Medina Del Campo é uma província de Valladolid, comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha. O frio por lá estava terrível no mês de fevereiro,quando visitamos a cidade. Acrescentando-se à ele, o vento que era cortante era igualmente muito desconfortável. Mas passado o primeiro impacto de trocar o calor do Brasil, pelo frio da Espanha, o resultado foi curtimos os lugares históricos por onde íamos passando. O legado da Espanha é um dos mais impressionantes do mundo. A variedade de culturas que se encontram imersas dentro de suas rotas escondem interessantes histórias perfeitas para conhecermos.
Castillo de la Motta
Este castelo está assentado na mesma colina, que tomou a cidade original de Medina del Campo na província de Valladolid, a 52 quilômetros da capital. Localizado próximo à confluência dos rios e Adajuela Zapardiel, essa fortaleza colossal sobe majestosamente sobre uma colina no meio da planície castelhana. Trata-se de um dos mais gigantescos castelo, juntamente com os de Penafiel e Gormaz. O mais impressionante deste castelo é a grande torre do tributo, construído em tempos de Henrique IV. Ao longo do século XV, os Reis católicos ampliaram o castelo enchendo-o de suntuosidade.
Uma das coisas que mais se destaca no castelo, para além do enorme fosso construído à volta para proteção, é a sua Torre de Menagem. Tem quase quarenta metros o que significa que deve ter uma impressionante vista de Medina del Campo. Saiba que o Pátio de Armas faz parte da visita gratuita ao Castelo. Outra parte que se destaca é a Capela dedicada a Santa Maria. No retábulo, podemos ver seis estatuetas douradas de santos espanhóis entre eles a Teresa de Jesus. Ainda no Pátio de Armas destaca-se a porta trabalhada com arco árabe e ao centro uma representação do encontro de Santa Ana e São Joaquim junto à Porta Dourada. Passando pela sua porta encontramos um mapa-mundi do ano de 1500, uma réplica do desenhado por Juan de la Cosa com a representação do Novo e do Velho mundo. Neste Castelo , Joana, a Louca viveu encerrada mas foi em Tordesillas que acabaria por morrer.
O atual castelo senta-se em pinturas de parede a partir do século XII, provavelmente de origem árabe, construído nos séculos XIII, XIV e XV, com importantes obras de Henri IV, e os Reis Católicos, no século XV. O atual castelo foi construído em 1440, de acordo com as ordens do rei John II de Castela, Fonseca família sobre as ruínas de um castelo mourisco. Desenhado por Fernando Alonso Carreño e Criança, e construído por dois artistas árabes, Ali Abdala e de Lerma. Em tempos de Fernando e Isabel, se fortaleceu e se tornou o melhor castelo europeu, no modo transitório. No castelo vivia Juana la Loca. Mais tarde ele foi bloqueado prisão estadual e importantes personalidades da vida política. Cesare Borgia foi preso ali, sendo intrigante personagem na vida política da Renascença que o Grão-Mestre fez prisioneiro em Nápoles. Encarcerado neste castelo conseguiram fugir através de cumplicidade com o conde de Benavente. Ele se refugiou em Navarra e do Rei Juan de Albrit, era o irmão de sua esposa.
Medina del Campo é uma das três nascentes do Distrito Judicial da província depois da capital, a maior população de Valladolid. A riqueza econômica – como em outros lugares – tem sido parceiras artisticamente rica e monumental. Foi nos séculos XV e XVI, que começaram a maioria das construções civis, religiosas e militares da cidade. Embora com o tempo foram perdidos alguns edifícios importantes (as paredes e portas, alguns palácios, padeiro de dúzia de igrejas, conventos e mosteiros …) ainda pode ser visto na cidade uma boa parte desse passado de esplendor arquitetônico
Veja mais fotos de Medina del Campo: