Konya é uma cidade localizada na região da Anatólia Central. Na história da Turquia é um dos mais importantes centros culturais.
A cidade, cujo nome é identificado com Mevlana, um dos famosos pensadores do mundo turco e islâmico, tem uma história muito rica. Na região, acredita-se que o assentamento tenha começado nos anos 9000 a.C.
Em Konya existem inúmeros monumentos, museus e locais históricos de interesse que permitem a quem visita ter um vislumbre do passado da cidade. Atualmente, é uma fascinante cidade com mesquitas antigas, arquitetura tradicional, ruas estreitas e mercados. O centro da cidade concentra-se em redor do Museu Mevlana e está sempre foi considerada o centro de religião e cultura.
Este é também o lugar onde decorre o Festival dos Dervixes Rodopiantes, dedicado à memória da antiga ordem religiosa.
Hoje, Konya hospeda obras de arte criadas por muitas civilizações com diferentes técnicas de produção e construção.
É possível encontrar as ruínas do edifício sagrado dos anos 3500 a.C. Além disso, o assentamento cristão mais antigo e as igrejas mais antigas da Anatólia também estão nessa região.
O principal marco da cidade é o Museu Mevlana (ou Mausoléu de Rumi). Trata-se de um museu bastante interessante recomendo que não o deixe de fora do seu roteiro de 24 horas em Konya. O museu é dedicado a Jalal-ad-Din Maomé Rumi, um teólogo, poeta e filósofo persa conhecido como Mevlana Rumi.
O museu recebeu o nome do homem que fundou a ordem dos dervixes há muitos séculos. Além do túmulo do lendário Mevlana, o museu exibe instrumentos musicais antigos, cópias manuscritas do Alcorão e obras de arte de diferentes épocas. O Museu Mevlana é um local de peregrinação para os muçulmanos que procuram inspiração na mensagem poética de paz, amor a Deus e aos semelhantes.
Depois de visitar o Museu Mevlana, aproveite os próximos minutos para admirar a Mesquita Selimiye Camii, um exemplo do grande período da arquitetura otomana. O fundador da mesquita foi o sultão Selim II, que ali investiu – enquanto ainda era príncipe otomano e governador da província.
A estrutura religiosa foi construída na segunda metade do século XVI, a partir de uma rocha talhada. Apesar de terem passado centenas de anos, a mesquita com os seus altos minaretes não mudou a aparência.
Konya é a cidade das mesquitas, pousadas e madrassas. Há também uma biblioteca especializada no Museu Mevlana. Há mais de quatro mil manuscritos pertencentes aos períodos Seljuk, Karamanoğulları e período Otomano na biblioteca. Todos esses trabalhos foram digitalizados e disponibilizados aos pesquisadores.
A mesquita construída em nome de Shams-i Tabrizi, que levou a grandes mudanças no coração de Mevlana, a Mesquita İplikçi, a Mesquita Şerafettin, a Mesquita Sheikh Sadreddin Konevi, a Mesquita Alaaddin, a Mesquita Aziziye são as mais importantes. Cada uma dessas mesquitas tem qualidades especiais.
A Madrasa de Karatay, a Madrasa de Ince Minare, a Madrasa de Sircali, Han de Obruk, Han de Zazadin, Han de Pamukcu, o complexo de Sahibata, o complexo de Pasha de Mehmet são alguns dos monumentos históricos em Konya que o levarão aos séculos passados.
Konya tem o maior jardim de borboletas tropicais da Europa. Existem dezenas de espécies de borboletas e plantas tropicais no ambiente.