Turística, mas adorável na mesma medida, Edimburgo é uma excelente introdução à Escócia. A bela cidade de Edimburgo tem uma impressionante beleza medieval, e um grande número de atrações de peso. Essa cidade com seu casario cinza envolto por fantásticos rochedos e alamedas arborizadas faz com que se torne mais atrativa a bela e calma capital da Escócia que se transforma completamente por algumas semanas no fim do verão, quando sedia um dos maiores e mais ecléticos eventos culturais do planeta, o Festival de Edimburgo.
Capital da Escócia desde 1437, Edimburgo acumula muita história, e as tradições escocesas misturadas às lendas locais dão à cidade ares diferenciados. Detentora do bastão da identidade escocesa, Edimburgo também oferece muita história em seu imponente castelo e em seus museus, palácios e galerias de nível internacional.
Constatamos que a charmosa e encantadora capital escocesa tem atrações para todo tipo de viajante: quem curte luxo, quem viaja de mochila, quem gosta de bater perna, quem adora umas comprinhas, os aficionados por museus e os apaixonados por paisagens.
The Scott Monument
O monumento de Scott em estilo Vitoriano gótico foi construído em homenagem ao famoso escritor Sir Walter Scott entre 1840 e 1844, oito anos após a sua morte. O monumento está marcado por uma triste história. Durante a sua construção, o arquiteto que o desenhou, George Kemp morreu afogado ao cair em um canal (Union Canal) em um dia de neblina. Seu filho colocou a última pedra durante a inauguração do monumento. A torre tem 61.1 metros de altura e é possível subir até o topo para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. A escada em espiral é bem estreita e sem janelas o que torna a subida um pouco desagradável. Além disso, muitas vezes para subir é necessário esperar que outras pessoas desçam. 287 degraus levam até o topo. A estátua do escritor feita em mármore Carrara tem duas vezes o tamanho natural do escritor.
Curiosidade: o tartan é um padrão quadriculado de estampas, composto de linhas diferentes e cores variadas. A título de exemplo, podemos mencionar o uso frequente desta estampa em kilts, indumentária típica escocesa. Em Edimburgo a pedida é ir conhecer o Tartan Weaving Mill, com exposição da arte Tartan e maquinário real de tecelagem; e o Scotch Whisky Experience, uma experiência de conhecimento da história, processos de produção e degustação dos legítimos uísques escoceses. Ambos ficam ali coladinhos com saída do Castelo.
The Royal Mile
A Milha Real (Royal Mile), a rua principal de Old Town, é assim chamada pois em um extremo se encontra o castelo de Edimburgo e no outro, o Palácio de Holyroodhouse. A distância entre eles é de uma milha (1,6km). A Royal Mile é o coração da cidade antiga. Ao caminhar por ela o visitante se sente imerso pela história da cidade. Pubs, lojas especializadas em whisky, cashmere e claro, lojas de souvenir estão por todos os lados. Com grande variedade de atrações turísticas de ponta a ponta, passear por ela é imperdível. Ao entrar na Royal Mile o visitante se impressiona ao ver no horizonte o mar e o Fife na costa norte.
Old Town
Old Town é onde Edimburgo começou. Em 1995, ela foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO por sua importância histórica e pelo impressionante estado de preservação dos seus edifícios, ruas e vielas. Visitar a Old Town é como passear por Edimburgo durante a época medieval. Até a construção da New Town no final do século XVIII, os pobres e ricos dividiam os edifícios e as ruas da Old Town. A população cresceu tanto e tão rápido que forçou o crescimento vertical das construções. Imaginem que alguns edifícios da rua principal chamada Milha Real (Royal Mile) chegaram a ter até 16 andares! Algumas das atrações da Royal Mile retratam de uma forma muito interessante e real a vida dos seus moradores naquela época.
New Town
A New Town é a parte “nova” do centro de Edimburgo. Construída entre 1765 e 1850, foi cuidosamente projetada e planejada para receber os ilustres e ricos moradores de Edimburgo que já estavam cansados de compartilhar as ruas de Old Town com os menos afortunados. A construção de New Town trouxe de volta glamour e prestígio à cidade. Com sua arquitetura neoclássica, os edifícios impressionam não somente pela sua beleza mas também por seu estado de conservação. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, a maioria de seus edifícios está protegida e somente pode ser restaurada segundo as instruções e leis do município.
Palácio de Holyrood
Mais fotos do Palácio de Holyrood:
Royal Yacht Britannia
Mais fotos do The Royal Yacht Britannia:
Castelo de Edimburgo
O castelo de Edimburgo não é apenas a atração mais famosa de Edimburgo, mas também de toda Escócia. O imponente castelo, que domina a paisagem da cidade, merece uma visita detalhada, de no mínimo duas horas. Afinal, são muitas atrações lá dentro, como o Palácio Real e o Scottish National Memorial. E caso você visite o castelo de segunda a sábado, procure o One O’clock Gun, um canhão que fica no Mills Mount Battery e é acionado a uma da tarde – proteja os ouvidos!
Fotos do Castelo de Edimburgo:
National Museum of Scotland
Fotos do National Museum of Scotland:
Parlamento Escocês – The Scottish Parliament
Como chegar a Edimburgo
Partindo de Londres, o voo até Edimburgo (clique aqui) dura uma hora. O aeroporto, a 6 quilômetros do Centro, é conectado à cidade por ônibus (£3.50) e táxis (£15.50). Outra forma de se chegar na cidade, via Londres, é pelo trem da East Coast Rail. A jornada leva entre 4 e 5 horas.
O Princes Mall é um centro comercial localizado no coração de Edimburgo, próximo da Princes Street e da estação Waverley. O lugar não é muito grande, mas oferece algumas opções de compras e praça de alimentação com restaurantes como Starbucks, Mc Donald’s e FKC.
Museum of Childhood, Museu da Infância
Curiosidade: Os visitantes normalmente se assustam com o barulho do disparo de um dos seus canhões que acontece diariamente às 13 h (exceto aos domingos). Esta tradição começou no ano 1861.