Colonia del Sacramento e seu toque colonial

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Colônia del Sacramento no Uruguai é perfeita para turismo e fica localizada a mais ou menos 2 horas de Montevidéu. Pitoresca e charmosa essa é a cidade mais antiga do país e parece ter parado no tempo.
Existem cantinhos lindos nela, composta por casas coloniais bem preservadas, ruas e ladeiras de paralelepípedos, lamparinas e becos escondidos. O visual é de uma cidade cinematográfica rica em detalhes.
Colonia ocupa uma peninsulazinha que avança no Rio da Prata. Assim, exibe veleiros e iates ao norte e barcos e ferry boats ao sul. O Paseo San Gabriel é uma calçada murada, voltada para o rio e perfeita para uma caminhada ao entardecer.

Portão de Campo

Portão que dava acesso à cidade, faz parte do antigo sistema de fortificação com muros, que defendiam o antigo povoado de invasores. Sua construção data de 1745, durante o auge de disputas pelo controle da região, com reverberações de guerras travadas entre Portugal e Espanha na Europa.

Portão de pedra com uma ponte levadiça de madeira sobre um fosso, construída junto ao muro de pedras de grande espessura, para dar maior segurança à cidadela. Liga a antiga fortaleza ao bairro histórico. É o monumento histórico mais famosos e visitado da cidade.

Percorremos em um  dia  as ruas históricas desta cidade construída por colonos, indígenas, portugueses e espanhóis. Restaurantes com os mais variados sabores são uma das vantagens, assim como as várias lojas de roupas, artesanato local e lembrancinhas. A cena cultural também é uma das atrações, com diversos museus na área.

Fundada durante uma das mais importantes empreitadas coloniais portuguesas em territórios espanhóis na América do Sul, a cidade de Colonia del Sacramento guarda em suas ruas de pedras casarões portugueses, belezas naturais e um passado marcante. Andando pelas charmosas ruas do Bairro Histórico – vale a pena fazer um walking tour pela região – os turistas poderão conhecer o passado religioso que influiu sobre o local, além das construções que contam a história de disputa entre Portugal e Espanha no continente.

A briga entre Portugal e Espanha pelo estuário do Prata – a confluência dos rios Paraná e Uruguai – vinha desde o tempo dos descobrimentos. As nações já trocavam tiros ao longo da costa da África desde o século 15. Em 1494, diplomatas se reuniram em Tordesilhas para fatiar o globo. O mapa-múndi foi dividido por uma linha imaginária, 370 léguas a oeste de Cabo Verde.

O que ficasse para lá da linha seria espanhol. Os territórios a leste ficariam para Portugal. Só que o arquipélago de Cabo Verde tem dez ilhas e o tratado não especificou a partir de qual delas deveriam ser contadas as léguas.

E espanhóis e portugueses nem concordavam sobre a extensão exata de uma légua… O resultado foram séculos de guerra ao longo de uma fronteira imprecisa. “Para Portugal, ela chegava até a Patagônia. Para os espanhóis, ela passava por Cananeia”, diz Paulo Possamai, da Universidade Federal de Pelotas, autor de A Vida Quotidiana em Colônia do Sacramento.

Uma das atrações mais importantes para conhecer em Colonia del Sacramento é o Farol que data da década de 1850, sendo hoje um dos mais famosos cartões postais da orla da cidade. É muito procurado ao pôr-do-sol e um ótimo ponto de partida para seu roteiro. O farol foi construído no local onde há as Ruínas do Convento São Francisco. Esta antiga instituição religiosa foi implementada em 1683 como um projeto de empreitada colonial. Um incêndio no final do século XVIII destruiu o prédio centenário.

Próximo ao farol, você poderá apreciar a beleza e o acervo artístico e histórico da Basílica do Santíssimo Sacramento, que foi construída em 1680 mas, por conta das intempéries da história e do tempo, a antiga construção foi destruída e reconstruída algumas vezes, sendo que o atual prédio data de 1810.

A melhor época para curtir Colonia Del Sacramento é entre setembro e maio, para aqueles que querem fugir do frio. 

A temporada alta do turismo em terras uruguaias é relativamente a mesma do Brasil. Em meados de novembro a março o país recebe seu maior número de turistas, sendo principalmente entre dezembro e o Carnaval. Quem escolhe visitar o destino durante esse período deve saber que hotéis e aluguel de carro ficam um pouco mais caro e precisam ser reservados com antecedência.

O inverno não é considerada a melhor época pois o frio chega em peso ao país, entretanto, se você não tiver problema com temperaturas baixas, essa pode ser uma opção mais econômica e tranquila, visto que o destino recebe menos turistas entre os meses de junho e setembro.

Artigos similares

Topo