A cidade de Fátima era uma pequena aldeã dedicada ao pastoreio e a agricultura. Desde 1917 sua história, até o momento praticamente desconhecida, adquire importância mundial. Durante este ano tem lugar as famosas aparições de Nossa Senhora a três pastorinhos na Cova da Iria. A Virgem pede oração e penitência a Lúcia, Francisco e Jacinta. Desde esse momento Fátima se converteu em um dos mais importantes centros de peregrinação da religião católica. Em 1919 se inicia a construção da Capela das Aparições e no ano de 1928 se ergue a Basílica na Cova da Iria. Conhecida desde o ano de 1950 como o ‘Altar do Mundo’, a população teve que adaptar-se as novas necessidades criadas por milhões de peregrinos que acodem a visitar ao Santuário Mariano, especialmente durante as datas da aparição, do 13 de Maio ao 13 de Outubro. No ano de 1977 se lhe concede o título de Vila e vinte anos mais tarde, em 1997, se eleva a categoria de Cidade. Sua popularidade recebeu um novo impulso no dia 13 de Maio do ano de 2000 com a beatificação dos pastorezinhos mortos, Jacinta e Francisco pelo Papa João Paulo II. Anualmente mais de cinco milhões de visitantes, de todos os países ali se deslocam para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Pelo mundo inteiro foi difundido o culto a Nossa Senhora de Fátima, graças às viagens das Virgens Peregrinas (imagens de Nossa Senhora que percorrem vários países) e aos emigrantes portugueses. Assim é possível encontrar várias igrejas, paróquias, dioceses, escolas, hospitais, monumentos etc. dedicadas a Nossa Senhora de Fátima.
Complexo do Santuário
O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).
Chegamos aqui a tempo de assistirmos uma missa. A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projeto do arquiteto neerlandês Gerard Van Kriecken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benta pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII. O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
CAPELINHA DAS APARIÇÕES
A capela foi construída no local exato das aparições, de 28 de Abril a 15 de Junho de 1919. Ali foi celebrada a primeira Missa em 13 de Outubro de 1921. Em 6 de Março de 1922, foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruída nesse mesmo ano. Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado quando da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio desse ano. Em 1988, Ano Mariano, foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza. A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular. O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.
Saiba que você poderá ver o que está ocorrendo na Capela de Nossa Senhora de Fátima ao vivo. CLIQUE AQUI .Você pode fazer suas orações diante da tela visualizando a Capelinha das aparições de Nossa Senhor em Fátima, Portugal. Se você deseja enviar pedidos de oração envie email para: pedidos@fatima.pt
COLUNATAS
É o conjunto arquitetônico que liga a basílica aos edifícios construídos de cada lado do Recinto. Obra do arquiteto António Lino, é constituída por 200 colunas e 14 altares. Nos retábulos dos altares veem-se as 14 estações da Via-Sacra, executadas em cerâmica policromada, da autoria de António Lino. Dezessete estátuas feitas de mármore encimam a Colunata. Representam santos portugueses, santos fundadores de congregações religiosas e outros apóstolos da devoção a Nossa Senhora, sendo todas da autoria de escultores portugueses. As estátuas maiores medem 3,20 m e representam quatro santos portugueses: São João de Deus (autor: Álvaro Brée), São João de Brito (António Duarte), Santo António de Lisboa (Leopoldo de Almeida) e São Nuno de Santa Maria (Barata Feio). As menores medem 2,30 m e representam Santa Teresa de Ávila (Maria Amélia Carvalheira da Silva), São Francisco de Sales (M. A. Carvalheira da Silva), São Marcelino Champagnat (Vasco Pereira da Conceição), São João Baptista de La Salle (Vítor Marques), Santo Afonso Maria de Ligório (M. A. Carvalheira da Silva), São João Bosco (J. M. Mouta Barradas) e São Domingos Sávio (J. M. Mouta Barradas), São Luís Maria Grignion de Montfort (Domingos Soares Branco), São Vicente de Paulo (José Fernandes de Sousa Caldas), São Simão Stock (M. A. Carvalheira da Silva), Santo Inácio de Loiola (M. A. Carvalheira da Silva), São Paulo da Cruz (Jaime Ferreira dos Santos), São João da Cruz (M. A. Carvalheira da Silva) e Santa Beatriz da Silva (Maria Irene Vilar).
Os segredos revelados
No domingo do dia 13 de fevereiro de 2005, partiu para a Eternidade, aos 97 anos de idade, Irmã Lúcia de Jesus dos Santos, última das sobreviventes dos três pastorinhos a quem Nossa Senhora de Fátima manifestou-se a 13 de maio de 1917, em Fátima – Portugal. Lúcia era a única que se comunicava com a Virgem Maria, enquanto Jacinta, podia ver Nossa Senhora, mas somente escutava as palavras dirigidas a ela. Francisco também podia vê-la sem, porém, poder ouvir coisa alguma. Nessa ocasião, Lúcia acabara de completar 10 anos, Francisco estava para completar 8 e a menor, Jacinta, tinha pouco mais de 7 anos. Jacinta e Francisco Marto eram primos de Lúcia. Nossa Senhora dirigiu a eles diversos apelos para a conversão do mundo, bem como três segredos, que foram cada um deles revelados a seu tempo. O primeiro segredo, foi a visão do inferno e o pedido de consagração ao Imaculado Coração de Maria.
O Segundo referia-se ao comunismo e os seus erros, que seriam disseminados no mundo pela Rússia, também as guerras, perseguições e martírios. Aqui consta a profecia de Nossa Senhora: “A Rússia espalhará seus erros pelo mundo, mas no final, o meu Imaculado Coração triunfará”. Irmã Lúcia, posteriormente, ingressou na Congregação das Irmãs Dorotéias no ano de 1921, onde permaneceu por 23 anos. Após este período, decidiu enclausurar-se num mosteiro carmelita. Em 1948, foi transferida para um convento de Coimbra, onde permaneceu até sua morte no domingo de 13/02/2005. O Terceiro Segredo permaneceu guardado até o ano 2000, quando o Vaticano decidiu divulgar ao mundo a sua revelação, afirmando que o segredo estava relacionado com o atentado sofrido pelo Papa no dia 13 de maio de 1981, quando foi baleado pelo turco Mohamed Ali Agca, na praça de São Pedro
Papa João Paulo II
A estátua do Papa João Paulo II , que fica em frente da Basílica Santíssima Trindade no lado oposto do Santuário, é da autoria de Czeslaw Dzwigaj, de nacionalidade polaca, tal como o falecido Santo Padre.Basílica da Santíssima Trindade , dedicada à Santíssima Trindade, tem 8.63 lugares sentados e 40.000 m². Trata-se de uma obra da autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis. Foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, por ocasião do 90.º aniversário das aparições. Il est la quatrième plus grande église catholique dans le monde de la capacité, ayant été entièrement libérées avec des cadeaux de pèlerins au fil des ans. Le décor est inspiré par l'art byzantin et orthodoxe. La plante est circulaire à l'extérieur et carré à l'intérieur, là 12 portillons (l'un dédié à chacun des apôtres et une grande porte centrale, Porta Christ).
Le Pape Jean-Paul II a été plusieurs fois à Fatima et en guise de remerciement, Il a offert la bague qu'il a reçu au début de son pontificat. No ano 2000 (année de la révélation de la 3e secrète), le Saint-Père est allé à Fatima pour présider la béatification de Francisco et Jacinta, et à cette occasion était que Lucie avait enfin parlé en public. aujourd'hui, l'une des balles qui ont blessé le pape en 1981 Il est encastoado l'image de la couronne de la Vierge de Fatima.