Madri – ou Madrid, na língua original – é uma cidade de muitas virtudes. Madri continua histórica, porém cada vez mais moderna, rica e vibrante. Os prédios baixos, as praças floridas, quase todas com fontes, os parques, as ramblas formam um cenário digno de filme. Madrid é a capital cultural de um dos idiomas mais falados do planeta e de um país que luta para se manter unido e próspero. Andar pela Gran Vía, a Times Square da cidade, e fazer uma parada na Plaza Mayor, como um legítimo madrilenho, são alguns dos passeios que você não pode deixar de fazer. Visitamos Madri, 3 vezes e sempre descobrimos que temos muito para ver. Publicarei outros posts sobre essa linda cidade.
Comece seu passeio pela praça da Puerta del Sol, um dos espaços públicos mais representativos de Madrid, marco zero da cidade, região com intensa concentração de pessoas, importante centro comercial, principal ponto de manifestações populares e lugar de passagem obrigatória para turistas.
Lá está ele tentando, inutilmente, alcançar os frutos da árvore, reinando soberano na Porta do Sol, posando para a turistada. Inaugurado em 1967 e de autoria de Antonio Navarro Santafé, a estátua do urso e do madroño é foto obrigatória de todo turista. Prepare-se para ficar na fila e tirar a sua foto junto a escultura que representa o símbolo de Madri. Provavelmente, junto com a Cibeles, deve ser o monumento mais fotografado da cidade. Completam a atmosfera da praça o famoso anúncio em neon dos vinhos “Tio Pepe”, um clássico de antigamente que faz referência a uma das bodegas mais respeitadas da espanhola, com quase 200 anos de existência, e a estátua equestre de Carlos III, Rei da Espanha entre 1759-1788 e responsável pela urbanização de Madrid, inaugurada em 1994. Para os fanáticos por compras, caminhar pela Calle Preciados e passar algumas horinhas no El Corte Inglés, a mais famosa rede de departamentos espanhola, é parte obrigatória do roteiro.
Praça de Las Ventas
As touradas funcionam até hoje em Madri e a temporada começa em março e termina em outubro. Na Espanha as touradas se chamam “Corridas de Toros” e acontecem todo domingo e em datas festivas. É possível comprar ingresso para as touradas no próprio local ou antecipadamente na internet ( CLIQUE AQUI). Os ingressos variam de € 4,90 a € 140,70, depende da fileira que você escolher. Se você for no Verão evite ficar no sol, pois são em torno de 3 horas de espetáculo, sob um calor de 40º graus.
Plaza España
A Praça de Espanha é uma das mais importantes de Madri, de onde sai a Gran Via, principal artéria da cidade. Nas suas redondezas estão dois importantes edifícios da capital espanhola, a Torre de Madrid e o Edifício España.
O monumento foi realizado através de um concurso comemorativo em 1916 para marcar os 300 anos de morte do escritor. Os vencedores foram o arquiteto Rafael Martinez Zapatero e escultor Lorenzo Valera Coullaut, mas só em 1929 foi completamente finalizado.
Plaza de la Villa
Templo de Debod
As torres gêmeas inclinadas de Madrid. É na frente deste moderno cartão postal que começa nosso percurso pelo bonito e moderno centro financeiro de Madrid e pelos ministérios da Espanha. As T torres Kio tem 114 metros, 26 andares e uma inclinação de 15 graus. Para evitar confusões aéreas as torres tem seus heliportos pintados de cores diferentes: azul e vermelho.
Palácio Real
A monarquia espanhola construiu seu extravagante Palácio Real de Madri de olho nos vizinhos. Quando a antiga edificação cedeu sob um incêndio em 1734, Filipe V aproveitou a oportunidade para superar seus pares franceses e austríacos. Os arquitetos italianos e artistas franceses convidados para a empreitada devotaram-se a um processo de produzir o máximo de opulência nos quase 3 mil cômodos do palácio, barrocos e rococós em estilo e espírito, sob a batuta de sucessivos monarcas Bourbon. Todo esse apuro pode ser plenamente apreciado na impressionante Sala de Jantar – com sua quase delirante decoração –, na Sala do Trono e no Gabinete de Porcelana.
Palácio Real: No topo da colina o palácio é um dos mais impressionantes de toda a Espanha. É possível visitar o interior do palácio pagando 10 euros. Com filas muito longas no verão, o ideal é chegar cedo para evitar aborrecimentos.
Catedral de Almudena
Catedral de Almudena: Um dos marcos de Madrid é a construção mais impressionante da cidade. A igreja fica bem em frente ao Palácio Real e sua fachada chama atenção por suas cores e pedras.
Jardins de Sabatini
Plaza de Cibeles
A praça de Cibeles (Plaza de Cibeles) se encontra na cidade espanhola de Madri, na interseção das Calle de Alcalá (que a cruza de leste a oeste) com o Paseo de Recoletos (norte) e o Paseo del Prado (sur). Este lugar, um dos mais simbólicos da capital, divide os limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca. No centro do recinto, se situa a famosa Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Em cada uma das quatro esquinas pra praça estão edifícios emblemáticos, construídos entre o final do século XVIII e o início do século XX.
Palácio de Buenavista
Plaza Mayor
Plaza Mayor: Repleta de cafés e restaurantes tem mesas bem posicionadas para os visitantes aproveitarem a paisagem.
A Plaza Mayor sofreu 3 grandes incêndios na sua história: em 1631, 1670 e o último em 1790, em que ficou quase totalmente destruída, e cuja reconstrução coube a Juan de Villanueva, também arquiteto do Museu do Prado, que diminuiu a altura dos edifícios que rodeavam a praça de 5 a 3 andares e fechou suas esquinas com grandes arcadas para seu acesso. O nome da praça foi mudado várias vezes, desde o inicial Praça do Arrabal, entre os quais, Praça da Constituição, Praça Real, Praça da República e finalmente Praça Maior, designação recebida após finalizada a Guerra Civil Espanhola.
Parque del Buen Retiro
Com várias variações é o maior parque de Madrid. A vista é longa com diversas pontes, lagos, monumentos, rosários, jardins e etc.
Repleta de parques verdes, no verão e na primavera, Madri é uma delícia de cidade para curtir ao ar livre! Assista alguma das apresentações de música/teatro/mágica que acontecem no grande Parque do Retiro e alugue um barquinho para ficar à deriva no lago do parque. Caminhe também por entre as muitas amendoeiras floridas do Parque Quinta de Los Moinos.