Toledo é uma cidade medieval a 70 km de Madrid e contornada pelo rio Tejo (o mesmo de Lisboa). O centro histórico deve ser percorrido a pé e muitas são as portas de acesso ao seu interior. A arquitetura militar, podem ser contempladas com muita atenção. Normalmente, a porta de entrada mais utilizada pelos visitantes é a denominada Porta Nova de Bisagra, cujo nome a distingue da Velha Porta de mesmo nome, localizada em suas proximidades. Com um ar medieval, Toledo encanta os que dela se aproximam. Da ponte que leva a entrada principal é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. Localizada no alto de um morro, ladeado por um rio e áreas verdes… é o cenário perfeito para compor uma paisagem deslumbrante. Uma outra ótima opção é viajar de trem para Toledo, já que o AVE, serviço de alta velocidade da Renfe, a estatal espanhola que administra as ferrovias do país, conecta Madrid e Toledo em apenas 30 minutos.
Catedral de Santa Maria
Dos numerosos monumentos da cidade, o mais conhecido é a catedral: erguido no local de uma igreja visigótica e de uma mesquita. O Alcázar domina o cenário de Toledo, mas boa parte dos melhores e mais esplêndidos tesouros da cidade estão na grandiosa Catedral. Iniciada no século 13, apesar de ter uma arquitetura predominantemente gótica, possui elementos de vários outros estilos, incluindo o barroco. Não são poucos os destaques da imponente igreja, mas o incrivelmente decorado retábulo do altar-mor, o ostensório mantido no tesouro maior e a iluminada escultura El Transparente são joias inesquecíveis. São igualmente imperdíveis os trabalhos no coro, no silencioso claustro e na impressionante sacristia, repositório de obras de Caravaggio, Ticiano, Goya, Rubens e, é claro, El Greco. Altamente recomendado., o templo, construído entre 1226 e 1493, deve a mistura de estilos à longa duração dos trabalhos.
Catedral Primada
A Catedral de Toledo é o ponto central da cidade, e, em torno dela, existem inúmeras ruas estreitas charmosas, repletas de lojas que vendem desde de antiguidades a produtos locais. A catedral foi construída no século I por São Eugênio, e depois passou pelas mãos dos muçulmanos durante a invasão árabe, quando foi transformada em uma mesquita, sendo finalmente retornada aos cristãos e reconstruída na arquitetura gótica que vemos hoje em dia. Situada na praça onde também estão localizados a Prefeitura e o Palácio Arcobispal, a Catedral de Toledo se destaca por sua magnificência. A Catedral de Santa Maria de Toledo, também chamada de Catedral Primada e sede da arquidiocese da cidade, é considerada um dos expoentes máximos da Arquitetura Gótica na Espanha.Sua construção iniciou-se em 1226 durante o reinado de Fernando III “El Santo” e através do incentivo do Arçobispo Rodrigo Ximénez de Rada. A catedral foi levantada sob os alicerces da antiga basílica Visigoda do séc. VI, que por sua vez também foi utilizada como mesquita maior durante a ocupação muçulmana.
A antiga capital da Espanha é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. Perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo impressiona com as suas belezas naturais, prédios grandiosos e a sua arquitetura de influências árabe e gótica.
Plaza del Ayuntamento
A praça que abriga a prefeitura de Toledo, El Ayuntamento, como não poderia deixa de ser, é um primor. O prédio da prefeitura em si é belíssimo, com suas duas torres simétricas adornadas por tetos angulares e cruzes.