Zagreb

Zagreb é a capital da Croácia. Localizada próximo à margem do rio Sava e do monte Medvednica, é também o seu centro político, administrativo, cultural e econômico.
Seu passado remonta ao início do século XI, em que constam os primeiros registros escritos do local. A formação de Zagreb se iniciou a partir de duas cidades vizinhas que se desenvolveram separadamente até 1850, quando foram unidas.

A arquitetura das casas, edifícios e igrejas enche os olhos e é simplesmente irresistível fazer uma caminhada pelos bairros históricos. As ruas Tkalčićeva e Ilica também são paradas obrigatórias para tomar um café e apreciar o ambiente.

Apesar de Zagreb ser a capital e maior cidade da Croácia, ela não é tão visitada assim por turistas, que preferem conhecer as praias do país. A verdade é que Zagreb é uma capital relativamente pequena, e não é super turística.

Igreja de São Marcos
Uma igreja pequena em Zagreb, mas com um telhado incrível. Ela tem o escudo de armas da região e de Zagreb, num mosaico de pequenas peças, como num quebra cabeça.

Há evidências da presença humana na região de Zagreb desde o período Neolítico, mas foi somente no ano de 1094 que o nome surge pela primeira vez. O Rei Ladislau I mandou construir um templo católico em Kaptol, fundando assim a primeira diocese local.

Kaptol e Gradec se desenvolveram e competiram economicamente até que os dois montes que abrigavam as vilas medievais foram unidos. A partir do século XIX a região se expandiu rapidamente, principalmente na chamada cidade baixa.

Além dos incríveis pontos turísticos, como a Igreja de São Marcos, o Portão de Pedra e a Torre Lotrscak, a Zagreb atual tem a melhor vida noturna da Croácia e conta com diversos bares, festas e baladas.

Topo