Num dia de muito frio fomos conhecer Kinderdijk , o maior conjunto de moinhos existente na Holanda. São 19 moinhos construídos nas primeiras décadas do século 18. Em 1997, a Unesco tombou o lugar tornando-o Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade. Foi difícil para o meu marido Manuel me tirar daqui…. porque fiquei encantada com o lugar.
Os moinhos eram usados, nesta região, para retirar água da chuva que alegava a terra. Funcionava como uma bomba de água que levava o excesso para o rio principal, drenando o terreno.
Sob o ponto de vista turístico a Holanda é um dos países mais importantes da Europa, tendo muito para oferecer no campo cultural e recreativo. Muito valiosa para o desenvolvimento de seu turismo continua a ser a sua esplêndida localização no coração da Europa, e as excelentes ligações que possui com os países vizinhos. Cada ano a Holanda é visitada por cerca de 5 milhões de turistas.
Funcionamento
Os moinhos eram usados, nesta região, para retirar água da chuva que alegava a terra. Funcionava como uma bomba de água que levava o excesso para o rio principal, drenando o terreno. Em 1953, eles foram desativados e hoje se tornaram uma atração turística. Em outros locais do país, os moinhos eram usados para moagem de grãos.
Muito mais, agora é diferente
Muitos estrangeiros têm da Holanda uma imagem que se limita à de um país plano com moinhos, muita água e onde a população anda calçada com tamancos. Essa imagem só muito parcialmente é conforme à da realidade, já que o número de moinhos espalhados por todo o país anda por volta de somente uns mil, e embora na província seja ainda muito comum o uso de tamancos. A Holanda é de fato um país moderno, com instalações e equipamento turístico e recreativo de elevado nível.