Na região da Lombardia podemos localizar a bonita cidade de Bellagio, sendo conhecida pela sua localização valorizada praticamente na intersecção dos três ramos do Lago Como, que tem uma forma peculiar de Y. O local é conhecido por ser um lugar bonito perto da natureza, onde, além do lago e da bela vegetação que cresce em torno podemos apreciar a presença dos Alpes a distância, compondo a bela vista do lugar. A região é linda e merece um passeio, todo o lago é circundado por montanhas altas, acima de 2.000m de altura e por serras baixas bastante arborizadas.
Bellagio é a pérola do lago a partir do qual, em tempos de Bonaparte, o conde Francesco Melzi decidiu construir sua casa de verão, exemplo seguido por outros lombardos ricos, como famílias Serbelloni, Trotti e Trivulzio. Em 1959 Nelson Rockefeller viria a sua fundação, localizada na mansão Villa Serbelloni, que pode ser visitado com guias. Construído em 1852, Villa Serbelloni está à esquerda da Piazza Mazzini, o coração da “Borgo”, o histórico e praticamente pelo lago. Mas há mais para ver na caminhada: as igrejas românicas de San Giacomo e San Giorgio, as elegantes lojas da Via Garibaldi, as ruas íngremes, o Spartivento Punta.
Bellagio é uma cidade linda que fica no ponto extremo do triângulo Lariano, na península que divide o sofisticado Lago Di Garda em dois braços. Fica nas proximidades de Milão, na Lombardia. Do passeio público à beira do lago, pode se avistar, norte, os Alpes, cobertos de neve no seu topo. Uma vista maravilhosa.
A estrada que contorna o lago é sinuosa, cheia de curvas e estreita. Sempre iremos nos lembrar que encontramos muitos ciclistas solitários fazendo aquelas curvas perigosas a beira do lago que leva até a cidade, quase que competindo com os carros que passavam a 50 cm deles. Chegando a Bellagio notamos o quanto a cidade é bela, com aquelas ruelas típicas italianas, uma paisagem incrível com o lago, e os Alpes de fundo nos fez suspirar. A estrada até Bellagio é muito “italiana”, estreita, com subidas, descidas, prédios antigos. É de tirar o fôlego!
No site oficial de Bellagio, encontrei um Walking Tour com duração de 1 hora, e foi esse que fizemos. Clique aqui para ver o tour completo.
A área foi habitada nos tempos do Paleolítico, mais de 30.000 anos atrás, no século 5 aC, um pequeno povoado existia antes do que Bellagio é hoje, e de acordo com o historiador romano Tito Lívio, em 520 aC uma tribo celta invadiu as terras ao redor do Lago Como, liderada por um Belloveso , de quem deriva o nome Bellagio .
Estando em Bellagio experimente comer um ”pan dei morti”, que é um pão com chocolate típico italiano. É uma delícia.
Entre os visitantes mais famosos em Bellagio encontramos os escritores italianos Silvio Pellico e Ippolito Nievo e o músico Franz Liszt, que passou aqui a sua lua de mel com M.me de Flavigny Meanwhile. Enquanto isso, os antigos palácios foram transformados em hotéis refinados e residências para um turismo de elite.
Como dissemos, o compositor romântico húngaro Franz Liszt, passou também uma interminável lua-de-mel em Bellagio. Até hoje os habitantes relembram esta romântica história de amor, e dizem que nada pode conceder mais sucesso a um casamento que passar a lua-de mel em Bellagio.
IGREJA DE SAN GIACOMO
Construída no século XII em estilo românico fica localizada na parte mais alta da cidade de Bellagio. Construída entre 1125 e 1150 a igreja tem uma torre sineira que foi usada na defesa da cidade. No interior tem esculturas românicas, e pinturas século XVI e XVII, como “o testemunho de Jesus Cristo no túmulo” por Perugino, ou “Madonna delle Grazie”.
Esta igreja histórica é uma pequena Basílica, que está localizado no final de uma das ruas com lojas na encosta no Bellagio. Vale a pena uma visita para ver este encanto, que abriga também bela arte histórica.
Passear sem compromisso pelas ladeiras de Bellagio é uma grande atração ou, também, sair caminhando com destino certo à Punta Spartivento, onde o lago se divide em seus três braços. Durante o século XIX, Bellagio se tornou o “hotspot” da aristocracia lombarda, que construiu maravilhosas villas e jardins. Outro programa , portanto, é fazer um lindo passeio até a Villa Serbelloni, com seus magníficos jardins que datam do século XIX.
No filme ” Casino Royale ” – versão de 2006 – após ser torturado pelo vilão Le Chiffre , o agente secreto 007 se recupera em uma “Villa” às margens do Lago di Como. A maravilhosa paisagem apresentada na cena faz parte da localidade de Bellagio. Localizada no Norte da Itália, está a aproximadamente 35 km da fronteira com a Suíça e a 50 km de Milão. A pequena cidade parece realmente uma cena de cinema. O lago, suas águas azuis, as belas montanhas de picos nevados, o ar puro e fresco e a brisa incessante anunciam a proximidade dos Alpes.
Dica: Bellagio é facilmente acessível de Milão e eu contei aqui em detalhes as várias maneiras de chegar a ela. É possível também alugar um carro e percorrer várias cidadezinhas em volta do Lago di Como. Chegando no porto de Bellagio, a primeira providência é comprar sua passagem de volta de barco se você veio de Como, porque dependendo da época elas esgotam rapidinho.
Composta de algumas ruas, várias lojas e uma farta oferta de hotéis e restaurantes, Bellagio guarda um charme de um local ainda não invadido pelo turismo massivo, tão frequente no país de Dante Alighieri. Até porque, suas estreitas ruas – herança de sua antiga urbanização – não suportariam hordas de turistas. A região é habitada desde tempos longínquos. Julio Cesar foi o primeiro a reconhecer a posição estratégica da região, e foi o famoso imperador que fundou a cidade de Novum Comum, atualmente chamada simplesmente Como. Por sua determinação, a região foi colonizada por 5000 colonos, entre os quais 500 gregos da Sicília. Para se ter uma idéia, uma das construções mais antigas de Bellagio é a Basilica de San Giacomo , construída entre o ano 1075 e 1125.