O objetivo de nossa estada nesta cidade foi para conhecer cidade natal da avô paterno do Manuel Lahoz, meu marido , o sr. José Lahóz, que deixou a costa da Espanha, no Mediterrâneo, para constituir sua imensa família em Catanduva – SP Brasil. Situada na parte sul da Espanha, Maro se insere entre as primeiras atrações turísticas, da Espanha e de Gibraltar. A bonita e charmosa vila conta com uma população aproximada de 2 mil habitantes e posiciona-se na costa, a 3 km a leste de Nerja e 53 km a leste de Málaga, na região da Andaluzia chamado Axarquia.
Apesar de ser praticamente considerada como um bairro de Nerja, as placas na estrada indicam a sua existência de forma destacada. Os restos de uma ponte e uma estrada romana, que passa perto da cidade romana de Detunda (Maro), foram desenterrados na área o que impulsionou o turismo local.
As famosas Grutas de Nerja estão localizadas perto de Maro. Poucos visitantes sabiam sobre esta parte da costa até 1959, quando cinco rapazes, à caça de morcegos em Maro descobriram um notável sistema de cavernas e pinturas rupestres. Agora, as cavernas atraem visitantes todos os dias que lá vão para admirar esta catedral subterrânea de arquitetura rochosa de fusão e que tem a fama de ser a maior coluna natural do mundo.
Maro pode ser uma pequena aldeia, mas seus moradores levam a sério suas celebrações na Feira de las Maravillas realizada em setembro e muitas pessoas também viajam de Nerja e de outras cidades para participar das festividades de Maro. A Feira tem a duração de três dias. E a maioria das atividades acontecem durante a noite.
Localizado no Barranco de la Coladilla sobre a falésia Caçadores de Maro, perto da estrada N-340, o Aqueduto Áquila é do século XIX. Foi construído sob a direção do local mestre construtor Francisco Cantarero e é composto por quatro andares de arcadas de tijolos sobrepostos com 38 arcos. A fachada foi decorada com uma galeria de , arcos de ferradura apontado no estilo Mudecar. O Aqueduto também possui gabaritos na entrada do piso superior e um gabarito central com uma inscrição “Pura y Limpia Concepción (puros e limpos Conceição). O aqueduto foi construído inicialmente para o abastecimento de água à usina de açúcar nas proximidades, ou San Joaquin Sugar Mill, a existência de uma tradição de plantações de cana e construção de usinas de cana-de-açúcar na região datam do século XVI. A fábrica está fechada há muito tempo, mas o Aqueduto continua a ser utilizado para a irrigação comunitária local.
Torre de Maro
Trata-se de restos árabes que perduram no território costeiro de Nerja. Em Maro: permanece a Torre Árabe. Esta era uma Torre de vigia na época que os árabes estiveram na Espanha, ela fica situada na costa litorânea de Maro , para vigiar o mar mediterrâneo. Essas torres foram feitas para detectar e monitorar as terras que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo. Todas as torres deste tipo têm outra perto afim de enviar sinais de uma para outra. A Torre de Maro está situada em uma área de paisagem natural e deste local podemos ver a água que banha toda a paisagem natural Maro – Cerro Gordo. Esta é uma das torres de vigia que guardava a costa. Desde os seus arredores são obtidos vistas fantásticas sobre a costa, onde começa a natureza das falésias de Maro. Falésia é o termo usado para designar as formas de relevo litorâneo abruptas originadas por meio da ação erosiva das ondas sobre as rochas. Se estiver em contínuo processo de erosão é considerada uma falésia marinha ativa. Se o processo erosivo tiver cessado, é denominada de falésia marinha inativa
Apenas 50 km de Málaga e próxima a Granada, Maro é uma cidade alegre, onde a vida da aldeia anda de mãos dadas com o turismo. Graças ao seu clima ameno, este é um destino se pode desfrutar muito lazer a cada momento do ano. Relaxar aqui é tirar partido da forma descontraída de vida de uma aldeia que ainda mantém muito do caráter do seu passado mouro.
Foi bom estar aqui, sabendo de onde surgiu uma parte da família de meu marido Manuel. Maro realmente é uma bonita vila , toda branca, de origem romana, pertencente ao município de Nerja. Ela está localizado entre a Balcon de Europa e as famosas falésias de Cerro Gordo, um quilômetro de distância da famosa Cueva de Nerja. Entre seus mais importantes monumentos destaca-se a igreja de Nuestra Senora de las Maravillas.
O lugar natural dos penhascos de Maro, conhecido como Cerro Gordo, que se estende por 12 km na costa oriental da província de Málaga, fronteira com Granada, forma uma bela paisagem composta por altos penhascos e belas praias. É uma área rica em flora e fauna, especialmente adequada para o mergulho. Eles foram declarados Parque Natural em 1989.