Munique exala o charme da Baviera. Uma metrópole moderna com simpatia e uma longa tradição, charmosa e descontraída, animada, mas também sonhadora: Munique é a cidade alemã mais famosa pelo seu estilo de vida. Capital da Baviera desde 1503, Munique é hoje lembrada principalmente pela Oktoberfest que acontece todo ano entre o fim de setembro e o início de outubro, a maior festa folclórica da Alemanha. Comenta-se que os bávaros são os maiores consumidores de cerveja do mundo, com uma média anual de 240 litros da bebida por pessoa.
A Baviera é magnífica pelo verde que carrega, pelos palácios, pelos lagos e jardins, pelas histórias de um rei excêntrico; e, também, pela qualidade de vida, pela tamanho compacto do centro da cidade, pelas ruas pedonais, pela animação, pela cerveja e pela forma como nos receberam: educados e prestáveis, com relativa reserva mas sem sinais da frieza que tanto se lhe atribui.
Percorra a Neuhauser Strasse, rua exclusiva de pedestres. Comece pela Karlsplatz, com seus famosos chafarizes, sempre cercados de turistas. Todos os dias, centenas de pessoas se reúnem na praça Marienplatz para apreciar o Glockenspiel, famoso carrilhão da cidade, situado no alto da fachada principal. Pontualmente as 11, 12 e 17 horas, durante 8 minutos, seus 43 sinos executam um verdadeiro show. Antigamente, grandes bonecos de madeira se moviam acompanhados por músicas, representando momentos importantes da história, como o casamento de Wilhelm V e Renata von Lothringen em 1568, e dançarinos comemorando o fim da peste que assolou o país em 1517. Em nossa estada , não assistimos o espetáculo. Só o badalar dos sinos. Obs.: “strasse” significa “rua”, e “platz”, “praça”.
Para quem prefere ou precisa, o transporte urbano é rápido e eficiente. Pode-se escolher entre bondes (Strassenbahn), metrô de curta distância (U-Bahn) e de longa distância (S-Bahn). Compre os bilhetes nas máquinas automáticas existentes em vários pontos da cidade e valide seu bilhete ao embarcar. Há diversos tipos de tarifas, diárias e semanais, mais em conta que bilhetes para cada viagem.
Munique foi oficialmente fundada no ano 1158 e em 1240 passou a ser controlada pela família Wittelsbach, linhagem de grande prestígio e poder em toda Bavária, cuja dominação durou até o início do século 20. Munique (em alemão: München; é uma cidade alemã, capital do estado federal da Baviera, onde anualmente festeja-se a mundialmente famosa Oktoberfest. Na qualidade de capital, Munique alberga o parlamento e governo estadual. Munique conta atualmente cerca de 1,4 milhão de habitantes, chegando aos 2,5 se contarmos com a sua área metropolitana. É assim a maior cidade da Baviera, e a terceira maior da Alemanha, depois de Berlim e de Hamburgo. Uma das atividades de destaque na cidade e na região é o turismo. Munique também é a sede da BMW.
O principal evento de Munique é a Oktoberfest. A tradição desta festa teve início em 1810 quando Max Joseph, rei da Bavária, decidiu dar uma grande festa para comemorar o casamento de seu filho, o príncipe Ludwig I, formando uma tradição que iria se repetir todos os anos. Nesta grande festa anual, que dura 16 dias, todas as principais cervejarias e bares da cidade montam pavilhões no parque aos pés da estátua da Bavária, a patrona da festa, para comemorar um dos mais tradicionais eventos alemães. O local vira um imenso parque de diversões, com música, danças, roupas típica, pratos tradicionais e centenas de milhares de turistas, tudo regado a muitos barris de cerveja. Especialmente belo é o desfile das tradicionais carroças de barris de cerveja, que dá início à festa.
Bem no centro dessa praça está a Coluna de Maria, erigida em 1.638 para celebrar o fim da ocupação sueca durante a Guerra dos Trinta Anos.
No verão, os Biergärten (jardins da cerveja), espalhados por toda a cidade, ficam completamente lotados. Neles pode-se saborear pratos típicos e conhecer a tradição da cerveja alemã. Não deixe de visitar a Hofbräuhaus Fundada em 1585, é a cervejaria mais famosa do mundo e o lugar que todo o turista que chega a Baviera imagina encontrar. Um restaurante imenso com centenas de mesas e bancos de madeira, com garçons em roupas típicas, uma imensidão de canecos de um e meio litro de chopp, comidas saborosas e, é claro, uma bandinha que diverte os clientes com as tradicionais músicas alemãs.
Munique dispõe de três escritórios onde é possível obter todo tipo de informação sobre a cidade, mapas, serviço de reserva de hotel, entre outros. Eles podem ser encontrados na Estação Central de trens, no aeroporto e na Marienplatz, praça que fica no centro da cidade.
Nymphenburg Palace – Palácio de Nymphenburg
Suntuoso palácio barroco, construído a partir de 1675. Era a residência de verão dos monarcas da Baviera, sendo agora um museu. Sua luxuosa decoração e a muito admirada “Galeria das Beldades”, seu parque com árvores seculares e canais, sua coleção de porcelanas e seu Museu da Humanidade e da Natureza fizeram com que se tornasse uma das atrações mais visitadas de Munique. O complexo de edifícios inclui o Jardim Botânico. Aberto de terça a domingo das 9 às 18h, de abril a outubro, e das 10 às 16h, de outubro a março. Tram 17 ou Bus 41.