Florença (em italiano: Firenze) é a capital da Toscana, região da Itália conhecida por suas colinas e montanhas. A cidade é internacionalmente renomada pela sua arte, que se reflete na cultura e arquitetura local. Florença tem três construções que podem ser consideradas como símbolos da cidade: Duomo , Campanile e Battistero, criações do genial arquiteto Brunelleschi. É uma cidade eterna, um momento iluminado de genialidade artística, e que pode ser sentido caminhando entre suas ruas, praças e casas. É até mesmo muito mais do que isto. É um exemplo vivo do que a espécie humana pode fazer de bom quando se dedica a ideais elevados. Florença não é um lugar para quem aprecia construções de aço e alumínio. Ela é a cidade dos apaixonados, dos artistas e dos sonhadores. Das pessoas que veem a vida com olhos de poeta, ouvidos de músico e coração de quem ama. Esta é a nossa primeira viagem para Firenze. Busque aqui neste site o nome de Florença, para saber quando voltamos.
Ponte Vechio
Caminhando na direção do rio Arno chega-se na ponte mais famosa de Florença, a Ponte Vechio, construída em 1345 e única ponte da cidade a escapar da destruição nazista durante a 2a guerra. Ao longo de suas duas extremidades encontram-se uma infinidade de pequenas lojas vendendo joias de ouro e prata.
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O fato é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. “Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte.”
Duomo
A Catedral Santa Maria Del Fiore, também conhecida como Duomo, é o principal cartão postal de Florença. Ao lado da Duomo está a Torre Giotto, que proporciona uma bela vista para quem tem disposição de subir seus 414 degraus. Em frente está o Batistério, cuja principal atração é o seu porta do paraíso. Nenhuma construção de Florença supera em altura Il Domo.
A Piazza della Signoria
É o coração de Florença. Esta praça é dominada pela torre do Palazzo Vechio, prefeitura de Florença desde 1322, com interior decorado por Vasari. Por séculos tem sido nesta praça onde os eventos mais importantes da cidade acontecem. Ela está cercada por um grupo magnífico de esculturas, onde se destacam o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna. Ao passar por aqui não tenha pressa nenhuma. Pare, sente em algum lugar, olhe em todas as direções e viaje de volta no tempo. Você está num dos centros de cultura da história da humanidade. Muito do que se aprende nas escolas de arte de todo o mundo foi criado pelas pessoas que frequentavam esta praça.
BASÍLICA DI SANTA CROCE
A Basílica de Santa Cruz (em italiano Basilica di Santa Croce) é a principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da basílica de Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.
Basílica de São Lourenço
Em italiano Basilica di San Lorenzo é uma igreja do início do Renascimento, concebida por um dos maiores arquitetos desta época, Filippo Brunelleschi, sobre uma pequena igreja fundada por Santo Ambrósio no ano de 393. As obras foram iniciadas em 1419, com o patrocínio de Cosme, o Velho, Médici, e foram terminadas em 1460 por Antonio Manetti, que respeitou fielmente o plano inicial.
Gênios da Arte
Há quem diga que Florença é uma cidade com tantos trabalhos de arte, deixados por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura, que é impossível conhecê-la e não chorar de emoção. Exageros à parte, o certo é que em poucos lugares do mundo estão reunidas tantas obras, trabalhos, esculturas, pinturas, afrescos, executadas por alguns dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Por um capricho dos céus, diversos deles passaram por esta cidade, durante um mesmo período da história, e nos deixaram um legado imortal, um exemplo do melhor que a humanidade pode produzir. Algo que em nossos dias, mais do que nunca, deve servir de exemplo e inspiração a um mundo tão conturbado.