No sudeste da Espanha, no Mar Mediterrâneo, você encontrará um porto cercado por cinco montanhas – bem-vindo ao porto de Cartagena. Cartagena foi a principal cidade dos cartagineses espanhóis, que assim a nomearam em homenagem à sua capital. O porto é rico de História Antiga e marítima. A cidade é murada, o porto era defendido por fortes e há várias ruínas romanas pela cidade. Estar ali é deixar a aventura começar! Cartagena preserva o mais antigo e principal porto da Espanha, por isso é um dos principais destinos na rota de cruzeiros – inclusive, vários cruzeiros vindos do Brasil. Adorei essa cidade!
Cartagena tem uma história que remonta aos tempos antigos e foi colonizada por fenícios, gregos e ibéricos antes de se tornar a capital do general cartaginês Aníbal. Os romanos fizeram de Cartagena um importante centro comercial e existem muitas ruínas romanas que um ainda ser visto hoje, incluindo as muralhas Púnica e o Augusteum.
Teatro Romano, datado do fim do século I a.C e que só foi descoberto em 1987 no subsolo de um bairro pobre de pescadores. Até a velha catedral da cidade se sobrepunha parcialmente a este antigo teatro, que tinha capacidade para 6000 pessoas. O teatro – em ruínas praticamente intactas – é a jóia da coroa do Museu Romano e é a última “peça” à mostra, tornando a viagem à Roma Antiga ainda mais excepcional. O Teatro Romano, engloba um museu muito bem organizado. Percorrendo as salas, vamos conhecendo a história do teatro, as escavações que “descobriram” o teatro, partes resgatadas das colunas da época e, o gran finale, é o próprio teatro romano!
Roman Augusteum – Um dos melhores sítios arqueológicos na cidade de Cartagena é o Augusteum (após o imperador Augusto). Composto de restos de dois edifícios públicos da cidade romana de Carthago Nova as datas Augusteum do século 1 dC, era usado para encontros religiosos e teria sido o principal ponto de encontro dos sacerdotes pertencentes ao culto do imperador romano Augusto. A mostra de artefatos encontrados durante o processo de escavação incluem moedas, tigelas de cerâmica, potes e fragmentos de telhas.
Cartagena é uma cidade fundada em III a.C. pelos cartagineses. Cártago é uma região da Tunísia, logo ali do outro lado do Mediterrâneo. Os grandes rivais, na época, eram os romanos, que acabaram dominando a cidade que passou a viver sua época de maior esplendor. Esta cidade também foi dominada pelos árabes e cristãos e hoje faz parte da região da Múrcia da Espanha. Os cartagineses resolveram criar muralhas na cidade, como forma de protegê-la de invasões. Hoje, alguns resquícios dessa época podem ser observados.
O anfiteatro romano de Carthago Nova , hoje Cartagena está situado no Monte da Conceição. No século XIX, foi construída e cimentada no anfiteatro arena atual. Atualmente, foi criada uma fundação para a recuperação e musealização completa do local.
Cartagena é a segunda maior cidade da região de Múrcia, que foi fundada pelos cartagineses em 223 aC. Aníbal usou a cidade como sua capital ibérica e nomeou -Quart Hadas, da Cidade Nova. Após a conquista pelos romanos em 209 aC, foi renomeado Carthago-Nova ou Nova Cartago. Os romanos, bizantinos e árabes todos aproveitaram do porto de Cartagena , perfeito e natural, rodeado de montanhas que eram ricas em minérios metálicos. Hoje, este porto natural ainda é abriga a maior base naval espanhola no Mediterrâneo.
Devido à sua localização e seu porto de águas profundas, Cartagena tem sido há séculos um importante centro comercial e foi reconhecida como sendo uma das cidades mais ricas do mundo antigo. Ela ainda permanece como importante porto comercial de Espanha e da base naval e é famosa por ser o berço do primeiro submarino moderno (1884) – que ainda é orgulhosamente apresentado no cais. Desenhado por Isaac Peral um cidadão de Cartagena, o submarino foi construído, em Cádiz. Cartagena foi também uma área de mineração, as montanhas circundantes são ricas em minérios metálicos.
É surpreendente a grande quantidade de edifícios art nouveau do início do século 20, quando a burguesia se estabeleceu na cidade devido ao crescimento da indústria de mineração local. Destacam-se a bela da Câmara Municipal, o Grand Hotel, o Casino (todos eles entre os marcos históricos da cidade). A Estação Ferroviária tem algumas portas de ferro pendentes e colunas na fachada e no interior ainda pode ser visto no escritório da bilheteria, ombreira, o teto e as luzes. Outros modernistas ou casas ecléticas incluem a casa Clarissas, o Palácio Aguirre (que abriga o Museu Regional de Arte Moderna), a Casa Cervantes (relativamente grande em comparação com outros edifícios modernistas), a Casa Llagostera, o Palácio Pedreño, a Casa Dorda, Câmara Zapata e da Empresa Casa de expansão urbana.
Cartagena mantém um museu que guarda carruagens e carros datados do século XVII até os dias de hoje, e ainda uma das maiores coleções de motocicletas de toda a Espanha. Para mergulhar um pouco da história local, vale conhecer o Porto de Culturas de Cartagena, onde estão os sítios históricos. Entre estes, destaque para a parede Púnica, com restos de uma muralha construída em 227 a.C. Na mesma região fica o Castillo de la Concepción, um castelo, do século XIII, assim como o abrigo e o museu da Guerra Civil Espanhola.
Situada às margens do mar Mediterrâneo, Cartagena tem uma gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Como entrada, peça calamares fritos (lulas fritas), chopitos (pequenos polvos) e angulas (pequenas enguias). No prato principal, escolha entre as opções de peixes salgados, muito comuns na região, como a truta recheada com bacon e presunto. Para a sobremesa, a dica é o pão de figo, uma especialidade local.
Cartagena é uma cidade imperdível – colorida, alegre, quente, histórica, e mágica! O que não faltam por lá são opções de coisas legais pra fazer, desde dar um rolê pela cidade amuralhada, a conhecer o castelo e ir para praias lindas da região, com mar verdinho e areia branca!
Encontramos em Cartagena o Mar Menor , uma lagoa salgada separada do mar Mediterrâneo por uma barra de areia, 22 km de comprimento e uma largura variável de 100 a 1200m. Tem uma superfície de cerca de 170 km ², uma extensão costeira de 70 km, e quente com água clara, alta salinidade, que não excede 7 m de profundidade. Ele pertence a quatro municípios, incluindo Cartagena. Em 1994, foi incluído na lista da Convenção Ramsar para a conservação e utilização sustentável das zonas úmidas. É também uma das Áreas Protegidas especialmente do Mediterrâneo pela Nações Unidas . As cinco ilhas de origem vulcânica (Perdiguera, o prefeito ou del Barón, del Ciervo, Redonda e del sujeto), assim como o Carmolí e as montanhas de San Ginés, o Hita e praias Amoladora, a Lo Poyo sapal e as salinas de Marchamalo são protegidos também.
Situado a 50 km de Murcia, a cidade revela belíssimos pontos turísticos como as praias de La Azohia e Isla Plana. Elas estão presentes na zona norte da região e retratam uma agradável paisagem natural. É um dos destinos mais requisitados pelos turistas. Sob outro parâmetro, o destaque fica por conta de uma das igrejas mais importantes do país: a Igreja Caridad que é dedicada ao Santo Padroeiro de Cartagena reserva ainda uma estrutura interna metálica e uma arquitetura neoclássica.
Veja mais fotos de Cartagena: