Braga é graciosa e a terceira maior cidade de Portugal e considerada um dos principais centros religiosos do país, com suas mais de 30 igrejas, por isso, o seu apelido de Roma portuguesa. Sua história remonta aos tempos romanos, quando se chamava Bracara Augusta e era capital da, então, província da Galécia, hoje Galícia (España). E as heranças de sua história estão muito bem preservadas, dado a enorme quantidade de edifícios de diferentes épocas que podemos admirar. O Distrito de Braga é pertencente à província tradicional do Minho. Limita a norte com o Distrito de Viana do Castelo e com Espanha, a leste com o Distrito de Vila Real, a sul com o Distrito do Porto e a oeste com o oceano Atlântico.
Santuário do Bom Jesus do Monte
Apesar da Catedral de Braga ser a mais antiga , a principal atração da cidade é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina. Diariamente ele recebe fieis e turistas dispostos a subir a sua escadaria com mais de 600 degraus, sendo o segundo ponto de turismo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas de Fátima.
Elevador do Bom Jesus, Braga
O Elevador do Bom Jesus é um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte; é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte. O elevador segue um percurso paralelo a uma escadaria monumental conhecida como Escadórios do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua equestre de São Longuinhos. O elevador funciona sobre uma rampa e é constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular do tipo endless rope.
Fundada no tempo dos romanos, Bracara Augusta, hoje Braga, é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. É uma cidade cheia de tradições, onde a história e a religião se unem à indústria e a vida boêmia universitária. Popularmente é conhecida como: “cidade dos arcebispos”, “Roma portuguesa”, “cidade barroca”, “cidade romana”, “cidade dos três Sacro-Montes” e “capital do Minho”.
Jardim de Santa Bárbara
O Jardim de Santa Bárbara é um jardim público junto à ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense.
No centro do jardim há uma fonte que data do século XVII, que pertencia ao antigo Convento dos Remédios, encimada pela estátua de Santa Bárbara, daí o nome do jardim. O jardim de Santa Bárbara é um dos mais belos de Portugal. Localizado nas traseiras da Sé Catedral, reúne flores e cores num resultado belíssimo.
A história da cidade reflete-se nas inúmeras igrejas e monumentos, entre os quais se destacam a imponente Sé Catedral e a Igreja de Santa Cruz, datada do século XVII. Numa colina a cerca de 5 km a sudeste ergue-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, um importante local de peregrinação. Por detrás, encontra-se o Monte do Sameiro, onde uma estátua colossal de Nossa Senhora vigia atenta a cidade. Nos arredores de Braga encontra-se a Citânia de Briteiros – um impressionante local arqueológico da Idade do Ferro.
A importância de Braga como um centro religioso não é de modo nenhum um fenômeno recente e os peregrinos têm viajado aqui durante muitos séculos, de fato diz-se que os Visigodos viriam aqui para denunciar a sua heresia. Além disso, no 12o século, como o assento dos arcebispos portugueses, ficou estabelecido como a capital religiosa do país. Isto pelo qual o passado histórico e cultural rico se guardou amorosamente bem, até até o ponto que as leis locais previnam a construção de altos edifícios em certas áreas para conservar a beleza antiga.
Citânia de Briteiros (Briteiros)
Um dos locais arqueológicos mais bem preservados da região do Minho é a Citânia de Briteiros, os vestígios de um castro celto-ibérico que remonta a 300 a.C. Os arqueólogos descobriram as fundações de mais de 150 construções de pedra, estradas pavimentadas, currais e condutas de água. Duas das casas foram reconstruídas no local, e no Museu de Martins Sarmento, em Guimarães, encontram-se belas relíquias em exposição, incluindo peças de cerâmica pintada, pedras esculpidas, armas e joalharia.