de Gata, junto à Costa Tropical: tudo isto são ingredientes desta terra localizada entre Roquetas, Los Vélez, Mojacar, o Cabo de Gata e San José, localidades que, juntamente com a cidade de Almeria, a capital da província, constituem o que há de mais importante no litoral almeriense.
Veja mais fotos de Almeria: